Provocação cênica: cartografia de percursos pessoais e processos criativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Udesc |
Texto Completo: | https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/14991 |
Resumo: | Esta pesquisa visa refletir sobre as possibilidades em torno da provocação cênica, uma função que vem sendo recorrentemente utilizada em processos criativos nas artes cênicas brasileiras, dentro de atravessamentos éticos, estéticos, políticos e pedagógicos. Guiaram este estudo as seguintes perguntas: como essa função pode ser entendida em suas possibilidades? Em quais contextos de criação a provocação aparece? Quais modos de produção, éticas, estratégias e pedagogias que a provocação mobiliza? Entre os objetivos específicos da pesquisa, está mapear aproximações entre a provocação cênica, a direção e as poéticas de criação da criação coletiva e processo colaborativo, além de realizar aproximações da provocação coma direção teatral e a prática de artistas da cena, através de interlocuções bibliográficas e de diálogos com práticas criativas. Nesta pesquisa, guiada pelo método da cartografia, aborda-se também a provocação em trajetórias pessoais: nos espetáculos Projeto Artaud, com direção geral do autor e de Rachel Chula e Hombre Hambre, dirigido por Gael Moreira e Juan Quaresma. |
id |
UDESC-2_89ce315a8cc7e29fc6dcb7e28988f760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.udesc.br:UDESC/14991 |
network_acronym_str |
UDESC-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Udesc |
repository_id_str |
6391 |
spelling |
Provocação cênica: cartografia de percursos pessoais e processos criativosTeatroCriação (Literária, artística, etc.)Esta pesquisa visa refletir sobre as possibilidades em torno da provocação cênica, uma função que vem sendo recorrentemente utilizada em processos criativos nas artes cênicas brasileiras, dentro de atravessamentos éticos, estéticos, políticos e pedagógicos. Guiaram este estudo as seguintes perguntas: como essa função pode ser entendida em suas possibilidades? Em quais contextos de criação a provocação aparece? Quais modos de produção, éticas, estratégias e pedagogias que a provocação mobiliza? Entre os objetivos específicos da pesquisa, está mapear aproximações entre a provocação cênica, a direção e as poéticas de criação da criação coletiva e processo colaborativo, além de realizar aproximações da provocação coma direção teatral e a prática de artistas da cena, através de interlocuções bibliográficas e de diálogos com práticas criativas. Nesta pesquisa, guiada pelo método da cartografia, aborda-se também a provocação em trajetórias pessoais: nos espetáculos Projeto Artaud, com direção geral do autor e de Rachel Chula e Hombre Hambre, dirigido por Gael Moreira e Juan Quaresma.Esta pesquisa visa refletir sobre as possibilidades em torno da provocação cênica, uma função que vem sendo recorrentemente utilizada em processos criativos nas artes cênicas brasileiras, dentro de atravessamentos éticos, estéticos, políticos e pedagógicos. Guiaram este estudo as seguintes perguntas: como essa função pode ser entendida em suas possibilidades? Em quais contextos de criação a provocação aparece? Quais modos de produção, éticas, estratégias e pedagogias que a provocação mobiliza? Entre os objetivos específicos da pesquisa, está mapear aproximações entre a provocação cênica, a direção e as poéticas de criação da criação coletiva e processo colaborativo, além de realizar aproximações da provocação coma direção teatral e a prática de artistas da cena, através de interlocuções bibliográficas e de diálogos com práticas criativas. Nesta pesquisa, guiada pelo método da cartografia, aborda-se também a provocação em trajetórias pessoais: nos espetáculos Projeto Artaud, com direção geral do autor e de Rachel Chula e Hombre Hambre, dirigido por Gael Moreira e Juan Quaresma.Jacobs, Daiane Dordete SteckertLaporta, Marcos Bittencourt2025-01-24T18:56:31Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis132 p.application/pdfLAPORTA, Marcos Bittencourt. <b>Provocação cênica</b>: cartografia de percursos pessoais e processos criativos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Teatro) - Udesc, 2020. https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/14991Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Udescinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESC2025-01-25T06:34:42Zoai:repositorio.udesc.br:UDESC/14991Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://pergamumweb.udesc.br/biblioteca/index.phpPRIhttps://repositorio-api.udesc.br/server/oai/requestri@udesc.bropendoar:63912025-01-25T06:34:42Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Provocação cênica: cartografia de percursos pessoais e processos criativos |
title |
Provocação cênica: cartografia de percursos pessoais e processos criativos |
spellingShingle |
Provocação cênica: cartografia de percursos pessoais e processos criativos Laporta, Marcos Bittencourt Teatro Criação (Literária, artística, etc.) |
title_short |
Provocação cênica: cartografia de percursos pessoais e processos criativos |
title_full |
Provocação cênica: cartografia de percursos pessoais e processos criativos |
title_fullStr |
Provocação cênica: cartografia de percursos pessoais e processos criativos |
title_full_unstemmed |
Provocação cênica: cartografia de percursos pessoais e processos criativos |
title_sort |
Provocação cênica: cartografia de percursos pessoais e processos criativos |
author |
Laporta, Marcos Bittencourt |
author_facet |
Laporta, Marcos Bittencourt |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jacobs, Daiane Dordete Steckert |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laporta, Marcos Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Criação (Literária, artística, etc.) |
topic |
Teatro Criação (Literária, artística, etc.) |
description |
Esta pesquisa visa refletir sobre as possibilidades em torno da provocação cênica, uma função que vem sendo recorrentemente utilizada em processos criativos nas artes cênicas brasileiras, dentro de atravessamentos éticos, estéticos, políticos e pedagógicos. Guiaram este estudo as seguintes perguntas: como essa função pode ser entendida em suas possibilidades? Em quais contextos de criação a provocação aparece? Quais modos de produção, éticas, estratégias e pedagogias que a provocação mobiliza? Entre os objetivos específicos da pesquisa, está mapear aproximações entre a provocação cênica, a direção e as poéticas de criação da criação coletiva e processo colaborativo, além de realizar aproximações da provocação coma direção teatral e a prática de artistas da cena, através de interlocuções bibliográficas e de diálogos com práticas criativas. Nesta pesquisa, guiada pelo método da cartografia, aborda-se também a provocação em trajetórias pessoais: nos espetáculos Projeto Artaud, com direção geral do autor e de Rachel Chula e Hombre Hambre, dirigido por Gael Moreira e Juan Quaresma. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2025-01-24T18:56:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LAPORTA, Marcos Bittencourt. <b>Provocação cênica</b>: cartografia de percursos pessoais e processos criativos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Teatro) - Udesc, 2020. https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/14991 |
identifier_str_mv |
LAPORTA, Marcos Bittencourt. <b>Provocação cênica</b>: cartografia de percursos pessoais e processos criativos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Teatro) - Udesc, 2020. |
url |
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/14991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
132 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Udesc instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Udesc |
collection |
Repositório Institucional da Udesc |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@udesc.br |
_version_ |
1828115347786432512 |