Síndrome de Burnout e atividade física em estudantes universitários/Íris Dantas da Mota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Iris Dantas da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
Texto Completo: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000050/000050e5.pdf
Resumo: Orientadora: Gelcemar Oliveira Farias
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spelling Síndrome de Burnout e atividade física em estudantes universitários/Íris Dantas da Mota155.9042 20Burnout (Psicologia)Stress (Psicologia)Exercícios físicosEstudantes universitáriosOrientadora: Gelcemar Oliveira FariasDissertação (mestrado)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, 2017Inclui bibliografiasDisponível em formato AcrobatEste estudo tem como objetivo analisar a ocorrência da síndrome de Burnout e o nível de atividade física, em estudantes de uma universidade catarinense, relacionando-os com as características sociodemográficas e acadêmicas desta população. Os objetivos específicos foram averiguar a literatura em torno da síndrome de Burnout em estudantes universitários, analisar a produção científica sobre as relações entre a síndrome de Burnout e atividade física em estudantes inseridos em cursos de graduação e programas de pós-graduação. Estimar o nível de atividade física e a frequência da síndrome de Burnout em relação às variáveis sociodemográficas e acadêmicas. O estudo caracterizou-se como descritivo-correlacional com carácter transversal, com uma abordagem quantitativa dos dados coletados. A população do estudo foi consituida por estudantes universitários, de uma instituição de ensino superior catarinense. A amostra final foi de 650 (n) indivíduos que participaram do estudo. Os instrumentos utilizados para contemplar os objetivos propostos foram um questionário para identificação das informações sociodemográficas e acadêmicas, o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) e o Maslach Burnout Inventory / Student Survey - MBI-SS. Na análise das variáveis sociodemográficas com o nível de atividade física, e relação com a síndrome de Burnout, foi empregado o teste de Qui-quadrado, o qual também foi usado para analisar a relação existente entre cursos de graduação e nível de atividade física e os cursos de graduação com as dimensões da síndrome de Burnout dos estudantes. E, para realizar a análise das variáveis da atividade física com as dimensões da síndrome, o teste de Qui-quadrado igualmente foi empregado. As análises pormenorizadas das relações existentes entre tipo de curso de graduação e nível de atividade física, como também das relações existentes entre os cursos de graduação e as dimensões da síndrome de Burnout, foram desenvolvidas pelo emprego de regressões logísticas binárias, tanto na forma bruta quando na ajustada. As variáveis que compuseram o modelo ajustado foram aquelas que alcançaram p<0,20. As análises permitem concluir que os alunos foram considerados ativos no cômputo da atividade física total (87,7%), porém a análise individualizada das dimensões revelou o comportamento inativo no trabalho (68,1%), no deslocamento (72,4%) e no lazer (64,7%). A maioria dos estudantes não apresentaram os sintomas da síndrome de Burnout, porém 10,9% dos acadêmicos da instituição analisada estão acometidos pela síndrome. A análise que envolveu a associação entre a síndrome de Burnout e a atividade física, não evidenciou associação significativa entre as variáveis, porém ocorreu uma relação positiva entre atividade física e exaustão emocional e atividade física e eficácia profissional. Sendo assim, é importante que novas investigações sejam fomentas sobre o tema para que a comunidade acadêmica fique atenta a saúde dos estudantes, valorizando estratégias e recursos que potencializem o aprendizado do estudante e o auxilia a concluir o ensino superior com êxito.Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: internetFarias, Gelcemar Oliveira orientadoraUniversidade do Estado de Santa Catarina.Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoMota, Iris Dantas da2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000050/000050e5.pdfporpor engDisponível em arquivo PDF, versão on-linereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarinainstacron:UDESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T19:30:40Zmail@mail.com -
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Dissertação (mestrado)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, 2017
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Disponível em formato Acrobat
Este estudo tem como objetivo analisar a ocorrência da síndrome de Burnout e o nível de atividade física, em estudantes de uma universidade catarinense, relacionando-os com as características sociodemográficas e acadêmicas desta população. Os objetivos específicos foram averiguar a literatura em torno da síndrome de Burnout em estudantes universitários, analisar a produção científica sobre as relações entre a síndrome de Burnout e atividade física em estudantes inseridos em cursos de graduação e programas de pós-graduação. Estimar o nível de atividade física e a frequência da síndrome de Burnout em relação às variáveis sociodemográficas e acadêmicas. O estudo caracterizou-se como descritivo-correlacional com carácter transversal, com uma abordagem quantitativa dos dados coletados. A população do estudo foi consituida por estudantes universitários, de uma instituição de ensino superior catarinense. A amostra final foi de 650 (n) indivíduos que participaram do estudo. Os instrumentos utilizados para contemplar os objetivos propostos foram um questionário para identificação das informações sociodemográficas e acadêmicas, o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) e o Maslach Burnout Inventory / Student Survey - MBI-SS. Na análise das variáveis sociodemográficas com o nível de atividade física, e relação com a síndrome de Burnout, foi empregado o teste de Qui-quadrado, o qual também foi usado para analisar a relação existente entre cursos de graduação e nível de atividade física e os cursos de graduação com as dimensões da síndrome de Burnout dos estudantes. E, para realizar a análise das variáveis da atividade física com as dimensões da síndrome, o teste de Qui-quadrado igualmente foi empregado. As análises pormenorizadas das relações existentes entre tipo de curso de graduação e nível de atividade física, como também das relações existentes entre os cursos de graduação e as dimensões da síndrome de Burnout, foram desenvolvidas pelo emprego de regressões logísticas binárias, tanto na forma bruta quando na ajustada. As variáveis que compuseram o modelo ajustado foram aquelas que alcançaram p<0,20. As análises permitem concluir que os alunos foram considerados ativos no cômputo da atividade física total (87,7%), porém a análise individualizada das dimensões revelou o comportamento inativo no trabalho (68,1%), no deslocamento (72,4%) e no lazer (64,7%). A maioria dos estudantes não apresentaram os sintomas da síndrome de Burnout, porém 10,9% dos acadêmicos da instituição analisada estão acometidos pela síndrome. A análise que envolveu a associação entre a síndrome de Burnout e a atividade física, não evidenciou associação significativa entre as variáveis, porém ocorreu uma relação positiva entre atividade física e exaustão emocional e atividade física e eficácia profissional. Sendo assim, é importante que novas investigações sejam fomentas sobre o tema para que a comunidade acadêmica fique atenta a saúde dos estudantes, valorizando estratégias e recursos que potencializem o aprendizado do estudante e o auxilia a concluir o ensino superior com êxito.
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