Perfil profissional de professores de educação especial:o que os concursos públicos revelam/Suelen Santos Maurício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Büttenbender, Marilene Faria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
Texto Completo: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00004f/00004f60.pdf
Resumo: Orientadora: Geovana Mendonça Lunardi Mendes
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spelling Perfil profissional de professores de educação especial:o que os concursos públicos revelam/Suelen Santos Maurício371.9 20Educação especialFormação profissionalEducação inclusivaOrientadora: Geovana Mendonça Lunardi MendesDissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Mestrado em Educação, Florianópolis, 2018Bibliografia: p. 129-135Disponível em formato AcrobatResumo: Este estudo teve como objetivo geral investigar em dez Redes Municipais de Ensino (RMEs) o perfil profissional de professores da Educação Especial nos editais de seleção dos concursos públicos a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). É um recorte da pesquisa em rede que envolveu os Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), vinculada ao projeto ?A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem?, financiado pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - edital 49/2012. O estudo foi desenvolvido na linha de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UDESC. O desenvolvimento desse estudo deu-se pela pesquisa documental, tendo como fontes os editais de seleção dos concursos públicos dos municípios envolvidos, no período de 2008-2016. Para análise teórico-metodológica, tomou-se como referência a abordagem da ?Política de Atuação? (Theory of Policy Enactment), proposta por Stephen Ball, Meg Maguire e Annet Braun (2016) que compreendem a análise de políticas públicas, a partir de contextos convergentes, e é no contexto da prática que as políticas são interpretadas e traduzidas. Com base nesse referencial, analisou-se o modo como as dez RMEs interpretam e traduzem as diretrizes da PNEEPEI nas questões afetas ao perfil profissional do professor de Educação Especial. Com os dados coletados, almejou-se encontrar respostas para o questionamento: quem é esse Professor de Educação Especial a partir da PNEEPEI? Com base no referencial teórico-metodológico e no grupo de materialidades desta pesquisa, a saber: serviços, função e formação, foi possível concluir que não existe um perfil único de professor de Educação Especial. Mesmo que signatárias a PNEEPEI, cada RME a interpreta e traduz de maneira distinta, produzindo leituras e interpretações de acordo com suas experiências e realidades. Nesse sentido, pode-se destacar duas evidências identificadas no material empírico: a presença do professor especializado em Educação Especial e a exigência de formação especifica em Educação Especial, o que aponta para a continuação de uma visão de especialização nas práticas dos municípios. Palavras-chave: Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Serviços de Educação Especial; Formação Profissional do Professor de Educação Especial.Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: internetMendes, Geovana Mendonça Lunardi orientadoraUniversidade do Estado de Santa Catarina.Mestrado em EducaçãoBüttenbender, Marilene Faria2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00004f/00004f60.pdfporpor engTexto em português com resumo em inglêsDisponível em arquivo em PDF, versão on-linereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarinainstacron:UDESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T19:30:39Zmail@mail.com -
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Bibliografia: p. 129-135
Disponível em formato Acrobat
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral investigar em dez Redes Municipais de Ensino (RMEs) o perfil profissional de professores da Educação Especial nos editais de seleção dos concursos públicos a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). É um recorte da pesquisa em rede que envolveu os Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), vinculada ao projeto ?A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem?, financiado pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - edital 49/2012. O estudo foi desenvolvido na linha de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UDESC. O desenvolvimento desse estudo deu-se pela pesquisa documental, tendo como fontes os editais de seleção dos concursos públicos dos municípios envolvidos, no período de 2008-2016. Para análise teórico-metodológica, tomou-se como referência a abordagem da ?Política de Atuação? (Theory of Policy Enactment), proposta por Stephen Ball, Meg Maguire e Annet Braun (2016) que compreendem a análise de políticas públicas, a partir de contextos convergentes, e é no contexto da prática que as políticas são interpretadas e traduzidas. Com base nesse referencial, analisou-se o modo como as dez RMEs interpretam e traduzem as diretrizes da PNEEPEI nas questões afetas ao perfil profissional do professor de Educação Especial. Com os dados coletados, almejou-se encontrar respostas para o questionamento: quem é esse Professor de Educação Especial a partir da PNEEPEI? Com base no referencial teórico-metodológico e no grupo de materialidades desta pesquisa, a saber: serviços, função e formação, foi possível concluir que não existe um perfil único de professor de Educação Especial. Mesmo que signatárias a PNEEPEI, cada RME a interpreta e traduz de maneira distinta, produzindo leituras e interpretações de acordo com suas experiências e realidades. Nesse sentido, pode-se destacar duas evidências identificadas no material empírico: a presença do professor especializado em Educação Especial e a exigência de formação especifica em Educação Especial, o que aponta para a continuação de uma visão de especialização nas práticas dos municípios. Palavras-chave: Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Serviços de Educação Especial; Formação Profissional do Professor de Educação Especial.
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