Perfil profissional de professores de educação especial:o que os concursos públicos revelam/Suelen Santos Maurício
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC |
Texto Completo: | http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00004f/00004f60.pdf |
Resumo: | Orientadora: Geovana Mendonça Lunardi Mendes |
id |
UDESC-2_9a7615c78d0db0a7846ae447254698c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.pergamumweb.udesc.br:perga-oai/139897 |
network_acronym_str |
UDESC-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC |
spelling |
Perfil profissional de professores de educação especial:o que os concursos públicos revelam/Suelen Santos Maurício371.9 20Educação especialFormação profissionalEducação inclusivaOrientadora: Geovana Mendonça Lunardi MendesDissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Mestrado em Educação, Florianópolis, 2018Bibliografia: p. 129-135Disponível em formato AcrobatResumo: Este estudo teve como objetivo geral investigar em dez Redes Municipais de Ensino (RMEs) o perfil profissional de professores da Educação Especial nos editais de seleção dos concursos públicos a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). É um recorte da pesquisa em rede que envolveu os Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), vinculada ao projeto ?A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem?, financiado pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - edital 49/2012. O estudo foi desenvolvido na linha de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UDESC. O desenvolvimento desse estudo deu-se pela pesquisa documental, tendo como fontes os editais de seleção dos concursos públicos dos municípios envolvidos, no período de 2008-2016. Para análise teórico-metodológica, tomou-se como referência a abordagem da ?Política de Atuação? (Theory of Policy Enactment), proposta por Stephen Ball, Meg Maguire e Annet Braun (2016) que compreendem a análise de políticas públicas, a partir de contextos convergentes, e é no contexto da prática que as políticas são interpretadas e traduzidas. Com base nesse referencial, analisou-se o modo como as dez RMEs interpretam e traduzem as diretrizes da PNEEPEI nas questões afetas ao perfil profissional do professor de Educação Especial. Com os dados coletados, almejou-se encontrar respostas para o questionamento: quem é esse Professor de Educação Especial a partir da PNEEPEI? Com base no referencial teórico-metodológico e no grupo de materialidades desta pesquisa, a saber: serviços, função e formação, foi possível concluir que não existe um perfil único de professor de Educação Especial. Mesmo que signatárias a PNEEPEI, cada RME a interpreta e traduz de maneira distinta, produzindo leituras e interpretações de acordo com suas experiências e realidades. Nesse sentido, pode-se destacar duas evidências identificadas no material empírico: a presença do professor especializado em Educação Especial e a exigência de formação especifica em Educação Especial, o que aponta para a continuação de uma visão de especialização nas práticas dos municípios. Palavras-chave: Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Serviços de Educação Especial; Formação Profissional do Professor de Educação Especial.Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: internetMendes, Geovana Mendonça Lunardi orientadoraUniversidade do Estado de Santa Catarina.Mestrado em EducaçãoBüttenbender, Marilene Faria2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00004f/00004f60.pdfporpor engTexto em português com resumo em inglêsDisponível em arquivo em PDF, versão on-linereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarinainstacron:UDESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T19:30:39Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil profissional de professores de educação especial:o que os concursos públicos revelam/Suelen Santos Maurício |
title |
Perfil profissional de professores de educação especial:o que os concursos públicos revelam/Suelen Santos Maurício |
spellingShingle |
Perfil profissional de professores de educação especial:o que os concursos públicos revelam/Suelen Santos Maurício Büttenbender, Marilene Faria 371.9 20 Educação especial Formação profissional Educação inclusiva |
title_short |
Perfil profissional de professores de educação especial:o que os concursos públicos revelam/Suelen Santos Maurício |
title_full |
Perfil profissional de professores de educação especial:o que os concursos públicos revelam/Suelen Santos Maurício |
title_fullStr |
Perfil profissional de professores de educação especial:o que os concursos públicos revelam/Suelen Santos Maurício |
title_full_unstemmed |
Perfil profissional de professores de educação especial:o que os concursos públicos revelam/Suelen Santos Maurício |
title_sort |
Perfil profissional de professores de educação especial:o que os concursos públicos revelam/Suelen Santos Maurício |
author |
Büttenbender, Marilene Faria |
author_facet |
Büttenbender, Marilene Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendes, Geovana Mendonça Lunardi orientadora Universidade do Estado de Santa Catarina.Mestrado em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Büttenbender, Marilene Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
371.9 20 Educação especial Formação profissional Educação inclusiva |
topic |
371.9 20 Educação especial Formação profissional Educação inclusiva |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Orientadora: Geovana Mendonça Lunardi Mendes Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Mestrado em Educação, Florianópolis, 2018 Bibliografia: p. 129-135 Disponível em formato Acrobat Resumo: Este estudo teve como objetivo geral investigar em dez Redes Municipais de Ensino (RMEs) o perfil profissional de professores da Educação Especial nos editais de seleção dos concursos públicos a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). É um recorte da pesquisa em rede que envolveu os Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), vinculada ao projeto ?A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem?, financiado pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - edital 49/2012. O estudo foi desenvolvido na linha de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UDESC. O desenvolvimento desse estudo deu-se pela pesquisa documental, tendo como fontes os editais de seleção dos concursos públicos dos municípios envolvidos, no período de 2008-2016. Para análise teórico-metodológica, tomou-se como referência a abordagem da ?Política de Atuação? (Theory of Policy Enactment), proposta por Stephen Ball, Meg Maguire e Annet Braun (2016) que compreendem a análise de políticas públicas, a partir de contextos convergentes, e é no contexto da prática que as políticas são interpretadas e traduzidas. Com base nesse referencial, analisou-se o modo como as dez RMEs interpretam e traduzem as diretrizes da PNEEPEI nas questões afetas ao perfil profissional do professor de Educação Especial. Com os dados coletados, almejou-se encontrar respostas para o questionamento: quem é esse Professor de Educação Especial a partir da PNEEPEI? Com base no referencial teórico-metodológico e no grupo de materialidades desta pesquisa, a saber: serviços, função e formação, foi possível concluir que não existe um perfil único de professor de Educação Especial. Mesmo que signatárias a PNEEPEI, cada RME a interpreta e traduz de maneira distinta, produzindo leituras e interpretações de acordo com suas experiências e realidades. Nesse sentido, pode-se destacar duas evidências identificadas no material empírico: a presença do professor especializado em Educação Especial e a exigência de formação especifica em Educação Especial, o que aponta para a continuação de uma visão de especialização nas práticas dos municípios. Palavras-chave: Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Serviços de Educação Especial; Formação Profissional do Professor de Educação Especial. Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: internet |
description |
Orientadora: Geovana Mendonça Lunardi Mendes |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00004f/00004f60.pdf |
url |
http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00004f/00004f60.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por por eng Texto em português com resumo em inglês |
language |
por |
language_invalid_str_mv |
por eng Texto em português com resumo em inglês |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Disponível em arquivo em PDF, versão on-line |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC instname:Universidade do Estado de Santa Catarina instacron:UDESC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639991459410083840 |