Panorama das competências do pianista de coro no Brasil/Rafael Ricardo Friesen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Friesen, Rafael Ricardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
Texto Completo: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000054/000054a2.pdf
Resumo: Orientador: Maria Bernardete Castelan Póvoas.
id UDESC-2_b2545a9d94af92f684b0e3d1f83ec6d2
oai_identifier_str oai:www.pergamumweb.udesc.br:perga-oai/139609
network_acronym_str UDESC-2
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
spelling Panorama das competências do pianista de coro no Brasil/Rafael Ricardo Friesen786.207 20Piano Instrução e estudoEducação baseada na competênciacorosOrientador: Maria Bernardete Castelan Póvoas.Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Música, Florianópolis, 2017Bibliografia: p. 129-134Disponível em formato AcrobatResumo: Nesta pesquisa levantaram-se e discutiram-se as competências requeridas a pianistas de coro no Brasil. A revisão de literatura contempla publicações sobre colaboração pianística, extraindo daí dados sobre a atuação visada. A partir disso, realizou-se um survey em âmbito nacional com pianistas e regentes de coros para verificar como tais sujeitos percebem a intensidade de requisição de cada competência elencada, tendo havido 134 respostas. Para obtenção dos dados utilizou-se um questionário autoaplicado através da internet. Os autores Boterf (2003), Perrenoud (1999; 2000) e Zarifian (2001) serviram para referenciar o conceito de competência, que foi aplicado à função do instrumentista aqui abordado. Principalmente a partir das categorias de coros nas quais os respondentes atuaram, verificou-se que ocorrem variações na intensidade das demandas de: leitura à primeira vista, leitura ampliada da partitura (redução de grade), acompanhamento rítmico cifrado, baixo cifrado, transposição, técnicas de regência, técnicas de ensaio de coro, técnicas de canto, dicção de línguas estrangeiras, criação de arranjos vocais, acompanhamento sem notação musical, audição e execução polifônicas, competências sociais e outras variadas. Além disso, realizaram-se análises para verificar as variações nas respostas de regentes e pianistas, bem como entre as diversas regiões do país. Palavras-chave: Pianista colaborador. Coro. Competência. Habilidade.Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: internetPovoas, Maria Bernardete Castelan orientadorUniversidade do Estado de Santa Catarina.Mestrado em Música.Friesen, Rafael Ricardo2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000054/000054a2.pdfporpor engTexto em português com resumo em inglêsDisponível em arquivo em PDF, versão on-linereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarinainstacron:UDESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T19:37:42Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Panorama das competências do pianista de coro no Brasil/Rafael Ricardo Friesen
title Panorama das competências do pianista de coro no Brasil/Rafael Ricardo Friesen
spellingShingle Panorama das competências do pianista de coro no Brasil/Rafael Ricardo Friesen
Friesen, Rafael Ricardo
786.207 20
Piano Instrução e estudo
Educação baseada na competência
coros
title_short Panorama das competências do pianista de coro no Brasil/Rafael Ricardo Friesen
title_full Panorama das competências do pianista de coro no Brasil/Rafael Ricardo Friesen
title_fullStr Panorama das competências do pianista de coro no Brasil/Rafael Ricardo Friesen
title_full_unstemmed Panorama das competências do pianista de coro no Brasil/Rafael Ricardo Friesen
title_sort Panorama das competências do pianista de coro no Brasil/Rafael Ricardo Friesen
author Friesen, Rafael Ricardo
author_facet Friesen, Rafael Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Povoas, Maria Bernardete Castelan orientador
Universidade do Estado de Santa Catarina.Mestrado em Música.
dc.contributor.author.fl_str_mv Friesen, Rafael Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv 786.207 20
Piano Instrução e estudo
Educação baseada na competência
coros
topic 786.207 20
Piano Instrução e estudo
Educação baseada na competência
coros
dc.description.none.fl_txt_mv Orientador: Maria Bernardete Castelan Póvoas.
Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Música, Florianópolis, 2017
Bibliografia: p. 129-134
Disponível em formato Acrobat
Resumo: Nesta pesquisa levantaram-se e discutiram-se as competências requeridas a pianistas de coro no Brasil. A revisão de literatura contempla publicações sobre colaboração pianística, extraindo daí dados sobre a atuação visada. A partir disso, realizou-se um survey em âmbito nacional com pianistas e regentes de coros para verificar como tais sujeitos percebem a intensidade de requisição de cada competência elencada, tendo havido 134 respostas. Para obtenção dos dados utilizou-se um questionário autoaplicado através da internet. Os autores Boterf (2003), Perrenoud (1999; 2000) e Zarifian (2001) serviram para referenciar o conceito de competência, que foi aplicado à função do instrumentista aqui abordado. Principalmente a partir das categorias de coros nas quais os respondentes atuaram, verificou-se que ocorrem variações na intensidade das demandas de: leitura à primeira vista, leitura ampliada da partitura (redução de grade), acompanhamento rítmico cifrado, baixo cifrado, transposição, técnicas de regência, técnicas de ensaio de coro, técnicas de canto, dicção de línguas estrangeiras, criação de arranjos vocais, acompanhamento sem notação musical, audição e execução polifônicas, competências sociais e outras variadas. Além disso, realizaram-se análises para verificar as variações nas respostas de regentes e pianistas, bem como entre as diversas regiões do país. Palavras-chave: Pianista colaborador. Coro. Competência. Habilidade.
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: internet
description Orientador: Maria Bernardete Castelan Póvoas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000054/000054a2.pdf
url http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000054/000054a2.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
por eng
Texto em português com resumo em inglês
language por
language_invalid_str_mv por eng
Texto em português com resumo em inglês
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em arquivo em PDF, versão on-line
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina
instacron:UDESC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina
instacron_str UDESC
institution UDESC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639991526848200704