Desenvolvimento de um serious game: uma tecnologia educacional para enfermeiros no cuidado a nutriz trabalhadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Vanessa Correa de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Udesc
Texto Completo: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/15386
Resumo: Introdução: o aleitamento materno promove inúmeros benefícios, sendo o alimento ideal para o crescimento e desenvolvimento da criança. Porém o decrescimento dessa prática está interligado à inserção da mulher no mercado de trabalho. Sendo assim torna-se indispensável que os enfermeiros que atuam com nutrizestrabalhadoras, estejam habilitados quanto a ordenha do leite materno e uma das maneiras de qualificar esse profissional é por meio da utilização de tecnologias educacionais, como o Serious Game. Objetivos: desenvolver e validar um Serious Game sobre a ordenha do leite materno para enfermeiros do trabalho que atuam em agroindústrias. Método: estudo metodológico, que desenvolveu e validou uma tecnologia educativa do tipo Serious Game. Este produto foi elaborado em três etapas: construção e validação do conteúdo da tecnologia educacional; desenvolvimento do Serious Game e validação com público alvo. A primeira etapa constituiu-se da construção do conteúdo a respeito dos cuidados e práticas da ordenha do leite materno. Realizou-se uma revisão narrativa da literatura, nas bases de dados SciELO, PubMed e Scopus, manuais do Ministério da Saúde, notas técnicas, documentos da Rede Brasileira e Global de Banco de Leite Humano. O conteúdo foi organizado em quatro fases, de forma a descrever o processo de pré -ordenha, ordenha, armazenamento e oferta do leite materno. O roteiro educacional foi validado por especialistas da área saúde materno obstétrica e saúde do trabalhador. O método utilizado para validação, foi o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), assim utilizou-se uma escala tipo Likert, e foram considerados validados os itens com IVC maior ou igual a 0,78%. A segunda etapa, compreendeu o desenvolvimento da tecnologia educativa denominada Ordenha Game, elaborada em seis fases: conceito, pré-produção, produção, fase alfa, beta e ouro. A terceira etapa consistiu-se na validação do Serious Game com o público alvo em dois aspectos, a usabilidade por meio do instrumento System Usability Scale (SUS) e a melhoria do conhecimento pelo instrumento EGameFlow. Resultados: o Ordenha Game consiste em um quiz, com dinâmica de perguntas e respostas. Seu conteúdo educacional está estruturado em quatro fases: a primeira: preparo para ordenha (cuidados gerais necessários); segunda: métodos para ordenha (técnicas para realização); terceira: armazenamento (cuidados relacionados aos recipientes e temperatura); quarta: utilização do leite materno (transporte do leite ordenhado, modo para descongelamento, e oferta à criança). O conteúdo foi validado com IVC geral de 86,72%. A usabilidade foi validada com índice de 83,89%, considerado excelente e a melhoria do conhecimento com média de 6,52, sendo nota máxima 7,0. A partir das avaliações dos especialistas e público alvo, melhorias foram realizadas no Serious Game com a finalidade de disponibilizar a melhor versão do produto. Conclusão: o produto Ordenha Game mostrou-se válido quanto ao conteúdo e sua usabilidade, constituindo uma tecnologia com potencial de aprendizagem para os profissionais enfermeiros. Diante dos resultados positivos, além da implementação do Ordenha Game na agroindústria, foi solicitado pela área corporativa a elaboração de um material a ser entregue durante a consulta de enfermagem para às trabalhadoras puérperas, assim produziu-se um Guia sobre a ordenha do leite materno.
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