Subversão e Dependência das Tecnoimagens: Paisagem e Câmara Escura na Arte Atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hipólito, Rodrigo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pedroni, Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Palíndromo (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16454
Resumo: Este artigo fala sobre a construção de câmaras escuras para o estudo da paisagem na Arte atual. Com tal foco, pensamos a estruturação da paisagem como da ordem da subjetividade através do conceito de stimmung, de Georg Simmel, e estabelecemos um diálogo com o sentido de tecnoimagem, de Vilem Flusser. Diante da experiência do sujeito com o “recorte” instituído pelas tecnoimagens e da larga disseminação permitida pela reprodução digital, pensamos os trabalhos de Abelardo Morell e Nilu Izadi como estratégias de subversão do olhar fotográfico. Tal subversão exigiria a presença do indivíduo como parte da construção e revelação do sentido da paisagem. Inclui-se, neste texto, a pergunta pelos limites das estratégias dos artistas citados, tendo em vista que a sobrevivência, difusão e estudo destas obras dependem, em certo nível, da produção e contato do público com tecnoimagens.
id UDESC-5_6d848f1a04e9adb8f748d6028ee8d654
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/16454
network_acronym_str UDESC-5
network_name_str Palíndromo (Online)
repository_id_str
spelling Subversão e Dependência das Tecnoimagens: Paisagem e Câmara Escura na Arte AtualPaisagemImagens TécnicasFotografiaCâmara EscuraEste artigo fala sobre a construção de câmaras escuras para o estudo da paisagem na Arte atual. Com tal foco, pensamos a estruturação da paisagem como da ordem da subjetividade através do conceito de stimmung, de Georg Simmel, e estabelecemos um diálogo com o sentido de tecnoimagem, de Vilem Flusser. Diante da experiência do sujeito com o “recorte” instituído pelas tecnoimagens e da larga disseminação permitida pela reprodução digital, pensamos os trabalhos de Abelardo Morell e Nilu Izadi como estratégias de subversão do olhar fotográfico. Tal subversão exigiria a presença do indivíduo como parte da construção e revelação do sentido da paisagem. Inclui-se, neste texto, a pergunta pelos limites das estratégias dos artistas citados, tendo em vista que a sobrevivência, difusão e estudo destas obras dependem, em certo nível, da produção e contato do público com tecnoimagens.Universidade do Estado de Santa Catarina2020-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/1645410.5965/2175234612282020062Palíndromo; Vol. 12 No. 28 (2020): Permeando Paisagens; 062 - 075Palíndromo; v. 12 n. 28 (2020): Permeando Paisagens; 062 - 0752175-23461984-953210.5965/2175234612282020reponame:Palíndromo (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16454/11766Copyright (c) 2020 Rodrigo Hipólito, Fabiana Pedronihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHipólito, RodrigoPedroni, Fabiana2020-09-08T17:27:31Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/16454Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/oaipalindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br2175-23461984-9532opendoar:2020-09-08T17:27:31Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Subversão e Dependência das Tecnoimagens: Paisagem e Câmara Escura na Arte Atual
title Subversão e Dependência das Tecnoimagens: Paisagem e Câmara Escura na Arte Atual
spellingShingle Subversão e Dependência das Tecnoimagens: Paisagem e Câmara Escura na Arte Atual
Hipólito, Rodrigo
Paisagem
Imagens Técnicas
Fotografia
Câmara Escura
title_short Subversão e Dependência das Tecnoimagens: Paisagem e Câmara Escura na Arte Atual
title_full Subversão e Dependência das Tecnoimagens: Paisagem e Câmara Escura na Arte Atual
title_fullStr Subversão e Dependência das Tecnoimagens: Paisagem e Câmara Escura na Arte Atual
title_full_unstemmed Subversão e Dependência das Tecnoimagens: Paisagem e Câmara Escura na Arte Atual
title_sort Subversão e Dependência das Tecnoimagens: Paisagem e Câmara Escura na Arte Atual
author Hipólito, Rodrigo
author_facet Hipólito, Rodrigo
Pedroni, Fabiana
author_role author
author2 Pedroni, Fabiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hipólito, Rodrigo
Pedroni, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Paisagem
Imagens Técnicas
Fotografia
Câmara Escura
topic Paisagem
Imagens Técnicas
Fotografia
Câmara Escura
description Este artigo fala sobre a construção de câmaras escuras para o estudo da paisagem na Arte atual. Com tal foco, pensamos a estruturação da paisagem como da ordem da subjetividade através do conceito de stimmung, de Georg Simmel, e estabelecemos um diálogo com o sentido de tecnoimagem, de Vilem Flusser. Diante da experiência do sujeito com o “recorte” instituído pelas tecnoimagens e da larga disseminação permitida pela reprodução digital, pensamos os trabalhos de Abelardo Morell e Nilu Izadi como estratégias de subversão do olhar fotográfico. Tal subversão exigiria a presença do indivíduo como parte da construção e revelação do sentido da paisagem. Inclui-se, neste texto, a pergunta pelos limites das estratégias dos artistas citados, tendo em vista que a sobrevivência, difusão e estudo destas obras dependem, em certo nível, da produção e contato do público com tecnoimagens.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16454
10.5965/2175234612282020062
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16454
identifier_str_mv 10.5965/2175234612282020062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16454/11766
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Rodrigo Hipólito, Fabiana Pedroni
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Rodrigo Hipólito, Fabiana Pedroni
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Palíndromo; Vol. 12 No. 28 (2020): Permeando Paisagens; 062 - 075
Palíndromo; v. 12 n. 28 (2020): Permeando Paisagens; 062 - 075
2175-2346
1984-9532
10.5965/2175234612282020
reponame:Palíndromo (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Palíndromo (Online)
collection Palíndromo (Online)
repository.name.fl_str_mv Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv palindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br
_version_ 1797041815957798912