Conexões Entre Arte, Ciências e Educação: Experimentando o Conceito de Museu Imaginário
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Palíndromo (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15995 |
Resumo: | O conceito de museu imaginário de Malraux (2006) nos convida a experimentar diálogos constantes entre as práticas artísticas e os procedimentos científicos, que criam novos projetos investigando os imaginários urbanos a partir das fronteiras e potências entre as linguagens científicas e artísticas, nos diferentes meios e contextos de aprendizagem. Pode qualquer lugar devir um contexto de aprendizagem? A relação que estabelecemos com a arte contemporânea permite imaginar outros modos de aprender, assim a arte contemporânea é que nos permite conhecer mais adiante, a fazer conexões inesperadas com situações improváveis, pois, qualquer contexto pode gerar aprendizagens. Projetos desde a inter e transdiciplinariedade estabelecem-se através das diferentes maneiras e atitudes de conhecer, são procedimentos que estabelecem pontes entre o conteúdo a ser ensinado e o contexto vivido. Tais práticas experimentam através dos processos artísticos novas estratégias de mediação cultural, dando possibilidades de ampliar o repertório cultural dos alunos e de construção de sentidos e diferentes interpretações da escola e do mundo. |
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Conexões Entre Arte, Ciências e Educação: Experimentando o Conceito de Museu ImaginárioO conceito de museu imaginário de Malraux (2006) nos convida a experimentar diálogos constantes entre as práticas artísticas e os procedimentos científicos, que criam novos projetos investigando os imaginários urbanos a partir das fronteiras e potências entre as linguagens científicas e artísticas, nos diferentes meios e contextos de aprendizagem. Pode qualquer lugar devir um contexto de aprendizagem? A relação que estabelecemos com a arte contemporânea permite imaginar outros modos de aprender, assim a arte contemporânea é que nos permite conhecer mais adiante, a fazer conexões inesperadas com situações improváveis, pois, qualquer contexto pode gerar aprendizagens. Projetos desde a inter e transdiciplinariedade estabelecem-se através das diferentes maneiras e atitudes de conhecer, são procedimentos que estabelecem pontes entre o conteúdo a ser ensinado e o contexto vivido. Tais práticas experimentam através dos processos artísticos novas estratégias de mediação cultural, dando possibilidades de ampliar o repertório cultural dos alunos e de construção de sentidos e diferentes interpretações da escola e do mundo.Universidade do Estado de Santa Catarina2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/1599510.5965/2175234611252019013Palíndromo; Vol. 11 No. 25 (2019): Pesquisa em Arte e Arte Educação; 13-33Palíndromo; v. 11 n. 25 (2019): Pesquisa em Arte e Arte Educação; 13-332175-23461984-9532reponame:Palíndromo (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15995/10438Copyright (c) 2019 Palíndromohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Antonio AlmeidaJové, Glòria2020-09-08T19:34:40Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15995Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/oaipalindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br2175-23461984-9532opendoar:2020-09-08T19:34:40Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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