Conexões Entre Arte, Ciências e Educação: Experimentando o Conceito de Museu Imaginário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Jové, Glòria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Palíndromo (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15995
Resumo: O conceito de museu imaginário de Malraux (2006) nos convida a experimentar diálogos constantes entre as práticas artísticas e os procedimentos científicos, que criam novos projetos investigando os imaginários urbanos a partir das fronteiras e potências entre as linguagens científicas e artísticas, nos diferentes meios e contextos de aprendizagem. Pode qualquer lugar devir um contexto de aprendizagem? A relação que estabelecemos com a arte contemporânea permite imaginar outros modos de aprender, assim a  arte contemporânea é que nos permite conhecer mais adiante, a fazer conexões inesperadas com situações improváveis, pois, qualquer contexto pode gerar aprendizagens. Projetos desde a inter e transdiciplinariedade estabelecem-se através das diferentes maneiras e atitudes de conhecer, são procedimentos que estabelecem pontes entre o conteúdo a ser ensinado e o contexto vivido. Tais práticas experimentam através dos processos artísticos novas estratégias de mediação cultural, dando possibilidades de ampliar o repertório cultural dos alunos e de construção de sentidos e diferentes interpretações da escola e do mundo.
id UDESC-5_c95e71c48446bd5d50401c2946744bf2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15995
network_acronym_str UDESC-5
network_name_str Palíndromo (Online)
repository_id_str
spelling Conexões Entre Arte, Ciências e Educação: Experimentando o Conceito de Museu ImaginárioO conceito de museu imaginário de Malraux (2006) nos convida a experimentar diálogos constantes entre as práticas artísticas e os procedimentos científicos, que criam novos projetos investigando os imaginários urbanos a partir das fronteiras e potências entre as linguagens científicas e artísticas, nos diferentes meios e contextos de aprendizagem. Pode qualquer lugar devir um contexto de aprendizagem? A relação que estabelecemos com a arte contemporânea permite imaginar outros modos de aprender, assim a  arte contemporânea é que nos permite conhecer mais adiante, a fazer conexões inesperadas com situações improváveis, pois, qualquer contexto pode gerar aprendizagens. Projetos desde a inter e transdiciplinariedade estabelecem-se através das diferentes maneiras e atitudes de conhecer, são procedimentos que estabelecem pontes entre o conteúdo a ser ensinado e o contexto vivido. Tais práticas experimentam através dos processos artísticos novas estratégias de mediação cultural, dando possibilidades de ampliar o repertório cultural dos alunos e de construção de sentidos e diferentes interpretações da escola e do mundo.Universidade do Estado de Santa Catarina2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/1599510.5965/2175234611252019013Palíndromo; Vol. 11 No. 25 (2019): Pesquisa em Arte e Arte Educação; 13-33Palíndromo; v. 11 n. 25 (2019): Pesquisa em Arte e Arte Educação; 13-332175-23461984-9532reponame:Palíndromo (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15995/10438Copyright (c) 2019 Palíndromohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Antonio AlmeidaJové, Glòria2020-09-08T19:34:40Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15995Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/oaipalindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br2175-23461984-9532opendoar:2020-09-08T19:34:40Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Conexões Entre Arte, Ciências e Educação: Experimentando o Conceito de Museu Imaginário
title Conexões Entre Arte, Ciências e Educação: Experimentando o Conceito de Museu Imaginário
spellingShingle Conexões Entre Arte, Ciências e Educação: Experimentando o Conceito de Museu Imaginário
Silva, Antonio Almeida
title_short Conexões Entre Arte, Ciências e Educação: Experimentando o Conceito de Museu Imaginário
title_full Conexões Entre Arte, Ciências e Educação: Experimentando o Conceito de Museu Imaginário
title_fullStr Conexões Entre Arte, Ciências e Educação: Experimentando o Conceito de Museu Imaginário
title_full_unstemmed Conexões Entre Arte, Ciências e Educação: Experimentando o Conceito de Museu Imaginário
title_sort Conexões Entre Arte, Ciências e Educação: Experimentando o Conceito de Museu Imaginário
author Silva, Antonio Almeida
author_facet Silva, Antonio Almeida
Jové, Glòria
author_role author
author2 Jové, Glòria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Almeida
Jové, Glòria
description O conceito de museu imaginário de Malraux (2006) nos convida a experimentar diálogos constantes entre as práticas artísticas e os procedimentos científicos, que criam novos projetos investigando os imaginários urbanos a partir das fronteiras e potências entre as linguagens científicas e artísticas, nos diferentes meios e contextos de aprendizagem. Pode qualquer lugar devir um contexto de aprendizagem? A relação que estabelecemos com a arte contemporânea permite imaginar outros modos de aprender, assim a  arte contemporânea é que nos permite conhecer mais adiante, a fazer conexões inesperadas com situações improváveis, pois, qualquer contexto pode gerar aprendizagens. Projetos desde a inter e transdiciplinariedade estabelecem-se através das diferentes maneiras e atitudes de conhecer, são procedimentos que estabelecem pontes entre o conteúdo a ser ensinado e o contexto vivido. Tais práticas experimentam através dos processos artísticos novas estratégias de mediação cultural, dando possibilidades de ampliar o repertório cultural dos alunos e de construção de sentidos e diferentes interpretações da escola e do mundo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15995
10.5965/2175234611252019013
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15995
identifier_str_mv 10.5965/2175234611252019013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15995/10438
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Palíndromo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Palíndromo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Palíndromo; Vol. 11 No. 25 (2019): Pesquisa em Arte e Arte Educação; 13-33
Palíndromo; v. 11 n. 25 (2019): Pesquisa em Arte e Arte Educação; 13-33
2175-2346
1984-9532
reponame:Palíndromo (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Palíndromo (Online)
collection Palíndromo (Online)
repository.name.fl_str_mv Palíndromo (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv palindromorevista@gmail.com || revistapalindromo@udesc.br
_version_ 1797041815442948096