Boi Neon: A Moda como Metáfora do Contemporâneo e Experiência do Sensível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ModaPalavra e-periódico |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/14264 |
Resumo: | A partir do loga-metragem brasileiro, Boi Neon (2006), dirigido por Gabriel Mascaro, este presente artigo tem como objetivo compreender as implicações da temporalidade na experiência estética e sensível da moda e como a mesma se expressa como metáfora do contemporâneo, sob a perspectiva dos autores Giorgio Agamben e Emauelle Coccia. A problemática deste estudo busca entender a formação das identidades dos personagens da narrativa e de como tais atributos podem estar relacionados à formação dos sujeitos contemporâneos. O resultado da análise vem do entrecruzamento dos conceitos e das cenas examinadas através da metodologia de análise fílmica. Dessa forma, foi possível constatar que a construção dos personagens nos leva ao mundo contemporâneo, de sensações, quebras de estereótipos e paradigmas. |
id |
UDSC-2_0bd90d113ba96cbaec5b0561fe7a2c97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/14264 |
network_acronym_str |
UDSC-2 |
network_name_str |
ModaPalavra e-periódico |
repository_id_str |
|
spelling |
Boi Neon: A Moda como Metáfora do Contemporâneo e Experiência do SensívelModaDesign de ModaFigurinoA partir do loga-metragem brasileiro, Boi Neon (2006), dirigido por Gabriel Mascaro, este presente artigo tem como objetivo compreender as implicações da temporalidade na experiência estética e sensível da moda e como a mesma se expressa como metáfora do contemporâneo, sob a perspectiva dos autores Giorgio Agamben e Emauelle Coccia. A problemática deste estudo busca entender a formação das identidades dos personagens da narrativa e de como tais atributos podem estar relacionados à formação dos sujeitos contemporâneos. O resultado da análise vem do entrecruzamento dos conceitos e das cenas examinadas através da metodologia de análise fílmica. Dessa forma, foi possível constatar que a construção dos personagens nos leva ao mundo contemporâneo, de sensações, quebras de estereótipos e paradigmas.Universidade do Estado de Santa Catarina2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1426410.5965/1982615x12252019209ModaPalavra e-periódico; Vol. 12 No. 25 (2019): Dossiê Moda e Cinema Ibero-Latino-Americano; 209-269ModaPalavra e-periódico; Vol. 12 Núm. 25 (2019): Dossiê Moda e Cinema Ibero-Latino-Americano; 209-269 Modapalavra e-periódico; v. 12 n. 25 (2019): Dossiê Moda e Cinema Ibero-Latino-Americano; 209-2691982-615X10.5965/1982615x12252019reponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/14264/10182https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/14264/10183Copyright (c) 2019 Suellen Cristina Vieira, Alexandre Link Vargasinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Suellen CristinaVargas, Alexandre Link2019-12-18T22:48:11Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/14264Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2019-12-18T22:48:11ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Boi Neon: A Moda como Metáfora do Contemporâneo e Experiência do Sensível |
title |
Boi Neon: A Moda como Metáfora do Contemporâneo e Experiência do Sensível |
spellingShingle |
Boi Neon: A Moda como Metáfora do Contemporâneo e Experiência do Sensível Vieira, Suellen Cristina Moda Design de Moda Figurino |
title_short |
Boi Neon: A Moda como Metáfora do Contemporâneo e Experiência do Sensível |
title_full |
Boi Neon: A Moda como Metáfora do Contemporâneo e Experiência do Sensível |
title_fullStr |
Boi Neon: A Moda como Metáfora do Contemporâneo e Experiência do Sensível |
title_full_unstemmed |
Boi Neon: A Moda como Metáfora do Contemporâneo e Experiência do Sensível |
title_sort |
Boi Neon: A Moda como Metáfora do Contemporâneo e Experiência do Sensível |
author |
Vieira, Suellen Cristina |
author_facet |
Vieira, Suellen Cristina Vargas, Alexandre Link |
author_role |
author |
author2 |
Vargas, Alexandre Link |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Suellen Cristina Vargas, Alexandre Link |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moda Design de Moda Figurino |
topic |
Moda Design de Moda Figurino |
description |
A partir do loga-metragem brasileiro, Boi Neon (2006), dirigido por Gabriel Mascaro, este presente artigo tem como objetivo compreender as implicações da temporalidade na experiência estética e sensível da moda e como a mesma se expressa como metáfora do contemporâneo, sob a perspectiva dos autores Giorgio Agamben e Emauelle Coccia. A problemática deste estudo busca entender a formação das identidades dos personagens da narrativa e de como tais atributos podem estar relacionados à formação dos sujeitos contemporâneos. O resultado da análise vem do entrecruzamento dos conceitos e das cenas examinadas através da metodologia de análise fílmica. Dessa forma, foi possível constatar que a construção dos personagens nos leva ao mundo contemporâneo, de sensações, quebras de estereótipos e paradigmas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/14264 10.5965/1982615x12252019209 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/14264 |
identifier_str_mv |
10.5965/1982615x12252019209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/14264/10182 https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/14264/10183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Suellen Cristina Vieira, Alexandre Link Vargas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Suellen Cristina Vieira, Alexandre Link Vargas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
ModaPalavra e-periódico; Vol. 12 No. 25 (2019): Dossiê Moda e Cinema Ibero-Latino-Americano; 209-269 ModaPalavra e-periódico; Vol. 12 Núm. 25 (2019): Dossiê Moda e Cinema Ibero-Latino-Americano; 209-269 Modapalavra e-periódico; v. 12 n. 25 (2019): Dossiê Moda e Cinema Ibero-Latino-Americano; 209-269 1982-615X 10.5965/1982615x12252019 reponame:ModaPalavra e-periódico instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
ModaPalavra e-periódico |
collection |
ModaPalavra e-periódico |
repository.name.fl_str_mv |
ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||modapalavra@gmail.com |
_version_ |
1798321058499002368 |