Autobiografias de designers de moda como ferramentas para pesquisa histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaccari, Alessandra
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ModaPalavra e-periódico
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x08162015005
Resumo: Os designers de moda constituem uma parte da moda ocidental moderna e estão entre as mais intrigantes e controversas figuras. A moda é um sistema centrado no design, mas que tende a excluir o designer do discurso teórico e histórico. Em outros campos das produções culturais, artistas e arquitetos deram um enfoque crucial - por meio de seus escritos - sobre os principais temas em suas áreas, contribuindo assim para desenvolvê-los na historiografia e na literatura. No caso da moda, ao contrário, o material textual que os designers de moda produzem é considerado promocional para eles próprios, para suas coleções e para sua marca. Esta interpretação é aceita pela indústria da moda, bem como pelos estudos de moda, que reconhecem a contribuição extremamente limitada dos designers à historiografia e à crítica. Este trabalho pretende discutir o papel histórico e contemporâneo das explanações dos designers no campo da moda. Levando-se em consideração as publicações de estilistas de moda do século XX e XXI, o trabalho explora relatos autobiográficos de designers de moda sobre sua entrada no mundo da moda, com especial atenção a sua educação e aos períodos como aprendizes[1]. Também se apresenta uma visão sobre as dificuldades que os designers encontram na gestão de sua imagem pública.[1] NT: Na França, muitos jovens que não fazem ensino superior entram em um sistema de formação vocacionada (direcionado ao trabalho) ou se tornam aprendizes de algum ofício através da apprentissage. O programa que forma os aprendizes engloba pessoas geralmente entre dezesseis e vinte e seis anos que completaram o ensino básico, proporcionando uma formação geral, teórica e prática, e os certifica profissionalmente. A apprentissage é uma combinação de aprendizagem na prática, com disciplinas oferecidas um ou dois dias por semana (um mínimo de 400 horas por ano em um centro de treinamento de aprendiz (centre de formation d’apprentis/CFA/ CFA). O período como aprendiz dura de um a três anos, dependendo do tipo de profissão e a qualificação requerida. Na carreira voltada à criação de moda, percebe-se uma grande importância dessa etapa na formação dos designers. 
id UDSC-2_33cd537599c47f5cf5827f2f167a52b2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6355
network_acronym_str UDSC-2
network_name_str ModaPalavra e-periódico
repository_id_str
spelling Autobiografias de designers de moda como ferramentas para pesquisa históricaOs designers de moda constituem uma parte da moda ocidental moderna e estão entre as mais intrigantes e controversas figuras. A moda é um sistema centrado no design, mas que tende a excluir o designer do discurso teórico e histórico. Em outros campos das produções culturais, artistas e arquitetos deram um enfoque crucial - por meio de seus escritos - sobre os principais temas em suas áreas, contribuindo assim para desenvolvê-los na historiografia e na literatura. No caso da moda, ao contrário, o material textual que os designers de moda produzem é considerado promocional para eles próprios, para suas coleções e para sua marca. Esta interpretação é aceita pela indústria da moda, bem como pelos estudos de moda, que reconhecem a contribuição extremamente limitada dos designers à historiografia e à crítica. Este trabalho pretende discutir o papel histórico e contemporâneo das explanações dos designers no campo da moda. Levando-se em consideração as publicações de estilistas de moda do século XX e XXI, o trabalho explora relatos autobiográficos de designers de moda sobre sua entrada no mundo da moda, com especial atenção a sua educação e aos períodos como aprendizes[1]. Também se apresenta uma visão sobre as dificuldades que os designers encontram na gestão de sua imagem pública.[1] NT: Na França, muitos jovens que não fazem ensino superior entram em um sistema de formação vocacionada (direcionado ao trabalho) ou se tornam aprendizes de algum ofício através da apprentissage. O programa que forma os aprendizes engloba pessoas geralmente entre dezesseis e vinte e seis anos que completaram o ensino básico, proporcionando uma formação geral, teórica e prática, e os certifica profissionalmente. A apprentissage é uma combinação de aprendizagem na prática, com disciplinas oferecidas um ou dois dias por semana (um mínimo de 400 horas por ano em um centro de treinamento de aprendiz (centre de formation d’apprentis/CFA/ CFA). O período como aprendiz dura de um a três anos, dependendo do tipo de profissão e a qualificação requerida. Na carreira voltada à criação de moda, percebe-se uma grande importância dessa etapa na formação dos designers. Universidade do Estado de Santa Catarina2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x0816201500510.5965/1982615x08162015005ModaPalavra e-periódico; Vol. 8 No. 16 (2015): Dossiê História e Moda: Múltiplas Faces do Saber Histórico; 005-24ModaPalavra e-periódico; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Dossiê História e Moda: Múltiplas Faces do Saber Histórico; 005-24 Modapalavra e-periódico; v. 8 n. 16 (2015): Dossiê História e Moda: Múltiplas Faces do Saber Histórico; 005-241982-615X10.5965/1982615x08162015reponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x08162015005/4636Copyright (c) 2015 Alessandra Vaccariinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaccari, Alessandra2019-12-18T22:48:05Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6355Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2019-12-18T22:48:05ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Autobiografias de designers de moda como ferramentas para pesquisa histórica
title Autobiografias de designers de moda como ferramentas para pesquisa histórica
spellingShingle Autobiografias de designers de moda como ferramentas para pesquisa histórica
Vaccari, Alessandra
title_short Autobiografias de designers de moda como ferramentas para pesquisa histórica
title_full Autobiografias de designers de moda como ferramentas para pesquisa histórica
title_fullStr Autobiografias de designers de moda como ferramentas para pesquisa histórica
title_full_unstemmed Autobiografias de designers de moda como ferramentas para pesquisa histórica
title_sort Autobiografias de designers de moda como ferramentas para pesquisa histórica
author Vaccari, Alessandra
author_facet Vaccari, Alessandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaccari, Alessandra
description Os designers de moda constituem uma parte da moda ocidental moderna e estão entre as mais intrigantes e controversas figuras. A moda é um sistema centrado no design, mas que tende a excluir o designer do discurso teórico e histórico. Em outros campos das produções culturais, artistas e arquitetos deram um enfoque crucial - por meio de seus escritos - sobre os principais temas em suas áreas, contribuindo assim para desenvolvê-los na historiografia e na literatura. No caso da moda, ao contrário, o material textual que os designers de moda produzem é considerado promocional para eles próprios, para suas coleções e para sua marca. Esta interpretação é aceita pela indústria da moda, bem como pelos estudos de moda, que reconhecem a contribuição extremamente limitada dos designers à historiografia e à crítica. Este trabalho pretende discutir o papel histórico e contemporâneo das explanações dos designers no campo da moda. Levando-se em consideração as publicações de estilistas de moda do século XX e XXI, o trabalho explora relatos autobiográficos de designers de moda sobre sua entrada no mundo da moda, com especial atenção a sua educação e aos períodos como aprendizes[1]. Também se apresenta uma visão sobre as dificuldades que os designers encontram na gestão de sua imagem pública.[1] NT: Na França, muitos jovens que não fazem ensino superior entram em um sistema de formação vocacionada (direcionado ao trabalho) ou se tornam aprendizes de algum ofício através da apprentissage. O programa que forma os aprendizes engloba pessoas geralmente entre dezesseis e vinte e seis anos que completaram o ensino básico, proporcionando uma formação geral, teórica e prática, e os certifica profissionalmente. A apprentissage é uma combinação de aprendizagem na prática, com disciplinas oferecidas um ou dois dias por semana (um mínimo de 400 horas por ano em um centro de treinamento de aprendiz (centre de formation d’apprentis/CFA/ CFA). O período como aprendiz dura de um a três anos, dependendo do tipo de profissão e a qualificação requerida. Na carreira voltada à criação de moda, percebe-se uma grande importância dessa etapa na formação dos designers. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x08162015005
10.5965/1982615x08162015005
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x08162015005
identifier_str_mv 10.5965/1982615x08162015005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x08162015005/4636
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Alessandra Vaccari
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Alessandra Vaccari
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv ModaPalavra e-periódico; Vol. 8 No. 16 (2015): Dossiê História e Moda: Múltiplas Faces do Saber Histórico; 005-24
ModaPalavra e-periódico; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Dossiê História e Moda: Múltiplas Faces do Saber Histórico; 005-24
Modapalavra e-periódico; v. 8 n. 16 (2015): Dossiê História e Moda: Múltiplas Faces do Saber Histórico; 005-24
1982-615X
10.5965/1982615x08162015
reponame:ModaPalavra e-periódico
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str ModaPalavra e-periódico
collection ModaPalavra e-periódico
repository.name.fl_str_mv ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv ||modapalavra@gmail.com
_version_ 1798321057304674304