A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ModaPalavra e-periódico |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7757 |
Resumo: | The article discusses the use of photographic lighting as an element of speech and help in the construction of the visual message of the advertising campaigns of the brands of perfume Chanel and Tom Ford. For this purpose we used the analysis of two campaigns for Chanel No. 5 perfume and two for Tom Ford for men. The campaigns were analyzed under the bias of semiotic plastic Julien Greimas and Jean-Marie Floch and used the concepts of photographic language and visual rhetoric. |
id |
UDSC-2_ae720bb06f71f61a4041a89117b30b5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/7757 |
network_acronym_str |
UDSC-2 |
network_name_str |
ModaPalavra e-periódico |
repository_id_str |
|
spelling |
A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Fordcampaigns of perfumeanalysis of imagephotographic lightingcampanhas de perfumeanálise de imagemiluminação fotografiaThe article discusses the use of photographic lighting as an element of speech and help in the construction of the visual message of the advertising campaigns of the brands of perfume Chanel and Tom Ford. For this purpose we used the analysis of two campaigns for Chanel No. 5 perfume and two for Tom Ford for men. The campaigns were analyzed under the bias of semiotic plastic Julien Greimas and Jean-Marie Floch and used the concepts of photographic language and visual rhetoric.O artigo discute o uso da iluminação fotográfica como elemento de discurso e auxiliar na construção da mensagem visual das campanhas publicitárias de perfumes das marcas Chanel e Tom Ford. Para esse propósito recorreu-se à análise de duas campanhas para os perfumes Chanel número 5 e duas para Tom Ford for men. As campanhas foram analisadas sob o viés da semiótica plástica de Julien Greimas e Jean-Marie Floch e utilizou-se os conceitos de linguagem fotográfica e retórica visual.Universidade do Estado de Santa Catarina2012-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/775710.5965/1982615x05102012175ModaPalavra e-periódico; Vol. 5 No. 10 (2012): ModaPalavra; 175-186ModaPalavra e-periódico; Vol. 5 Núm. 10 (2012): ModaPalavra; 175-186 Modapalavra e-periódico; v. 5 n. 10 (2012): ModaPalavra; 175-1861982-615X10.5965/1982615x05102012reponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7757/5306Copyright (c) 2016 Patrícia Kisshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKiss, Patrícia2023-03-03T14:15:12Zoai::article/7757Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2023-03-03T14:15:12ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford |
title |
A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford |
spellingShingle |
A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford Kiss, Patrícia campaigns of perfume analysis of image photographic lighting campanhas de perfume análise de imagem iluminação fotografia |
title_short |
A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford |
title_full |
A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford |
title_fullStr |
A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford |
title_full_unstemmed |
A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford |
title_sort |
A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford |
author |
Kiss, Patrícia |
author_facet |
Kiss, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kiss, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
campaigns of perfume analysis of image photographic lighting campanhas de perfume análise de imagem iluminação fotografia |
topic |
campaigns of perfume analysis of image photographic lighting campanhas de perfume análise de imagem iluminação fotografia |
description |
The article discusses the use of photographic lighting as an element of speech and help in the construction of the visual message of the advertising campaigns of the brands of perfume Chanel and Tom Ford. For this purpose we used the analysis of two campaigns for Chanel No. 5 perfume and two for Tom Ford for men. The campaigns were analyzed under the bias of semiotic plastic Julien Greimas and Jean-Marie Floch and used the concepts of photographic language and visual rhetoric. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7757 10.5965/1982615x05102012175 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7757 |
identifier_str_mv |
10.5965/1982615x05102012175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7757/5306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Patrícia Kiss http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Patrícia Kiss http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
ModaPalavra e-periódico; Vol. 5 No. 10 (2012): ModaPalavra; 175-186 ModaPalavra e-periódico; Vol. 5 Núm. 10 (2012): ModaPalavra; 175-186 Modapalavra e-periódico; v. 5 n. 10 (2012): ModaPalavra; 175-186 1982-615X 10.5965/1982615x05102012 reponame:ModaPalavra e-periódico instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
ModaPalavra e-periódico |
collection |
ModaPalavra e-periódico |
repository.name.fl_str_mv |
ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||modapalavra@gmail.com |
_version_ |
1798321055005147136 |