A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kiss, Patrícia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ModaPalavra e-periódico
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7757
Resumo: The article discusses the use of photographic lighting as an element of speech and help in the construction of the visual message of the advertising campaigns of the brands of perfume Chanel and Tom Ford. For this purpose we used the analysis of two campaigns for Chanel No. 5 perfume and two for Tom Ford for men. The campaigns were analyzed under the bias of semiotic plastic Julien Greimas and Jean-Marie Floch and used the concepts of photographic language and visual rhetoric.
id UDSC-2_ae720bb06f71f61a4041a89117b30b5d
oai_identifier_str oai::article/7757
network_acronym_str UDSC-2
network_name_str ModaPalavra e-periódico
repository_id_str
spelling A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Fordcampaigns of perfumeanalysis of imagephotographic lightingcampanhas de perfumeanálise de imagemiluminação fotografiaThe article discusses the use of photographic lighting as an element of speech and help in the construction of the visual message of the advertising campaigns of the brands of perfume Chanel and Tom Ford. For this purpose we used the analysis of two campaigns for Chanel No. 5 perfume and two for Tom Ford for men. The campaigns were analyzed under the bias of semiotic plastic Julien Greimas and Jean-Marie Floch and used the concepts of photographic language and visual rhetoric.O artigo discute o uso da iluminação fotográfica como elemento de discurso e auxiliar na construção da mensagem visual das  campanhas publicitárias de perfumes das marcas Chanel e Tom Ford. Para esse propósito recorreu-se à análise de duas campanhas para os perfumes Chanel número 5 e duas para Tom Ford for men. As campanhas foram analisadas sob o viés da semiótica plástica de Julien Greimas e Jean-Marie Floch e utilizou-se os conceitos de linguagem fotográfica e retórica visual.Universidade do Estado de Santa Catarina2012-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/775710.5965/1982615x05102012175ModaPalavra e-periódico; Vol. 5 No. 10 (2012): ModaPalavra; 175-186ModaPalavra e-periódico; Vol. 5 Núm. 10 (2012): ModaPalavra; 175-186 Modapalavra e-periódico; v. 5 n. 10 (2012): ModaPalavra; 175-1861982-615X10.5965/1982615x05102012reponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7757/5306Copyright (c) 2016 Patrícia Kisshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKiss, Patrícia2023-03-03T14:15:12Zoai::article/7757Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2023-03-03T14:15:12ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford
title A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford
spellingShingle A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford
Kiss, Patrícia
campaigns of perfume
analysis of image
photographic lighting
campanhas de perfume
análise de imagem
iluminação fotografia
title_short A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford
title_full A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford
title_fullStr A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford
title_full_unstemmed A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford
title_sort A luz como linguagem nas campanhas dos perfumes Chanel e Tom Ford
author Kiss, Patrícia
author_facet Kiss, Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kiss, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv campaigns of perfume
analysis of image
photographic lighting
campanhas de perfume
análise de imagem
iluminação fotografia
topic campaigns of perfume
analysis of image
photographic lighting
campanhas de perfume
análise de imagem
iluminação fotografia
description The article discusses the use of photographic lighting as an element of speech and help in the construction of the visual message of the advertising campaigns of the brands of perfume Chanel and Tom Ford. For this purpose we used the analysis of two campaigns for Chanel No. 5 perfume and two for Tom Ford for men. The campaigns were analyzed under the bias of semiotic plastic Julien Greimas and Jean-Marie Floch and used the concepts of photographic language and visual rhetoric.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7757
10.5965/1982615x05102012175
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7757
identifier_str_mv 10.5965/1982615x05102012175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7757/5306
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Patrícia Kiss
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Patrícia Kiss
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv ModaPalavra e-periódico; Vol. 5 No. 10 (2012): ModaPalavra; 175-186
ModaPalavra e-periódico; Vol. 5 Núm. 10 (2012): ModaPalavra; 175-186
Modapalavra e-periódico; v. 5 n. 10 (2012): ModaPalavra; 175-186
1982-615X
10.5965/1982615x05102012
reponame:ModaPalavra e-periódico
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str ModaPalavra e-periódico
collection ModaPalavra e-periódico
repository.name.fl_str_mv ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv ||modapalavra@gmail.com
_version_ 1798321055005147136