Equívocos da Sustentabilidade e o Caso de Marcas “Eco Fictícias”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ModaPalavra e-periódico |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5107 |
Resumo: | Moda ecológica e moda sustentável são duas correntes resultantes da junção de moda e ecologia, e trabalham em busca de soluções para tornar a indústria da moda menos agressiva ao meio ambiente. O crescimento do número de adeptos de ambas as ações propiciou um cenário para o surgimento de novos mercados, em especial, o de materiais orgânicos, de técnicas sustentáveis, de reaproveitamento e reciclagem de matérias. Além disso, ocasionou um fenômeno de consumo preocupado com o futuro, porém, leigo a respeito de fundamentos básicos e de conceitos de moda ecológica, o que deu origem a inúmeras "crenças populares" acerca do tema, teorias baseadas nas concepções sociais, ou da mídia, sem comprovação científica. Em razão disso, surgiram produtos mentirosos, marcas que aproveitando o embalo do mercado passaram a fazer uso da ecologia apenas como slogan publicitário, o que desmotiva e traz prejuízos no que tange a força que vem ganhando este movimento na moda.Palavras-chave: moda ecológica, moda sustentável, marcas. |
id |
UDSC-2_b3241b7e3732af26c6b22ce1528567aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/5107 |
network_acronym_str |
UDSC-2 |
network_name_str |
ModaPalavra e-periódico |
repository_id_str |
|
spelling |
Equívocos da Sustentabilidade e o Caso de Marcas “Eco Fictícias”Moda ecológica e moda sustentável são duas correntes resultantes da junção de moda e ecologia, e trabalham em busca de soluções para tornar a indústria da moda menos agressiva ao meio ambiente. O crescimento do número de adeptos de ambas as ações propiciou um cenário para o surgimento de novos mercados, em especial, o de materiais orgânicos, de técnicas sustentáveis, de reaproveitamento e reciclagem de matérias. Além disso, ocasionou um fenômeno de consumo preocupado com o futuro, porém, leigo a respeito de fundamentos básicos e de conceitos de moda ecológica, o que deu origem a inúmeras "crenças populares" acerca do tema, teorias baseadas nas concepções sociais, ou da mídia, sem comprovação científica. Em razão disso, surgiram produtos mentirosos, marcas que aproveitando o embalo do mercado passaram a fazer uso da ecologia apenas como slogan publicitário, o que desmotiva e traz prejuízos no que tange a força que vem ganhando este movimento na moda.Palavras-chave: moda ecológica, moda sustentável, marcas.Universidade do Estado de Santa Catarina2014-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5107ModaPalavra e-periódico; Vol. 7 No. 14 (2014): Dossiê História da Moda: Ir Além da Descrição; 126 - 135ModaPalavra e-periódico; Vol. 7 Núm. 14 (2014): Dossiê História da Moda: Ir Além da Descrição; 126 - 135 Modapalavra e-periódico; v. 7 n. 14 (2014): Dossiê História da Moda: Ir Além da Descrição; 126 - 1351982-615Xreponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5107/3274Copyright (c) 2014 Naiane Cristina Salvi, Neide Köhler Schulteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalvi, Naiane CristinaSchulte, Neide Köhler2017-06-21T21:05:37Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/5107Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2017-06-21T21:05:37ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Equívocos da Sustentabilidade e o Caso de Marcas “Eco Fictícias” |
title |
Equívocos da Sustentabilidade e o Caso de Marcas “Eco Fictícias” |
spellingShingle |
Equívocos da Sustentabilidade e o Caso de Marcas “Eco Fictícias” Salvi, Naiane Cristina |
title_short |
Equívocos da Sustentabilidade e o Caso de Marcas “Eco Fictícias” |
title_full |
Equívocos da Sustentabilidade e o Caso de Marcas “Eco Fictícias” |
title_fullStr |
Equívocos da Sustentabilidade e o Caso de Marcas “Eco Fictícias” |
title_full_unstemmed |
Equívocos da Sustentabilidade e o Caso de Marcas “Eco Fictícias” |
title_sort |
Equívocos da Sustentabilidade e o Caso de Marcas “Eco Fictícias” |
author |
Salvi, Naiane Cristina |
author_facet |
Salvi, Naiane Cristina Schulte, Neide Köhler |
author_role |
author |
author2 |
Schulte, Neide Köhler |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvi, Naiane Cristina Schulte, Neide Köhler |
description |
Moda ecológica e moda sustentável são duas correntes resultantes da junção de moda e ecologia, e trabalham em busca de soluções para tornar a indústria da moda menos agressiva ao meio ambiente. O crescimento do número de adeptos de ambas as ações propiciou um cenário para o surgimento de novos mercados, em especial, o de materiais orgânicos, de técnicas sustentáveis, de reaproveitamento e reciclagem de matérias. Além disso, ocasionou um fenômeno de consumo preocupado com o futuro, porém, leigo a respeito de fundamentos básicos e de conceitos de moda ecológica, o que deu origem a inúmeras "crenças populares" acerca do tema, teorias baseadas nas concepções sociais, ou da mídia, sem comprovação científica. Em razão disso, surgiram produtos mentirosos, marcas que aproveitando o embalo do mercado passaram a fazer uso da ecologia apenas como slogan publicitário, o que desmotiva e traz prejuízos no que tange a força que vem ganhando este movimento na moda.Palavras-chave: moda ecológica, moda sustentável, marcas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5107 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5107/3274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Naiane Cristina Salvi, Neide Köhler Schulte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Naiane Cristina Salvi, Neide Köhler Schulte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
ModaPalavra e-periódico; Vol. 7 No. 14 (2014): Dossiê História da Moda: Ir Além da Descrição; 126 - 135 ModaPalavra e-periódico; Vol. 7 Núm. 14 (2014): Dossiê História da Moda: Ir Além da Descrição; 126 - 135 Modapalavra e-periódico; v. 7 n. 14 (2014): Dossiê História da Moda: Ir Além da Descrição; 126 - 135 1982-615X reponame:ModaPalavra e-periódico instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
ModaPalavra e-periódico |
collection |
ModaPalavra e-periódico |
repository.name.fl_str_mv |
ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||modapalavra@gmail.com |
_version_ |
1798321057256439808 |