Sobre Moda e Sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ModaPalavra e-periódico |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7775 |
Resumo: | No design de moda, as t-shirts sempre foram suportes políticos, ideológicos, de rebeldia e de ironia, como nas criações da estilista Katharine Hamnett ou nas estampas criadas para as bandas The Who e Oasis, por Ben Sherman e outros. É possível, que o designer belga Martin Margiela se interesse em certa espécie de provocação, e suas roupas estampadas de letras estimulem leitores a decifrar textos e signos, como se fossem uma carta, um recado para um destinatário. A simultaneidade de imagem e texto presente na obra de Margiela é muito comum na literatura, mas o sistema que ele utiliza é o da moda. Suas investigações em superfícies possibilitaram a ele conhecer profundamente a ergonomia e as propriedades têxteis, a experimentar espaço e tempo, letra e imagem em um só gesto. Em uma de suas roupas, por exemplo, percebe-se que se trata de uma reprodução fiel – um clone – do corpo de um manequim. Nada se perde na cópia, assim, o molde para a roupa torna-se a roupa, criando uma ilusão entre o objeto/manequim e sua imagem/vestimenta. |
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Sobre Moda e SustentabilidadeNo design de moda, as t-shirts sempre foram suportes políticos, ideológicos, de rebeldia e de ironia, como nas criações da estilista Katharine Hamnett ou nas estampas criadas para as bandas The Who e Oasis, por Ben Sherman e outros. É possível, que o designer belga Martin Margiela se interesse em certa espécie de provocação, e suas roupas estampadas de letras estimulem leitores a decifrar textos e signos, como se fossem uma carta, um recado para um destinatário. A simultaneidade de imagem e texto presente na obra de Margiela é muito comum na literatura, mas o sistema que ele utiliza é o da moda. Suas investigações em superfícies possibilitaram a ele conhecer profundamente a ergonomia e as propriedades têxteis, a experimentar espaço e tempo, letra e imagem em um só gesto. Em uma de suas roupas, por exemplo, percebe-se que se trata de uma reprodução fiel – um clone – do corpo de um manequim. Nada se perde na cópia, assim, o molde para a roupa torna-se a roupa, criando uma ilusão entre o objeto/manequim e sua imagem/vestimenta.Universidade do Estado de Santa Catarina2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7775ModaPalavra e-periódico; Vol. 5 No. 9 (2012): ModaPalavraModaPalavra e-periódico; Vol. 5 Núm. 9 (2012): ModaPalavra Modapalavra e-periódico; v. 5 n. 9 (2012): ModaPalavra1982-615Xreponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7775/5341Copyright (c) 2016 Cassia Macieirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacieira, Cassia2017-08-09T20:08:20Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/7775Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2017-08-09T20:08:20ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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