Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ModaPalavra e-periódico |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016119 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento, desenvolvida na parceria entre FAU- USP, Universitat Politècnica de València e Universidade Estadual de Londrina, a qual tem o propósito de estudar o instrumental metodológico de design de moda, abordando ferramentas que se destinam a facilitar a sintaxe formal de artefatos vestíveis, no âmbito do ensino de projeto. Nesta direção, esta explanação relata um recorte da pesquisa exploratória. Conciliando levantamento bibliográfico e análise documental de práticas acadêmicas, define os construtos norteadores da abordagem didática para a utilização das ferramentas metodológicas do design. Os resultados reforçam a hipótese de que o bom raciocínio projetual é construído sobre a plataforma da “aprendizagem significativa”, dos modelos sistêmicos de gestão do conhecimento e dos métodos de síntese. |
id |
UDSC-2_d1181d3069d64dfde3ab9c4ce6d07d92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6800 |
network_acronym_str |
UDSC-2 |
network_name_str |
ModaPalavra e-periódico |
repository_id_str |
|
spelling |
Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicasO artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento, desenvolvida na parceria entre FAU- USP, Universitat Politècnica de València e Universidade Estadual de Londrina, a qual tem o propósito de estudar o instrumental metodológico de design de moda, abordando ferramentas que se destinam a facilitar a sintaxe formal de artefatos vestíveis, no âmbito do ensino de projeto. Nesta direção, esta explanação relata um recorte da pesquisa exploratória. Conciliando levantamento bibliográfico e análise documental de práticas acadêmicas, define os construtos norteadores da abordagem didática para a utilização das ferramentas metodológicas do design. Os resultados reforçam a hipótese de que o bom raciocínio projetual é construído sobre a plataforma da “aprendizagem significativa”, dos modelos sistêmicos de gestão do conhecimento e dos métodos de síntese.Universidade do Estado de Santa Catarina2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x0917201611910.5965/1982615x09172016119ModaPalavra e-periódico; Vol. 9 No. 17 (2016): Dossiê Métodos e Técnicas em Design de Moda; 119-144ModaPalavra e-periódico; Vol. 9 Núm. 17 (2016): Dossiê Métodos e Técnicas em Design de Moda; 119-144 Modapalavra e-periódico; v. 9 n. 17 (2016): Dossiê Métodos e Técnicas em Design de Moda; 119-1441982-615X10.5965/1982615x09172016reponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016119/4764Copyright (c) 2015 Maria Celeste de Fatima SANCHES, Thassiana de Almeida Miotto Barbosa, Bernabé Hernadis Ortuño, Sergio Regis Moreira Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessSANCHES, Maria Celeste de FatimaBarbosa, Thassiana de Almeida MiottoHernadis Ortuño, BernabéMartins, Sergio Regis Moreira2019-12-18T22:48:05Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6800Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2019-12-18T22:48:05ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas |
title |
Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas |
spellingShingle |
Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas SANCHES, Maria Celeste de Fatima |
title_short |
Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas |
title_full |
Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas |
title_fullStr |
Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas |
title_full_unstemmed |
Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas |
title_sort |
Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas |
author |
SANCHES, Maria Celeste de Fatima |
author_facet |
SANCHES, Maria Celeste de Fatima Barbosa, Thassiana de Almeida Miotto Hernadis Ortuño, Bernabé Martins, Sergio Regis Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Thassiana de Almeida Miotto Hernadis Ortuño, Bernabé Martins, Sergio Regis Moreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANCHES, Maria Celeste de Fatima Barbosa, Thassiana de Almeida Miotto Hernadis Ortuño, Bernabé Martins, Sergio Regis Moreira |
description |
O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento, desenvolvida na parceria entre FAU- USP, Universitat Politècnica de València e Universidade Estadual de Londrina, a qual tem o propósito de estudar o instrumental metodológico de design de moda, abordando ferramentas que se destinam a facilitar a sintaxe formal de artefatos vestíveis, no âmbito do ensino de projeto. Nesta direção, esta explanação relata um recorte da pesquisa exploratória. Conciliando levantamento bibliográfico e análise documental de práticas acadêmicas, define os construtos norteadores da abordagem didática para a utilização das ferramentas metodológicas do design. Os resultados reforçam a hipótese de que o bom raciocínio projetual é construído sobre a plataforma da “aprendizagem significativa”, dos modelos sistêmicos de gestão do conhecimento e dos métodos de síntese. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016119 10.5965/1982615x09172016119 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016119 |
identifier_str_mv |
10.5965/1982615x09172016119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016119/4764 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
ModaPalavra e-periódico; Vol. 9 No. 17 (2016): Dossiê Métodos e Técnicas em Design de Moda; 119-144 ModaPalavra e-periódico; Vol. 9 Núm. 17 (2016): Dossiê Métodos e Técnicas em Design de Moda; 119-144 Modapalavra e-periódico; v. 9 n. 17 (2016): Dossiê Métodos e Técnicas em Design de Moda; 119-144 1982-615X 10.5965/1982615x09172016 reponame:ModaPalavra e-periódico instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
ModaPalavra e-periódico |
collection |
ModaPalavra e-periódico |
repository.name.fl_str_mv |
ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||modapalavra@gmail.com |
_version_ |
1798321057342423040 |