A camiseta como suporte político
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ModaPalavra e-periódico |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/6618 |
Resumo: | As camisetas estampadas com frases filantrópicas ou campanhas de mobilização social, sejam elas produzidas por empresas de alto luxo ou por governos, vinculam o cidadão numa série de situações onde o jogo da aparência é muito mais complexo do que parece. O artigo objetiva analisar frases das camisetas estampadas de empresas americanas de luxo (burguesia) que possuem influência mundial e camisetas distribuídas pelos governos municipal e estadual do Rio de Janeiro (população carente). Como aporte teórico nas relações burguesas está Roland Barthes em Mitologias; sobre as relações de consumo e política a obra Consumidores e Cidadãos de Néstor García Canclini. |
id |
UDSC-2_e1d0da91a9f564474d478e352f776135 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6618 |
network_acronym_str |
UDSC-2 |
network_name_str |
ModaPalavra e-periódico |
repository_id_str |
|
spelling |
A camiseta como suporte políticoAs camisetas estampadas com frases filantrópicas ou campanhas de mobilização social, sejam elas produzidas por empresas de alto luxo ou por governos, vinculam o cidadão numa série de situações onde o jogo da aparência é muito mais complexo do que parece. O artigo objetiva analisar frases das camisetas estampadas de empresas americanas de luxo (burguesia) que possuem influência mundial e camisetas distribuídas pelos governos municipal e estadual do Rio de Janeiro (população carente). Como aporte teórico nas relações burguesas está Roland Barthes em Mitologias; sobre as relações de consumo e política a obra Consumidores e Cidadãos de Néstor García Canclini.Universidade do Estado de Santa Catarina2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/661810.5965/1982615x09182016171ModaPalavra e-periódico; Vol. 9 No. 18 (2016): Dossiê Diversidade Étnico Cultural e Moda; 171-191ModaPalavra e-periódico; Vol. 9 Núm. 18 (2016): Dossiê Diversidade Étnico Cultural e Moda; 171-191 Modapalavra e-periódico; v. 9 n. 18 (2016): Dossiê Diversidade Étnico Cultural e Moda; 171-1911982-615X10.5965/1982615x09182016reponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/6618/5629Copyright (c) 2016 Salma Soriainfo:eu-repo/semantics/openAccessSoria, Salma2019-12-18T22:48:06Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6618Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2019-12-18T22:48:06ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A camiseta como suporte político |
title |
A camiseta como suporte político |
spellingShingle |
A camiseta como suporte político Soria, Salma |
title_short |
A camiseta como suporte político |
title_full |
A camiseta como suporte político |
title_fullStr |
A camiseta como suporte político |
title_full_unstemmed |
A camiseta como suporte político |
title_sort |
A camiseta como suporte político |
author |
Soria, Salma |
author_facet |
Soria, Salma |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soria, Salma |
description |
As camisetas estampadas com frases filantrópicas ou campanhas de mobilização social, sejam elas produzidas por empresas de alto luxo ou por governos, vinculam o cidadão numa série de situações onde o jogo da aparência é muito mais complexo do que parece. O artigo objetiva analisar frases das camisetas estampadas de empresas americanas de luxo (burguesia) que possuem influência mundial e camisetas distribuídas pelos governos municipal e estadual do Rio de Janeiro (população carente). Como aporte teórico nas relações burguesas está Roland Barthes em Mitologias; sobre as relações de consumo e política a obra Consumidores e Cidadãos de Néstor García Canclini. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/6618 10.5965/1982615x09182016171 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/6618 |
identifier_str_mv |
10.5965/1982615x09182016171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/6618/5629 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Salma Soria info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Salma Soria |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
ModaPalavra e-periódico; Vol. 9 No. 18 (2016): Dossiê Diversidade Étnico Cultural e Moda; 171-191 ModaPalavra e-periódico; Vol. 9 Núm. 18 (2016): Dossiê Diversidade Étnico Cultural e Moda; 171-191 Modapalavra e-periódico; v. 9 n. 18 (2016): Dossiê Diversidade Étnico Cultural e Moda; 171-191 1982-615X 10.5965/1982615x09182016 reponame:ModaPalavra e-periódico instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
ModaPalavra e-periódico |
collection |
ModaPalavra e-periódico |
repository.name.fl_str_mv |
ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||modapalavra@gmail.com |
_version_ |
1798321057327742976 |