Impressão 3D para vestuário: novos paradigmas de design e consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ModaPalavra e-periódico |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/16064 |
Resumo: | Esse trabalho teve como objetivo realizar uma abordagem sobre a tecnologia de impressão 3D na moda, e a importância das postponement strategies, que estão levando ao maior compartilhamento de informações na cadeia de produção desse setor. Também é mencionado nesse trabalho a manufatura social, que é uma forma de introduzir a customização em massa, baseada nas redes digitais e em outras tecnologias emergentes, e que vem quebrando o tradicional paradigma B2C (business to consumer). Foram apresentados nesse estudo três projetos de moda impressa em maquinário entry-level, impressoras 3D não industriais, e questões relacionadas as novas maneiras de consumo. Pode-se concluir que manufatura por impressão 3D é associada a uma produção enxuta, com poucos excedentes ou retalhos de materiais, mas quando se trata da compra e envio do produto estas questões parecem ainda não serem consideradas. |
id |
UDSC-2_f3817ec493f8130f58b780ab33899017 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/16064 |
network_acronym_str |
UDSC-2 |
network_name_str |
ModaPalavra e-periódico |
repository_id_str |
|
spelling |
Impressão 3D para vestuário: novos paradigmas de design e consumoimpressão 3DmodaconsumoEsse trabalho teve como objetivo realizar uma abordagem sobre a tecnologia de impressão 3D na moda, e a importância das postponement strategies, que estão levando ao maior compartilhamento de informações na cadeia de produção desse setor. Também é mencionado nesse trabalho a manufatura social, que é uma forma de introduzir a customização em massa, baseada nas redes digitais e em outras tecnologias emergentes, e que vem quebrando o tradicional paradigma B2C (business to consumer). Foram apresentados nesse estudo três projetos de moda impressa em maquinário entry-level, impressoras 3D não industriais, e questões relacionadas as novas maneiras de consumo. Pode-se concluir que manufatura por impressão 3D é associada a uma produção enxuta, com poucos excedentes ou retalhos de materiais, mas quando se trata da compra e envio do produto estas questões parecem ainda não serem consideradas.Universidade do Estado de Santa Catarina2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1606410.5965/1982615x13292020136ModaPalavra e-periódico; Vol. 13 No. 29 (2020): Moda, Design e Sentido; 136-156ModaPalavra e-periódico; Vol. 13 Núm. 29 (2020): Moda, Design e Sentido; 136-156 Modapalavra e-periódico; v. 13 n. 29 (2020): Moda, Design e Sentido; 136-1561982-615X10.5965/1982615x13292020reponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/16064/11521Copyright (c) 2020 Juliana Neves Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Juliana NevesGomes, Suzana Helena de AvelarCosta, Sirlene Maria daCosta, Silgia Aparecida da2020-07-21T14:01:00Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/16064Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2020-07-21T14:01ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impressão 3D para vestuário: novos paradigmas de design e consumo |
title |
Impressão 3D para vestuário: novos paradigmas de design e consumo |
spellingShingle |
Impressão 3D para vestuário: novos paradigmas de design e consumo Gomes, Juliana Neves impressão 3D moda consumo |
title_short |
Impressão 3D para vestuário: novos paradigmas de design e consumo |
title_full |
Impressão 3D para vestuário: novos paradigmas de design e consumo |
title_fullStr |
Impressão 3D para vestuário: novos paradigmas de design e consumo |
title_full_unstemmed |
Impressão 3D para vestuário: novos paradigmas de design e consumo |
title_sort |
Impressão 3D para vestuário: novos paradigmas de design e consumo |
author |
Gomes, Juliana Neves |
author_facet |
Gomes, Juliana Neves Gomes, Suzana Helena de Avelar Costa, Sirlene Maria da Costa, Silgia Aparecida da |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Suzana Helena de Avelar Costa, Sirlene Maria da Costa, Silgia Aparecida da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Juliana Neves Gomes, Suzana Helena de Avelar Costa, Sirlene Maria da Costa, Silgia Aparecida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
impressão 3D moda consumo |
topic |
impressão 3D moda consumo |
description |
Esse trabalho teve como objetivo realizar uma abordagem sobre a tecnologia de impressão 3D na moda, e a importância das postponement strategies, que estão levando ao maior compartilhamento de informações na cadeia de produção desse setor. Também é mencionado nesse trabalho a manufatura social, que é uma forma de introduzir a customização em massa, baseada nas redes digitais e em outras tecnologias emergentes, e que vem quebrando o tradicional paradigma B2C (business to consumer). Foram apresentados nesse estudo três projetos de moda impressa em maquinário entry-level, impressoras 3D não industriais, e questões relacionadas as novas maneiras de consumo. Pode-se concluir que manufatura por impressão 3D é associada a uma produção enxuta, com poucos excedentes ou retalhos de materiais, mas quando se trata da compra e envio do produto estas questões parecem ainda não serem consideradas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/16064 10.5965/1982615x13292020136 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/16064 |
identifier_str_mv |
10.5965/1982615x13292020136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/16064/11521 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Juliana Neves Gomes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Juliana Neves Gomes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
ModaPalavra e-periódico; Vol. 13 No. 29 (2020): Moda, Design e Sentido; 136-156 ModaPalavra e-periódico; Vol. 13 Núm. 29 (2020): Moda, Design e Sentido; 136-156 Modapalavra e-periódico; v. 13 n. 29 (2020): Moda, Design e Sentido; 136-156 1982-615X 10.5965/1982615x13292020 reponame:ModaPalavra e-periódico instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
ModaPalavra e-periódico |
collection |
ModaPalavra e-periódico |
repository.name.fl_str_mv |
ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||modapalavra@gmail.com |
_version_ |
1798321058535702528 |