“O artista e o artesão”: um diálogo entre Mário de Andrade e João Cabral de melo neto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardeal, Rafaela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1275
Resumo: Tomando como ponto de partida a ideia de artesanato desenvolvida por Mário de Andrade no texto “O artista e o artesão”, este artigo propõe um diálogo com a obra de João Cabral de Melo Neto. Apesar de não haver uma nítida associação entre os dois autores, o pensamento estético de Mário, presente principalmente em sua produção ensaísta, conduz a uma reflexão sobre a criação artística similar à poética de João Cabral. A leitura dos poemas “Meditação sobre o Tietê” (1945) e O cão sem plumas (1950), aponta-nos uma via interpretativa que, ao mesmo tempo, demonstra a proximidade e a distância entre os projetos literários de cada poeta.
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spelling “O artista e o artesão”: um diálogo entre Mário de Andrade e João Cabral de melo neto"The artist and the artisan": a dialogue between Mário de Andrade and João Cabral de melo gritoMário de AndradearteartesanatoJoão Cabral de Melo NetoTomando como ponto de partida a ideia de artesanato desenvolvida por Mário de Andrade no texto “O artista e o artesão”, este artigo propõe um diálogo com a obra de João Cabral de Melo Neto. Apesar de não haver uma nítida associação entre os dois autores, o pensamento estético de Mário, presente principalmente em sua produção ensaísta, conduz a uma reflexão sobre a criação artística similar à poética de João Cabral. A leitura dos poemas “Meditação sobre o Tietê” (1945) e O cão sem plumas (1950), aponta-nos uma via interpretativa que, ao mesmo tempo, demonstra a proximidade e a distância entre os projetos literários de cada poeta.This paper proposes a critical reading of Mario de Andrade’s essay “O artista e o artesão” (“The artist and the craftsman”), departing from the concept of handicraft, present in the abovementioned work. On a parallel stance, it is analyzed the crossovers and dialogues between the opuses of Mario de Andrade and João Cabral de Melo Neto. The compositional and the making tools of poetry by Andrade e Melo Neto, are object of study here in the reading of two specific poems: “Meditação sobre o Tietê” (1945) and O cão sem plumas (1950) – examples that lead us to identify features of similarity and strangeness in both writing endeavors. Keywords: Mário de Andrade; art; handicraft; João Cabral de Melo Neto.Universidade do Estado do Amazonas2019-01-19T11:41:47Z2019-01-182019-01-19T11:41:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf25254529http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1275porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCardeal, Rafaelareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-01-19T11:41:47ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
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This paper proposes a critical reading of Mario de Andrade’s essay “O artista e o artesão” (“The artist and the craftsman”), departing from the concept of handicraft, present in the abovementioned work. On a parallel stance, it is analyzed the crossovers and dialogues between the opuses of Mario de Andrade and João Cabral de Melo Neto. The compositional and the making tools of poetry by Andrade e Melo Neto, are object of study here in the reading of two specific poems: “Meditação sobre o Tietê” (1945) and O cão sem plumas (1950) – examples that lead us to identify features of similarity and strangeness in both writing endeavors. Keywords: Mário de Andrade; art; handicraft; João Cabral de Melo Neto.
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