Arquitetura do corpo: processo de criação de figurino no corpo de dança do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Rafael Ribeiro de
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2481
Resumo: This work aimed to describe the creative process for the production of costumes in the Amazonas Dance Company, specifically for the presentation “Architecture of the Body” by choreographer Josias Galindo, which brings to the debate questions about the human body in relation to the clothes that wear it and the nude in contemporary society. Based on INGHAM (1992) and COVEY (1992). Data were collected through documents and observation to be analyzed and related to published academic research. As a result we can realize that as much as the costume design process is not crystallized, the stages of the costume creation process in the choreographic work “Architecture of the Body” are not uncommon in relation to processes of the same nature since it is proportionally related to the proposed process of Ingham and Covey. Keywords: Creative process, scenes elements, costume, dance.
id UEA_099cc825c9d003630ba5c00c645f7502
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/2481
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling Arquitetura do corpo: processo de criação de figurino no corpo de dança do AmazonasProcesso de CriaçãoElementos CênicosFigurinoDançaThis work aimed to describe the creative process for the production of costumes in the Amazonas Dance Company, specifically for the presentation “Architecture of the Body” by choreographer Josias Galindo, which brings to the debate questions about the human body in relation to the clothes that wear it and the nude in contemporary society. Based on INGHAM (1992) and COVEY (1992). Data were collected through documents and observation to be analyzed and related to published academic research. As a result we can realize that as much as the costume design process is not crystallized, the stages of the costume creation process in the choreographic work “Architecture of the Body” are not uncommon in relation to processes of the same nature since it is proportionally related to the proposed process of Ingham and Covey. Keywords: Creative process, scenes elements, costume, dance.Este estudo teve como objetivo descrever o processo criativo para a produção de figurino no Corpo de Dança do Amazonas, especificamente para o espetáculo “Arquitetura do Corpo”, do coreógrafo Josias Galindo, que traz ao debate questões sobre o corpo humano em relação às roupas que o vestem e o nu na sociedade contemporânea. Tendo como base principal as referências Ingham (1992) e Covey (1992). Os dados foram coletados através de documentos e observação para serem analisados e relacionados com pesquisas acadêmicas já publicadas. Como resultado, percebemos que, por mais que o processo de criação de figurinos não seja cristalizado, as etapas do processo de criação do vestuário na obra coreográfica “Arquitetura do Corpo” não são incomuns em relação a processos da mesma natureza, tendo em vista que o mesmo se relaciona proporcionalmente ao processo proposto de Ingham e Covey. Palavras-chave: Processo de criação, elementos cênicos, figurino, dança.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEAPassos, Yara dos Santos Costahttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101Passos, Yara dos Santos Costahttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101Silva, Rayssa Oliveira ehttp://lattes.cnpq.br/5285487234741888Arce, Carmem Lúcia Meirahttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121Albuquerque, Rafael Ribeiro de2020-04-012020-03-31T23:27:48Z2019-12-272020-03-31T23:27:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2481porBARIL, Jacques; CIRUGEDA, Ma Teresa. La danza moderna. Paidós, 1987. CAMINADA, Eliana. História da dança: evolução cultural. Rio de Janeiro. Sprint, 1999. CORTINHAS, Rosângela. Figurino: um objeto sensível na produção do personagem. Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010. COSTA, Nara Célia Rolim. Figurino–O Traje de Cena. Dossiê Temático, p. 79. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Rio Grande do Sul. Plageder, 2009. GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de administração de empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, 1995. GRAGNATO, Luciana et al. O desenho no design de moda. Programa de Pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo, 2008. HOLT, Michael. Costume and Make-up. New York. Schirmer Reference, 1989. INGHAM, Rosemary; COVEY, Liz. The Costume Technician's Handbook: A Complete Guide for Amateur and Professional Costume Technicians. New Hampshire. Heinemann Educational Publishers, 1992. LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo. Editora Companhia das Letras, 1982. LIMA, Getúlio Henrique Rocha et al. Corpo de dança do Amazonas: história e memória. 2013. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Capítulo I Ciência, Técnica E Arte: O Desafio Da Pesquisa Social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. PERITO, Renata Zandomenico; RECH, Sandra Regina. A Criação Do Figurino No Teatro. In: 6° Colóquio da Moda. São Paulo. 2010. PULS; Lourdes Maria, ROSA; Lucas da, SCHULTE Neide Köhler; TOLEDO Daiane. Figurino para a dança: a relação da roupa com a coreografia. In: 6° Colóquio da Moda. São Paulo. 2010. RORDRIGUES, Ana Carolina Jobim. A Moda Na Mídia E A Moda Na Dança: Um Estudo Sobre A Comunicação Da Indumentária. In: Contemporânea (Título não-corrente), v. 6, n. 3, p. 158-173, 2008. 48 SCHNEIDER, Thaissa. Moda e ballet clássico: um estudo sobre figurinos Fashion and classical ballet: a study about costume design. In: ModaPalavra e-periódico, v. 6, n. 11, 2013. SCHOLL, Raphael Castanheira; DEL-VECHIO, Roberta; WENDT, Guilherme Welter. Figurino e Moda: Intersecções entre criação e comunicação. In: Intercom–X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Blumenau. 2009. SILVA, Eliana Rodrigues. Encenação e cenografia para dança. Revista Diálogos Possíveis. Bahia, p. 19-31, 2007. SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da et al. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: Congresso Nacional de Educação. 2009. p. 4554-4566. VIEIRA, Marcilio Souza. O que pode o figurino na dança?. In: Arte da Cena (Art on Stage), v. 2, n. 1, p. 97-108, 2015.Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2020-03-31T23:27:48ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura do corpo: processo de criação de figurino no corpo de dança do Amazonas
title Arquitetura do corpo: processo de criação de figurino no corpo de dança do Amazonas
spellingShingle Arquitetura do corpo: processo de criação de figurino no corpo de dança do Amazonas
Albuquerque, Rafael Ribeiro de
Processo de Criação
Elementos Cênicos
Figurino
Dança
title_short Arquitetura do corpo: processo de criação de figurino no corpo de dança do Amazonas
title_full Arquitetura do corpo: processo de criação de figurino no corpo de dança do Amazonas
title_fullStr Arquitetura do corpo: processo de criação de figurino no corpo de dança do Amazonas
title_full_unstemmed Arquitetura do corpo: processo de criação de figurino no corpo de dança do Amazonas
title_sort Arquitetura do corpo: processo de criação de figurino no corpo de dança do Amazonas
author Albuquerque, Rafael Ribeiro de
author_facet Albuquerque, Rafael Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Yara dos Santos Costa
http://lattes.cnpq.br/3886129763007101
Passos, Yara dos Santos Costa
http://lattes.cnpq.br/3886129763007101
Silva, Rayssa Oliveira e
http://lattes.cnpq.br/5285487234741888
Arce, Carmem Lúcia Meira
http://lattes.cnpq.br/5983555790075121
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Rafael Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de Criação
Elementos Cênicos
Figurino
Dança
topic Processo de Criação
Elementos Cênicos
Figurino
Dança
dc.description.none.fl_txt_mv This work aimed to describe the creative process for the production of costumes in the Amazonas Dance Company, specifically for the presentation “Architecture of the Body” by choreographer Josias Galindo, which brings to the debate questions about the human body in relation to the clothes that wear it and the nude in contemporary society. Based on INGHAM (1992) and COVEY (1992). Data were collected through documents and observation to be analyzed and related to published academic research. As a result we can realize that as much as the costume design process is not crystallized, the stages of the costume creation process in the choreographic work “Architecture of the Body” are not uncommon in relation to processes of the same nature since it is proportionally related to the proposed process of Ingham and Covey. Keywords: Creative process, scenes elements, costume, dance.
Este estudo teve como objetivo descrever o processo criativo para a produção de figurino no Corpo de Dança do Amazonas, especificamente para o espetáculo “Arquitetura do Corpo”, do coreógrafo Josias Galindo, que traz ao debate questões sobre o corpo humano em relação às roupas que o vestem e o nu na sociedade contemporânea. Tendo como base principal as referências Ingham (1992) e Covey (1992). Os dados foram coletados através de documentos e observação para serem analisados e relacionados com pesquisas acadêmicas já publicadas. Como resultado, percebemos que, por mais que o processo de criação de figurinos não seja cristalizado, as etapas do processo de criação do vestuário na obra coreográfica “Arquitetura do Corpo” não são incomuns em relação a processos da mesma natureza, tendo em vista que o mesmo se relaciona proporcionalmente ao processo proposto de Ingham e Covey. Palavras-chave: Processo de criação, elementos cênicos, figurino, dança.
description This work aimed to describe the creative process for the production of costumes in the Amazonas Dance Company, specifically for the presentation “Architecture of the Body” by choreographer Josias Galindo, which brings to the debate questions about the human body in relation to the clothes that wear it and the nude in contemporary society. Based on INGHAM (1992) and COVEY (1992). Data were collected through documents and observation to be analyzed and related to published academic research. As a result we can realize that as much as the costume design process is not crystallized, the stages of the costume creation process in the choreographic work “Architecture of the Body” are not uncommon in relation to processes of the same nature since it is proportionally related to the proposed process of Ingham and Covey. Keywords: Creative process, scenes elements, costume, dance.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
2020-04-01
2020-03-31T23:27:48Z
2020-03-31T23:27:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2481
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BARIL, Jacques; CIRUGEDA, Ma Teresa. La danza moderna. Paidós, 1987. CAMINADA, Eliana. História da dança: evolução cultural. Rio de Janeiro. Sprint, 1999. CORTINHAS, Rosângela. Figurino: um objeto sensível na produção do personagem. Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010. COSTA, Nara Célia Rolim. Figurino–O Traje de Cena. Dossiê Temático, p. 79. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Rio Grande do Sul. Plageder, 2009. GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de administração de empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, 1995. GRAGNATO, Luciana et al. O desenho no design de moda. Programa de Pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo, 2008. HOLT, Michael. Costume and Make-up. New York. Schirmer Reference, 1989. INGHAM, Rosemary; COVEY, Liz. The Costume Technician's Handbook: A Complete Guide for Amateur and Professional Costume Technicians. New Hampshire. Heinemann Educational Publishers, 1992. LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo. Editora Companhia das Letras, 1982. LIMA, Getúlio Henrique Rocha et al. Corpo de dança do Amazonas: história e memória. 2013. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Capítulo I Ciência, Técnica E Arte: O Desafio Da Pesquisa Social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. PERITO, Renata Zandomenico; RECH, Sandra Regina. A Criação Do Figurino No Teatro. In: 6° Colóquio da Moda. São Paulo. 2010. PULS; Lourdes Maria, ROSA; Lucas da, SCHULTE Neide Köhler; TOLEDO Daiane. Figurino para a dança: a relação da roupa com a coreografia. In: 6° Colóquio da Moda. São Paulo. 2010. RORDRIGUES, Ana Carolina Jobim. A Moda Na Mídia E A Moda Na Dança: Um Estudo Sobre A Comunicação Da Indumentária. In: Contemporânea (Título não-corrente), v. 6, n. 3, p. 158-173, 2008. 48 SCHNEIDER, Thaissa. Moda e ballet clássico: um estudo sobre figurinos Fashion and classical ballet: a study about costume design. In: ModaPalavra e-periódico, v. 6, n. 11, 2013. SCHOLL, Raphael Castanheira; DEL-VECHIO, Roberta; WENDT, Guilherme Welter. Figurino e Moda: Intersecções entre criação e comunicação. In: Intercom–X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Blumenau. 2009. SILVA, Eliana Rodrigues. Encenação e cenografia para dança. Revista Diálogos Possíveis. Bahia, p. 19-31, 2007. SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da et al. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: Congresso Nacional de Educação. 2009. p. 4554-4566. VIEIRA, Marcilio Souza. O que pode o figurino na dança?. In: Arte da Cena (Art on Stage), v. 2, n. 1, p. 97-108, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829749748957184