Festival Breves Cenas De Teatro: um evento contemporâneo em Manaus.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1753 |
Resumo: | This research, which is written in the first person, is a case study on The Festival Breves Cenas de Teatro – a short scene Festival with scenes up to fifteen minutes of duration. A contemporary event, with eight editions held since 2009. This dissertation focuses on the contemporaneity of events and addresses questions about the instantaneity of time and of the time of the scene; historical, cultural and political aspects of the city of Manaus and the Brazilian state, Amazonas; academic qualification in training professionals for areas like culture, culture management, marketing strategies, and the relationships between consuming and public policies. All this is done through participant observation, interviews, bibliographic research, and statistics analysis. Introducing an overview of all Festival Breves Cenas de Teatro editions in Manaus, from its beginnings to future prospects. |
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Festival Breves Cenas De Teatro: um evento contemporâneo em Manaus.Festival Breves Cenas de Teatro de ManausCenas curtasFestival em ManausTeatroThis research, which is written in the first person, is a case study on The Festival Breves Cenas de Teatro – a short scene Festival with scenes up to fifteen minutes of duration. A contemporary event, with eight editions held since 2009. This dissertation focuses on the contemporaneity of events and addresses questions about the instantaneity of time and of the time of the scene; historical, cultural and political aspects of the city of Manaus and the Brazilian state, Amazonas; academic qualification in training professionals for areas like culture, culture management, marketing strategies, and the relationships between consuming and public policies. All this is done through participant observation, interviews, bibliographic research, and statistics analysis. Introducing an overview of all Festival Breves Cenas de Teatro editions in Manaus, from its beginnings to future prospects.Escrito em primeira pessoa, este trabalho é um estudo de caso que buscou investigar o Festival Breves Cenas de Teatro, um festival de cenas de até quinze minutos de duração, um evento contemporâneo, com oito edições realizadas desde 2009. Através da observação participante, da realização de entrevistas, pesquisas bibliográficas e estatísticas, esta dissertação tem foco na contemporaneidade dos acontecimentos e aborda questões acerca da instantaneidade do tempo e a instantaneidade do tempo da cena, aspectos históricos, culturais e políticos da cidade de Manaus e do Estado do Amazonas, a formação acadêmica com destaque para a formação dos profissionais da cultura, gestão cultural, estratégias de marketing, relações de consumo e políticas públicas. Apresento um panorama de todas as edições do Festival Breves Cenas de Teatro de Manaus, dos primórdios às perspectivas para o futuro.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEAPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências HumanasSantos, Eneila Almeida dos SantosSantos, Eneila Almeida dosRocha, Rafael AleSantiago, Nereide de OliveiraVirgílio, Tiziane Assunção2020-03-10T16:23:29Z2024-09-05T12:23:44Z2020-03-102020-03-10T16:23:29Z2018-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1753porALAMBERT, Francisco. Arte como mercadoria. In: WILLIAMS, Raymond. Palavraschave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007. AVELAR, Rômulo. O avesso da cena: notas sobre produção e gestão cultural. Belo Horizonte: DUO Editorial, 2008. BANDEIRA, Jorge. Cabeças decaptadas: ensaios e críticas teatrais e cênicas. Amazonas: Thiago Roney Lira Borges-thysanura edições de rua, 2015. BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999. BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010. BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013. BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000. COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras, 1997. COSTA, Selda Vale da; e AZANCOTH, Ediney. Cenário de Memórias – Movimento Teatral em Manaus (1944-1968). Manaus: Editora Valer / Governo do Estado do Amazonas, 2001. CUNHA, Maria Helena Melo da. Gestão cultural: profissão em formação. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2007. CUNHA, Maria Helena. Formação do profissional de cultura: desafios e perspectivas. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5314/3850>. Acesso em: 23 abr. 2018. DONNAT, Olivier. Democratização da Cultura. IN Revista Observatório Itaú Cultural: OIC. – N. 12 (maio/ago. 2011). – São Paulo: Itaú Cultural, 2011. DURANTI, Luciana. Registros documentais contemporâneos como provas de ação. Estudos Históricos. Rio de Janeiro: 1994. Vol. 7, n. 13, p. 49-64. EAGLETON, Terry. ―Versões de Cultura‖. In: A ideia de cultura. São Paulo: Editora UNESP, 2005. GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. Tradução de Raul Fiker. Sâo Paulo: Editora UNESP, 1991. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2004. GONDIM, Linda M. P. A pesquisa como artesanato intelectual: considerações sobre método e bom senso. São Carlos: EdUFSCar, 2010. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014. HELIODORA, Bárbara. A função da crítica / Bárbara Heliodora, Jefferson Del Rios, Sábato Magaldi. – 1. Ed. – São Paulo: Giostri, 2014. KRISHNAIAH, P. R. Handbook of Statistics. Elsevier B.V.: Volume 1, 1980. KOTLER, Philip. KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. MAFFESOLI, Michel. Saturação. Tradução de Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2010. MENESES apud Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas / organizadora Zélia Lopes da Silva. – São Paulo: Editora UNESP: FAPESP, 1999. – (Seminários & Debates) MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete progressão continuada. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/progressaocontinuada/>. Acesso em: 17 de mai. 2017. MILLER apud BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010. PAVIS, Patrice Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. REIS, Ana Carla Fonseca. Marketing Cultural e financiamento da cultura: teoria e prática em um estudo internacional comparado. São Paulo: Thomson Learning Edições, 2006. Revista Observatório Itaú Cultural: OIC. – n. 13 (set. 2012). – São Paulo: Itaú Cultural, 2012. REZENDE, Renato; BUENO, Guilherme. Conversas com curadores e críticos de arte. Rio de Janeiro: Editora Circuito, Lamparina, 2013. SAID, Edward. ―Territórios sobrepostos, histórias entrelaçadas‖. In: Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008. SCHWARTZ, Yves. Os ingredientes da competência: um exercício necessário para uma questão insolúvel. Educação & Sociedade, ano XIX, n. 65, dez. 1998. SOUZA, Márcio. A expressão amazonense: do colonialismo ao neocolonialismo. São Paulo: Alfa-Omega, 1977. SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010. SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. Música, dança e artes visuais: aspectos do trabalho artístico em discussão. IN Revista Observatório Itaú Cultural: OIC. – n. 13 (set. 2012). – São Paulo: Itaú Cultural, 2012. SOARES, Taciano Araripe. MONOGRAFIA FINAL DE ADMINISTRAÇÃO 2009. SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno [1880-1950]. 2ª Ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011. WUO, A.E. Comicidade no corpar. OuvirOuver, Uberlândia, V. 9, n 1, p 108-116, janjun 2013. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. – 3. Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2005.Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-10-14T19:30:30Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/1753Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-10-14T19:30:30Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
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