As formações discursivas sobre o "Ser Surdo" na Escola Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sebastião Reis de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1938
Resumo: This dissertation addresses the discursive formations on being deaf in the inclusive school. The theoretical reference was that of the French discourse analysis circumscribed in the category of discursive formation. The idea to present this theme is justified by the experiences acquired and experienced as a professional translator / interpreter of Libras in one of the schools where the research was carried out, as well as by the emergence of this category of inclusive education concomitant with legal advances in the context of Brazilian democratization Since 1988 in order to verify the concrete pertinence of this category in the light of the discourse theory by peering at the official discourses of strata and social classes agents of these practices of inclusive education of the deaf. The general objective was to analyze the discourse about discursive formations elaborated by teachers, hearing students and deaf students about the "deafness" in the inclusive school and, as specific, to investigate the reality of the deaf students in the inclusive school; To analyze the discursive formations elaborated by the teachers in relation to the deaf student in the inclusive school; To analyze the discursive formations elaborated by the hearing students in relation to the deaf student in the inclusive school; To analyze the discursive formations elaborated by the deaf students regarding the inclusive school. The methodology was qualitative because it was a research about the efficacy of the discourse regarding social phenomenon and the field research was that of participant because the deaf and hearing students and teachers lived together with the studied subjects. Keywords: inclusive education; deaf student; discourse analysis; discursive formation.
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The general objective was to analyze the discourse about discursive formations elaborated by teachers, hearing students and deaf students about the "deafness" in the inclusive school and, as specific, to investigate the reality of the deaf students in the inclusive school; To analyze the discursive formations elaborated by the teachers in relation to the deaf student in the inclusive school; To analyze the discursive formations elaborated by the hearing students in relation to the deaf student in the inclusive school; To analyze the discursive formations elaborated by the deaf students regarding the inclusive school. The methodology was qualitative because it was a research about the efficacy of the discourse regarding social phenomenon and the field research was that of participant because the deaf and hearing students and teachers lived together with the studied subjects. Keywords: inclusive education; deaf student; discourse analysis; discursive formation.Esta dissertação aborda as formações discursivas sobre o ser surdo na escola inclusiva. O referencial teórico foi o da Análise do Discurso francesa, circunscrita na categoria formação discursiva. A ideia em apresentar esta temática justifica-se pelas experiências adquiridas e vivenciadas enquanto profissional tradutor/intérprete de Libras em uma das escolas onde a pesquisa foi realizada, assim como pela emergente construção dessa categoria de educação inclusiva concomitante com avanços legais na conjuntura da democratização brasileira desde 1988, a fim de se verificar a pertinência concreta dessa categoria à luz da teoria de discurso perscrutando subjacências nos discursos oficiais de estratos e classes sociais agentes dessas práticas de educação inclusiva de surdos. Teve como objetivo geral analisar o discurso sobre formações discursivas elaboradas pelos professores, alunos ouvintes e alunos surdos sobre o “ser surdo” na escola inclusiva e, como específicos, investigar a realidade dos alunos surdos na escola inclusiva; analisar as formações discursivas elaboradas pelos professores em relação ao aluno surdo na escola inclusiva; examinar as formações discursivas elaboradas pelos alunos ouvintes em relação ao aluno surdo na escola inclusiva; avaliar as formações discursivas elaboradas pelos alunos surdos a respeito da escola inclusiva. A metodologia foi a qualitativa, por se tratar de uma pesquisa acerca da eficácia do discurso a respeito de fenômeno social, enquanto que a pesquisa de campo adotada foi a participante, porque se conviveu com os sujeitos pesquisados, alunos surdos e ouvintes e professores. Palavras-Chave: educação inclusiva; aluno surdo; análise do discurso; formação discursiva.Universidade do Estado do AmazonasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Letras e ArtesUEACosta, Claudiana Nair Pothin Narzettihttp://lattes.cnpq.br/2379100029014413Costa, Claudiana Nair Pothin Narzettihttp://lattes.cnpq.br/2379100029014413Souza, Luiz Carlos Martins dehttp://lattes.cnpq.br/4260055312213974Cavalheiro, Juciane dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536Oliveira, Sebastião Reis de2019-12-182019-12-18T14:15:53Z2017-12-222019-12-18T14:15:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1938porBARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1997. BENVENISTE, Emile. Problemas de linguística geral I. Campinas (SP): Pontes, 2005. BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2001. BÍBLIA. A. T. Levítico. Português. 91. ed. 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Esta dissertação aborda as formações discursivas sobre o ser surdo na escola inclusiva. O referencial teórico foi o da Análise do Discurso francesa, circunscrita na categoria formação discursiva. A ideia em apresentar esta temática justifica-se pelas experiências adquiridas e vivenciadas enquanto profissional tradutor/intérprete de Libras em uma das escolas onde a pesquisa foi realizada, assim como pela emergente construção dessa categoria de educação inclusiva concomitante com avanços legais na conjuntura da democratização brasileira desde 1988, a fim de se verificar a pertinência concreta dessa categoria à luz da teoria de discurso perscrutando subjacências nos discursos oficiais de estratos e classes sociais agentes dessas práticas de educação inclusiva de surdos. Teve como objetivo geral analisar o discurso sobre formações discursivas elaboradas pelos professores, alunos ouvintes e alunos surdos sobre o “ser surdo” na escola inclusiva e, como específicos, investigar a realidade dos alunos surdos na escola inclusiva; analisar as formações discursivas elaboradas pelos professores em relação ao aluno surdo na escola inclusiva; examinar as formações discursivas elaboradas pelos alunos ouvintes em relação ao aluno surdo na escola inclusiva; avaliar as formações discursivas elaboradas pelos alunos surdos a respeito da escola inclusiva. A metodologia foi a qualitativa, por se tratar de uma pesquisa acerca da eficácia do discurso a respeito de fenômeno social, enquanto que a pesquisa de campo adotada foi a participante, porque se conviveu com os sujeitos pesquisados, alunos surdos e ouvintes e professores. Palavras-Chave: educação inclusiva; aluno surdo; análise do discurso; formação discursiva.
description This dissertation addresses the discursive formations on being deaf in the inclusive school. The theoretical reference was that of the French discourse analysis circumscribed in the category of discursive formation. The idea to present this theme is justified by the experiences acquired and experienced as a professional translator / interpreter of Libras in one of the schools where the research was carried out, as well as by the emergence of this category of inclusive education concomitant with legal advances in the context of Brazilian democratization Since 1988 in order to verify the concrete pertinence of this category in the light of the discourse theory by peering at the official discourses of strata and social classes agents of these practices of inclusive education of the deaf. The general objective was to analyze the discourse about discursive formations elaborated by teachers, hearing students and deaf students about the "deafness" in the inclusive school and, as specific, to investigate the reality of the deaf students in the inclusive school; To analyze the discursive formations elaborated by the teachers in relation to the deaf student in the inclusive school; To analyze the discursive formations elaborated by the hearing students in relation to the deaf student in the inclusive school; To analyze the discursive formations elaborated by the deaf students regarding the inclusive school. The methodology was qualitative because it was a research about the efficacy of the discourse regarding social phenomenon and the field research was that of participant because the deaf and hearing students and teachers lived together with the studied subjects. Keywords: inclusive education; deaf student; discourse analysis; discursive formation.
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