O emprego preventivo do ronda escolar como modalidade de policiamento comunitário1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Rodrigues da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zogahib, André Luiz Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5872
Resumo: ABSTRACT: in Brazil, since there is an evolution from the traditional to the community, effecting the Public Security Policies. The present work has the objective of analyzing the influence of the School Round to reduce violence in schools, influencing in a positive way the formation of the citizen. The research will be in the qualitative approach, the technical procedures used will be of the type bibliographic research, with the purpose of gathering information to analyze the various positions about the research problem. Brazil is a country with continental territorial dimensions and each region requires a differentiated treatment in the actions carried out by the police, since the challenge requires individual and collective actions and the implementation of public policies not only of public security, but, integrated and continuous, that meet the demands imposed by the incidence of crimes in schools and around them, in addition to broadening the vision of children and young people in relation to the future as a citizen inserted in a social context, through the inclusion of lectures aimed at civics, combating drugs, identification of domestic violence and bullying. KEYWORDS: Community Policing. Public policy. Schools. School Round.
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spelling O emprego preventivo do ronda escolar como modalidade de policiamento comunitário1The preventive employment of the school round as a modality of community policyPoliciamento ComunitárioPolíticas PúblicasEscolasRonda EscolarDireitoABSTRACT: in Brazil, since there is an evolution from the traditional to the community, effecting the Public Security Policies. The present work has the objective of analyzing the influence of the School Round to reduce violence in schools, influencing in a positive way the formation of the citizen. The research will be in the qualitative approach, the technical procedures used will be of the type bibliographic research, with the purpose of gathering information to analyze the various positions about the research problem. Brazil is a country with continental territorial dimensions and each region requires a differentiated treatment in the actions carried out by the police, since the challenge requires individual and collective actions and the implementation of public policies not only of public security, but, integrated and continuous, that meet the demands imposed by the incidence of crimes in schools and around them, in addition to broadening the vision of children and young people in relation to the future as a citizen inserted in a social context, through the inclusion of lectures aimed at civics, combating drugs, identification of domestic violence and bullying. KEYWORDS: Community Policing. Public policy. Schools. School Round.RESUMO: Novas formas de policiamento comunitário são implementadas em algumas cidades no Brasil, pois há uma evolução do tradicional para o comunitário efetivando as Políticas Públicas de Segurança. O presente trabalho tem o objetivo de analisar quais as influências do Ronda Escolar para reduzir a violência nas escolas, influenciando de forma positiva na formação do cidadão. A pesquisa será na abordagem qualitativa, os procedimentos técnicos utilizados serão do tipo pesquisa bibliográfica, com a finalidade de recolher informações para análise das diversas posições acerca do problema da pesquisa. O Brasil é um país de dimensões territoriais continentais e cada região exige um tratamento diferenciado nas ações efetuadas pela polícia, pois o desafio requer ações individuais e coletivas e a efetivação das políticas públicas não somente de segurança pública, mas, integradas e continuadas, que atendam as demandas impostas pela incidência de delitos nas escolas e em torno delas, além de ampliar a visão das crianças e jovens em relação ao futuro como cidadão inserido em um contexto social, através da inclusão de palestras voltadas ao civismo, combate às drogas, identificação da violência doméstica e Bullying. PALAVRAS-CHAVE: Policiamento Comunitário. Políticas Públicas. Escolas. Ronda Escolar.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-06-19T01:22:32Z2024-09-26T21:35:56Z2020-06-182020-06-19T01:22:32Z2018-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBASTOS NETO, Osvaldo. Introdução à segurança pública como segurança social: uma hermenêutica do crime. Salvador: Lumes, 2006. BORDIN, Marcelo. POLÍCIA COMUNITÁRIA: entre a retórica do estado e a prática Cotidiana. Vigilância, Segurança e Controle Social na América Latina, Curitiba, p. 349-368. BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Disponívelem:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 24 out. 2015. BURSIK JR., Robert. J. and HAROLD G. Grasmick (1993). Neighborhood and Crime: the dimensions of effective community control. San Francisco: Jossey-Bass Inc. 1993. DALBOSCO, Jad Luiz, Cel PMSC (org). Polícia Comunitária e Sociedade. in BRASIL. Ministério da Justiça. Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária / Grupo de Trabalho, Portaria SENASP n° 002/2007 — Brasília — DF: Secretaria Nacional de Segurança Pública — SENASP. 2007. FERREIRA, Carlos Delmar. Implementação da Polícia Comunitária: Projeto para uma organização em mudança. Monografia, São Paulo: POLICIALERJ, CSP II/95. GOMES, Luiz Flávio. Definição de crime organizado e a Convenção de Palermo. 2009. Disponível em: < https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1060739/definicao-de-crime-organizado-e-a-convencao-de-palermo>. Acesso em 02 jun. 2012. GRECO, Rogério. Atividade policial: aspectos penais, processuais penais, administrativos e constitucionais. Niterói, RJ: Impetus. MARANHÃO. Estatísticas e atuação da Ronda Escolar frente a violência. Disponível em: <http://www.ma.gov.br/Agenciadenoticias/educacao/atuacao-da-ronda- escolar-diminui-violencia-nas-escolas-em-ate-95-na-grande-sao-luiz/>. Acesso em: 28 Jun. 2018. MARCINEIRO, Nazareno. Polícia comunitária: construindo segurança nas comunidades. Florianópolis: Insular, 2009. PEREZ, Júlio César Araújo. Policiamento Comunitário. Porto Alegre: Ediletras. 2001. ROJANOWICZ, Robert; e Bucquerouxe, Bonnie. Policiamento Comunitário: como começar. Rio de Janeiro: policialerj, 1994. SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001. Disponível em:<ttp://jus.com.br/artigos/41436/o-policiamento-comunitario-como-instrumento-de-garantia-da-seguranca-do- 16 Revista Nova Hileia. Vol. 3. Nº 3, Jul-Dez 2017. ISSN: 2525-4537 cidadao#ixzz3u2RCb1Fq>. Acesso em:28 Nov 18 SKOLNICK, Jerome H; BAYLEY, David. Policiamento Comunitário: Questões e Práticas Através do Mundo; tradução de Ana Luísa Amêndola Pinheiro. 1. ed., São Paulo: EDUSP, 2006. TONRY, Michael; MORRIS, Norval. Policiamento moderno. Trad. Jacy Cardia Ghirotti. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. TROJANOWICZ, Robert; BUCQUEROUX, Bonie. Policiamento Comunitário como começar? São Paulo: Retec, 2003. VERGARA, S. C. Tipos de pesquisa em administração. Cadernos EBAP. 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