Vivências integradas aos espaços não formais: possibilidades de alfabetizar ecologicamente os alunos do 6º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Elizangela
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/674
Resumo: Nas últimas décadas nota-se grande preocupação com o agir do homem sobre a natureza. Sua atitude vem causando desequilíbrio a mesma, tornando necessário formar cidadãos alfabetizados ecologicamente. Para tanto, usou-se neste trabalho como objetivo geral identificar o potencial da Feira do Produtor como espaço não formal para Alfabetizar Ecologicamente os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos destinam-se a verificar o que os teóricos dizem sobre a possibilidade de alfabetizar ecologicamente usando os espaços educativos não formais; proporcionar aos alunos visitação ao espaço não formal de aprendizagem; desenvolver atividades que propiciem ao aluno o estabelecimento de uma relação entre produtos agrícolas e sua procedência. O trabalho norteou-se com base em pesquisa qualitativa, direcionada a abordagem dialética. Teve-se como sujeitos da pesquisa/amostra uma professora e trinta alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora do Carmo. Quanto às técnicas de pesquisa utilizou-se observação estruturada: entrevista, roteiro (norteador das atividades) e questionário. Essa pesquisa se firmou nas teorias de Capra (2006); Gohn (2006); Carvalho (2011); Vieira; Bianconi e Dias (2005), entre outros teóricos necessários à fundamentação da abordagem. Os resultados permitiram constatar que, a Feira do Produtor pode ser utilizada como um espaço não formal de aprendizagem com potencial para a Alfabetização Ecológica, pois o relato de alunos e professora afirma que conhecer os processos que envolvem os produtos comercializados na feira, desperta o interesse dos alunos pelo que está sendo estudado e contribui para uma aprendizagem espontânea e significativa.
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In the last decades great concern has been expressed about man's action on nature. Their attitude has caused the same imbalance, making it necessary to form citizens who are literate ecologically. For this purpose, the general objective was to identify the potential of the Producer's Fair as a non-formal space to Ecologically Literate the students of the 6th year of Elementary School. The specific objectives are to verify what theorists say about the possibility of ecologically literate using non-formal educational spaces; to provide students with access to the non-formal learning space; develop activities that allow the student to establish a relationship between agricultural products and their origin. The work was based on qualitative research, directed to the dialectical approach. We had as subjects of the research / sample a teacher and thirty students of the 6th grade of Elementary School of the College Nossa Senhora do Carmo. As for research techniques, structured observation was used: interview, script (guiding the activities) and questionnaire. This research was based on the theories of Capra (2006); Gohn (2006); Carvalho (2011); Vieira; Bianconi and Dias (2005), among other theorists necessary to the foundation of the approach. The results showed that the Producer's Fair can be used as a non-formal learning space with potential for Ecological Literacy, since the reports of students and teachers state that knowing the processes that involve the products marketed at the fair, arouses the interest of students for what is being studied and contributes to spontaneous and meaningful learning.
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