Motivação: elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cumapa, Vanuza Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/784
Resumo: O presente trabalho tem como temática: Motivação como elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da educação de jovens e adultos do ensino fundamental da Escola Municipal Jociêdes Andrade. O trabalho teve como objetivo verificar se a motivação é importante para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A pesquisa está constituída em três capítulos. O capítulo I apresenta o referencial teórico composto pelo surgimento da motivação e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem. O capítulo ll se reporta aos métodos, técnicas e instrumentos da pesquisa, com a aplicação de questionários para os professores e aos alunos concludentes das turmas “A”, “B”, “C” e “D”, assim como a importância desses elementos para uma investigação científica. O capítulo lll apresenta o resultado, análise e discursão dos dados da pesquisa com os itens antecedentes da escola, a trajetória da pesquisa e análise e obtenção dos dados. Os resultados desse trabalho de pesquisa revelam que os professores enfatizam a motivação como um elemento significativo para o processo de aprendizagem dos educandos, quanto os educandos afirmam que a motivação é essencial para o resultado do desenvolvimento intelectual, psicológico e social de seus processos estudantis. Como conclusão, tanto os professores quanto os alunos da educação de jovens e adultos devem ser motivados, merecem atenção, respeito e precisam ser vistos como agentes transformadores de mudança.
id UEA_1c51f890b933229d00b379d83ee9f0a0
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/784
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling Motivação: elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da EJAMotivation: an important element in the teaching and learning process of EJA studentsMotivaçãoEnsino - AprendizagemEducação de Jovens e adultosEJAO presente trabalho tem como temática: Motivação como elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da educação de jovens e adultos do ensino fundamental da Escola Municipal Jociêdes Andrade. O trabalho teve como objetivo verificar se a motivação é importante para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A pesquisa está constituída em três capítulos. O capítulo I apresenta o referencial teórico composto pelo surgimento da motivação e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem. O capítulo ll se reporta aos métodos, técnicas e instrumentos da pesquisa, com a aplicação de questionários para os professores e aos alunos concludentes das turmas “A”, “B”, “C” e “D”, assim como a importância desses elementos para uma investigação científica. O capítulo lll apresenta o resultado, análise e discursão dos dados da pesquisa com os itens antecedentes da escola, a trajetória da pesquisa e análise e obtenção dos dados. Os resultados desse trabalho de pesquisa revelam que os professores enfatizam a motivação como um elemento significativo para o processo de aprendizagem dos educandos, quanto os educandos afirmam que a motivação é essencial para o resultado do desenvolvimento intelectual, psicológico e social de seus processos estudantis. Como conclusão, tanto os professores quanto os alunos da educação de jovens e adultos devem ser motivados, merecem atenção, respeito e precisam ser vistos como agentes transformadores de mudança.El trabajo tiene como tema: Motivación como elemento importante en el processo ensenanza aprendizaje de los estudiantes de educación de jovenes y adultos de ensenanza fundamental de la Escuela Municipal Jociêdes Andrade. El trabajo tiene como objetivo verificar si la motivación es importante para el proceso de ensenanza aprendizaje de los alumnos. La investigación está constituída por tres capítulos, el primeiro presenta las referencias teóricas compuestas por el surgimento de la motivación y su importancia para el processo de ensenanza y aprendisaje. El capítulo ll se aportan los métodos, técnicas e instrumentos de la pesquisa, con la aplicación de questionarios a profesores y a alumnos concluyentes de los grupos “A”, “B”, “C” e “D”, asi como la importancia de esos elementos para una investigación científica. El capítulo lll presenta el resultado, análise y discución de los datos de la investigación con los itens antecedentes de la escuela, la trayectoria de la investigación, análisis y obtención de los datos. Los resultados de este trabajo de investigación revelam que los profesores enfatizan la motivación como un elemento significativo para el proceso de aprendizaje de los educandos, como los educandos afirman que la motivación es esencial para el resultado del desarrollo intelectual, psicológico y social en sus procesos estudantiles. Como conclusión, tanto los profesores como los alumnos de la educación de jovens y adultos deben ser motivados, merecen atención, respeto y precisan ser vistos como agentes transformadores de cambios.Universidade do Estado do Amazonas2017-12-15T17:55:13Z2017-12-152017-12-15T17:55:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/784porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCumapa, Vanuza Ribeiroreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T13:54:19ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv Motivação: elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da EJA
Motivation: an important element in the teaching and learning process of EJA students
title Motivação: elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da EJA
spellingShingle Motivação: elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da EJA
Cumapa, Vanuza Ribeiro
Motivação
Ensino - Aprendizagem
Educação de Jovens e adultos
EJA
title_short Motivação: elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da EJA
title_full Motivação: elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da EJA
title_fullStr Motivação: elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da EJA
title_full_unstemmed Motivação: elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da EJA
title_sort Motivação: elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da EJA
author Cumapa, Vanuza Ribeiro
author_facet Cumapa, Vanuza Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cumapa, Vanuza Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Ensino - Aprendizagem
Educação de Jovens e adultos
EJA
topic Motivação
Ensino - Aprendizagem
Educação de Jovens e adultos
EJA
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem como temática: Motivação como elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da educação de jovens e adultos do ensino fundamental da Escola Municipal Jociêdes Andrade. O trabalho teve como objetivo verificar se a motivação é importante para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A pesquisa está constituída em três capítulos. O capítulo I apresenta o referencial teórico composto pelo surgimento da motivação e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem. O capítulo ll se reporta aos métodos, técnicas e instrumentos da pesquisa, com a aplicação de questionários para os professores e aos alunos concludentes das turmas “A”, “B”, “C” e “D”, assim como a importância desses elementos para uma investigação científica. O capítulo lll apresenta o resultado, análise e discursão dos dados da pesquisa com os itens antecedentes da escola, a trajetória da pesquisa e análise e obtenção dos dados. Os resultados desse trabalho de pesquisa revelam que os professores enfatizam a motivação como um elemento significativo para o processo de aprendizagem dos educandos, quanto os educandos afirmam que a motivação é essencial para o resultado do desenvolvimento intelectual, psicológico e social de seus processos estudantis. Como conclusão, tanto os professores quanto os alunos da educação de jovens e adultos devem ser motivados, merecem atenção, respeito e precisam ser vistos como agentes transformadores de mudança.
El trabajo tiene como tema: Motivación como elemento importante en el processo ensenanza aprendizaje de los estudiantes de educación de jovenes y adultos de ensenanza fundamental de la Escuela Municipal Jociêdes Andrade. El trabajo tiene como objetivo verificar si la motivación es importante para el proceso de ensenanza aprendizaje de los alumnos. La investigación está constituída por tres capítulos, el primeiro presenta las referencias teóricas compuestas por el surgimento de la motivación y su importancia para el processo de ensenanza y aprendisaje. El capítulo ll se aportan los métodos, técnicas e instrumentos de la pesquisa, con la aplicación de questionarios a profesores y a alumnos concluyentes de los grupos “A”, “B”, “C” e “D”, asi como la importancia de esos elementos para una investigación científica. El capítulo lll presenta el resultado, análise y discución de los datos de la investigación con los itens antecedentes de la escuela, la trayectoria de la investigación, análisis y obtención de los datos. Los resultados de este trabajo de investigación revelam que los profesores enfatizan la motivación como un elemento significativo para el proceso de aprendizaje de los educandos, como los educandos afirman que la motivación es esencial para el resultado del desarrollo intelectual, psicológico y social en sus procesos estudantiles. Como conclusión, tanto los profesores como los alumnos de la educación de jovens y adultos deben ser motivados, merecen atención, respeto y precisan ser vistos como agentes transformadores de cambios.
description O presente trabalho tem como temática: Motivação como elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da educação de jovens e adultos do ensino fundamental da Escola Municipal Jociêdes Andrade. O trabalho teve como objetivo verificar se a motivação é importante para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A pesquisa está constituída em três capítulos. O capítulo I apresenta o referencial teórico composto pelo surgimento da motivação e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem. O capítulo ll se reporta aos métodos, técnicas e instrumentos da pesquisa, com a aplicação de questionários para os professores e aos alunos concludentes das turmas “A”, “B”, “C” e “D”, assim como a importância desses elementos para uma investigação científica. O capítulo lll apresenta o resultado, análise e discursão dos dados da pesquisa com os itens antecedentes da escola, a trajetória da pesquisa e análise e obtenção dos dados. Os resultados desse trabalho de pesquisa revelam que os professores enfatizam a motivação como um elemento significativo para o processo de aprendizagem dos educandos, quanto os educandos afirmam que a motivação é essencial para o resultado do desenvolvimento intelectual, psicológico e social de seus processos estudantis. Como conclusão, tanto os professores quanto os alunos da educação de jovens e adultos devem ser motivados, merecem atenção, respeito e precisam ser vistos como agentes transformadores de mudança.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15T17:55:13Z
2017-12-15
2017-12-15T17:55:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/784
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829747426361344