O Centro Espírita Anna Prado e a Presença kardecista no campo religioso Parintinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ian Carlos
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/978
Resumo: O presente projeto tem como objetivo traçar a história da presença dos kardecistas em Parintins, mostrando, a partir de documentos, o período em que estiveram mais presentes, explicando o seu repentino desaparecimento e seu ressurgimento, buscando explicar os fatores que levaram à esse período de ausência destes. Pois, seguindo os processos que existiram no país, criou – se na cidade uma elite espírita que controlou o poder político da região, não sem a oposição da Igreja Católica. E seu ressurgimento no início do século XX, com a criação do Centro Espírita Anna Prado, que leva o nome da médium que nasceu em Parintins e foi considerada uma das médiuns mais completas do Brasil, traçando processos históricos que não estão presentes na historiografia Tupinambarana. E de como o espiritismo está presente de forma atuante no cenário religioso da cidade, onde apesar de estar “invisível” aos olhos dos institutos oficiais, está despontando como uma crença que satisfaz as necessidades religiosas e “científicas” de seus praticantes, de um povo que é conhecido como supersticioso.
id UEA_44a36e6b0127bdcb93cf4c9727e806f1
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/978
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling O Centro Espírita Anna Prado e a Presença kardecista no campo religioso ParintinenseThe Anna Prado Spiritist Center and the Kardecist Presence in the Parintinense religious campEspiritismoAnna PradoPluralidade ReligiosaO presente projeto tem como objetivo traçar a história da presença dos kardecistas em Parintins, mostrando, a partir de documentos, o período em que estiveram mais presentes, explicando o seu repentino desaparecimento e seu ressurgimento, buscando explicar os fatores que levaram à esse período de ausência destes. Pois, seguindo os processos que existiram no país, criou – se na cidade uma elite espírita que controlou o poder político da região, não sem a oposição da Igreja Católica. E seu ressurgimento no início do século XX, com a criação do Centro Espírita Anna Prado, que leva o nome da médium que nasceu em Parintins e foi considerada uma das médiuns mais completas do Brasil, traçando processos históricos que não estão presentes na historiografia Tupinambarana. E de como o espiritismo está presente de forma atuante no cenário religioso da cidade, onde apesar de estar “invisível” aos olhos dos institutos oficiais, está despontando como uma crença que satisfaz as necessidades religiosas e “científicas” de seus praticantes, de um povo que é conhecido como supersticioso.The purpose of this project is to trace the history of the presence of kardecists in Parintins, showing, from documents, the period in which were more present, explaining his sudden disappearance and his resurgence, seeking to explain the factors that led to this period of absence of these. For, following the processes that existed in the country, a elite that controlled the political power of the region, not without the opposition of the Church Catholic. And its resurgence in the early twentieth century, with the creation of the Spiritist Center Anna Prado, who bears the name of the medium who was born in Parintins and was considered one of the most complete mediums in Brazil, drawing historical processes that do not are present in Tupinambarana historiography. And how spiritism is present in an active way in the religious scene of the city, where "Invisible" in the eyes of the official institutes, is emerging as a satisfies the religious and "scientific" needs of its practitioners, a people who is known as superstitious.Universidade do Estado do Amazonas2018-06-26T17:23:08Z2018-06-202018-06-26T17:23:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/978porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ian Carlosreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T20:27:29ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv O Centro Espírita Anna Prado e a Presença kardecista no campo religioso Parintinense
The Anna Prado Spiritist Center and the Kardecist Presence in the Parintinense religious camp
title O Centro Espírita Anna Prado e a Presença kardecista no campo religioso Parintinense
spellingShingle O Centro Espírita Anna Prado e a Presença kardecista no campo religioso Parintinense
Souza, Ian Carlos
Espiritismo
Anna Prado
Pluralidade Religiosa
title_short O Centro Espírita Anna Prado e a Presença kardecista no campo religioso Parintinense
title_full O Centro Espírita Anna Prado e a Presença kardecista no campo religioso Parintinense
title_fullStr O Centro Espírita Anna Prado e a Presença kardecista no campo religioso Parintinense
title_full_unstemmed O Centro Espírita Anna Prado e a Presença kardecista no campo religioso Parintinense
title_sort O Centro Espírita Anna Prado e a Presença kardecista no campo religioso Parintinense
author Souza, Ian Carlos
author_facet Souza, Ian Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ian Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Espiritismo
Anna Prado
Pluralidade Religiosa
topic Espiritismo
Anna Prado
Pluralidade Religiosa
dc.description.none.fl_txt_mv O presente projeto tem como objetivo traçar a história da presença dos kardecistas em Parintins, mostrando, a partir de documentos, o período em que estiveram mais presentes, explicando o seu repentino desaparecimento e seu ressurgimento, buscando explicar os fatores que levaram à esse período de ausência destes. Pois, seguindo os processos que existiram no país, criou – se na cidade uma elite espírita que controlou o poder político da região, não sem a oposição da Igreja Católica. E seu ressurgimento no início do século XX, com a criação do Centro Espírita Anna Prado, que leva o nome da médium que nasceu em Parintins e foi considerada uma das médiuns mais completas do Brasil, traçando processos históricos que não estão presentes na historiografia Tupinambarana. E de como o espiritismo está presente de forma atuante no cenário religioso da cidade, onde apesar de estar “invisível” aos olhos dos institutos oficiais, está despontando como uma crença que satisfaz as necessidades religiosas e “científicas” de seus praticantes, de um povo que é conhecido como supersticioso.
The purpose of this project is to trace the history of the presence of kardecists in Parintins, showing, from documents, the period in which were more present, explaining his sudden disappearance and his resurgence, seeking to explain the factors that led to this period of absence of these. For, following the processes that existed in the country, a elite that controlled the political power of the region, not without the opposition of the Church Catholic. And its resurgence in the early twentieth century, with the creation of the Spiritist Center Anna Prado, who bears the name of the medium who was born in Parintins and was considered one of the most complete mediums in Brazil, drawing historical processes that do not are present in Tupinambarana historiography. And how spiritism is present in an active way in the religious scene of the city, where "Invisible" in the eyes of the official institutes, is emerging as a satisfies the religious and "scientific" needs of its practitioners, a people who is known as superstitious.
description O presente projeto tem como objetivo traçar a história da presença dos kardecistas em Parintins, mostrando, a partir de documentos, o período em que estiveram mais presentes, explicando o seu repentino desaparecimento e seu ressurgimento, buscando explicar os fatores que levaram à esse período de ausência destes. Pois, seguindo os processos que existiram no país, criou – se na cidade uma elite espírita que controlou o poder político da região, não sem a oposição da Igreja Católica. E seu ressurgimento no início do século XX, com a criação do Centro Espírita Anna Prado, que leva o nome da médium que nasceu em Parintins e foi considerada uma das médiuns mais completas do Brasil, traçando processos históricos que não estão presentes na historiografia Tupinambarana. E de como o espiritismo está presente de forma atuante no cenário religioso da cidade, onde apesar de estar “invisível” aos olhos dos institutos oficiais, está despontando como uma crença que satisfaz as necessidades religiosas e “científicas” de seus praticantes, de um povo que é conhecido como supersticioso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26T17:23:08Z
2018-06-20
2018-06-26T17:23:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/978
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829750436823040