O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/434 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa que utiliza como ferramenta de ensino/aprendizagem da matemática a metodologia do ensino explícito. Partindo da observação da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) verificou-se a deficiência na realização de questões com gráficos. Os gráficos e tabelas como conhecemos hoje, são usados em muitos artigos, jornais e revistas para transmissão de informações. É uma maneira simples de organizar e publicar dados como resultado de uma pesquisa, neste sentido, buscou-se aplicar a utilização dessa ferramenta junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti. A estratégia de ensino na proposta do ensino explícito é estruturada em etapas seqüenciadas e profundamente integrada, por isso o método o em professor busca, de modo intencional, apoiar o aprendizado dos alunos através de uma série a ações em três grandes momentos: preparação e planejamento; o ensino propriamente dito; o acompanhamento e consolidação. Neste contexto, a pesquisa consolidou-se seguindo essa proposta no período de novembro de 2015, obtendo êxito nos resultados obtidos, reafirmando a importância deste tema matemático na educação. |
id |
UEA_4f51153286ab1d6d6a98eb7afec7121c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioinstitucional:riuea/434 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
spelling |
O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino MédioThe Explicit Teaching in the Resolutions of Graphic Issues of the ENEM in the 3rd Year of High SchoolGráficosEnsino explícitoDesempenhoEste trabalho é resultado de uma pesquisa que utiliza como ferramenta de ensino/aprendizagem da matemática a metodologia do ensino explícito. Partindo da observação da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) verificou-se a deficiência na realização de questões com gráficos. Os gráficos e tabelas como conhecemos hoje, são usados em muitos artigos, jornais e revistas para transmissão de informações. É uma maneira simples de organizar e publicar dados como resultado de uma pesquisa, neste sentido, buscou-se aplicar a utilização dessa ferramenta junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti. A estratégia de ensino na proposta do ensino explícito é estruturada em etapas seqüenciadas e profundamente integrada, por isso o método o em professor busca, de modo intencional, apoiar o aprendizado dos alunos através de uma série a ações em três grandes momentos: preparação e planejamento; o ensino propriamente dito; o acompanhamento e consolidação. Neste contexto, a pesquisa consolidou-se seguindo essa proposta no período de novembro de 2015, obtendo êxito nos resultados obtidos, reafirmando a importância deste tema matemático na educação.Universidade do Estado do Amazonas2017-08-21T14:24:53Z2017-08-21T14:24:53Z2017-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/434otherAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHenrique, Napoleão da Cruzreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-10T18:17:04ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/ |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio The Explicit Teaching in the Resolutions of Graphic Issues of the ENEM in the 3rd Year of High School |
title |
O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio |
spellingShingle |
O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio Henrique, Napoleão da Cruz Gráficos Ensino explícito Desempenho |
title_short |
O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio |
title_full |
O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio |
title_fullStr |
O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio |
title_sort |
O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio |
author |
Henrique, Napoleão da Cruz |
author_facet |
Henrique, Napoleão da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henrique, Napoleão da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gráficos Ensino explícito Desempenho |
topic |
Gráficos Ensino explícito Desempenho |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que utiliza como ferramenta de ensino/aprendizagem da matemática a metodologia do ensino explícito. Partindo da observação da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) verificou-se a deficiência na realização de questões com gráficos. Os gráficos e tabelas como conhecemos hoje, são usados em muitos artigos, jornais e revistas para transmissão de informações. É uma maneira simples de organizar e publicar dados como resultado de uma pesquisa, neste sentido, buscou-se aplicar a utilização dessa ferramenta junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti. A estratégia de ensino na proposta do ensino explícito é estruturada em etapas seqüenciadas e profundamente integrada, por isso o método o em professor busca, de modo intencional, apoiar o aprendizado dos alunos através de uma série a ações em três grandes momentos: preparação e planejamento; o ensino propriamente dito; o acompanhamento e consolidação. Neste contexto, a pesquisa consolidou-se seguindo essa proposta no período de novembro de 2015, obtendo êxito nos resultados obtidos, reafirmando a importância deste tema matemático na educação. |
description |
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que utiliza como ferramenta de ensino/aprendizagem da matemática a metodologia do ensino explícito. Partindo da observação da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) verificou-se a deficiência na realização de questões com gráficos. Os gráficos e tabelas como conhecemos hoje, são usados em muitos artigos, jornais e revistas para transmissão de informações. É uma maneira simples de organizar e publicar dados como resultado de uma pesquisa, neste sentido, buscou-se aplicar a utilização dessa ferramenta junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti. A estratégia de ensino na proposta do ensino explícito é estruturada em etapas seqüenciadas e profundamente integrada, por isso o método o em professor busca, de modo intencional, apoiar o aprendizado dos alunos através de uma série a ações em três grandes momentos: preparação e planejamento; o ensino propriamente dito; o acompanhamento e consolidação. Neste contexto, a pesquisa consolidou-se seguindo essa proposta no período de novembro de 2015, obtendo êxito nos resultados obtidos, reafirmando a importância deste tema matemático na educação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-21T14:24:53Z 2017-08-21T14:24:53Z 2017-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/434 |
url |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829748877590528 |