O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique, Napoleão da Cruz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/434
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa que utiliza como ferramenta de ensino/aprendizagem da matemática a metodologia do ensino explícito. Partindo da observação da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) verificou-se a deficiência na realização de questões com gráficos. Os gráficos e tabelas como conhecemos hoje, são usados em muitos artigos, jornais e revistas para transmissão de informações. É uma maneira simples de organizar e publicar dados como resultado de uma pesquisa, neste sentido, buscou-se aplicar a utilização dessa ferramenta junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti. A estratégia de ensino na proposta do ensino explícito é estruturada em etapas seqüenciadas e profundamente integrada, por isso o método o em professor busca, de modo intencional, apoiar o aprendizado dos alunos através de uma série a ações em três grandes momentos: preparação e planejamento; o ensino propriamente dito; o acompanhamento e consolidação. Neste contexto, a pesquisa consolidou-se seguindo essa proposta no período de novembro de 2015, obtendo êxito nos resultados obtidos, reafirmando a importância deste tema matemático na educação.
id UEA_4f51153286ab1d6d6a98eb7afec7121c
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/434
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino MédioThe Explicit Teaching in the Resolutions of Graphic Issues of the ENEM in the 3rd Year of High SchoolGráficosEnsino explícitoDesempenhoEste trabalho é resultado de uma pesquisa que utiliza como ferramenta de ensino/aprendizagem da matemática a metodologia do ensino explícito. Partindo da observação da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) verificou-se a deficiência na realização de questões com gráficos. Os gráficos e tabelas como conhecemos hoje, são usados em muitos artigos, jornais e revistas para transmissão de informações. É uma maneira simples de organizar e publicar dados como resultado de uma pesquisa, neste sentido, buscou-se aplicar a utilização dessa ferramenta junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti. A estratégia de ensino na proposta do ensino explícito é estruturada em etapas seqüenciadas e profundamente integrada, por isso o método o em professor busca, de modo intencional, apoiar o aprendizado dos alunos através de uma série a ações em três grandes momentos: preparação e planejamento; o ensino propriamente dito; o acompanhamento e consolidação. Neste contexto, a pesquisa consolidou-se seguindo essa proposta no período de novembro de 2015, obtendo êxito nos resultados obtidos, reafirmando a importância deste tema matemático na educação.Universidade do Estado do Amazonas2017-08-21T14:24:53Z2017-08-21T14:24:53Z2017-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/434otherAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHenrique, Napoleão da Cruzreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-10T18:17:04ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio
The Explicit Teaching in the Resolutions of Graphic Issues of the ENEM in the 3rd Year of High School
title O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio
spellingShingle O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio
Henrique, Napoleão da Cruz
Gráficos
Ensino explícito
Desempenho
title_short O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio
title_full O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio
title_fullStr O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio
title_full_unstemmed O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio
title_sort O Ensino Explícito nas Resoluções de Questões Gráficas do ENEM no 3° Ano do Ensino Médio
author Henrique, Napoleão da Cruz
author_facet Henrique, Napoleão da Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique, Napoleão da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Gráficos
Ensino explícito
Desempenho
topic Gráficos
Ensino explícito
Desempenho
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho é resultado de uma pesquisa que utiliza como ferramenta de ensino/aprendizagem da matemática a metodologia do ensino explícito. Partindo da observação da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) verificou-se a deficiência na realização de questões com gráficos. Os gráficos e tabelas como conhecemos hoje, são usados em muitos artigos, jornais e revistas para transmissão de informações. É uma maneira simples de organizar e publicar dados como resultado de uma pesquisa, neste sentido, buscou-se aplicar a utilização dessa ferramenta junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti. A estratégia de ensino na proposta do ensino explícito é estruturada em etapas seqüenciadas e profundamente integrada, por isso o método o em professor busca, de modo intencional, apoiar o aprendizado dos alunos através de uma série a ações em três grandes momentos: preparação e planejamento; o ensino propriamente dito; o acompanhamento e consolidação. Neste contexto, a pesquisa consolidou-se seguindo essa proposta no período de novembro de 2015, obtendo êxito nos resultados obtidos, reafirmando a importância deste tema matemático na educação.
description Este trabalho é resultado de uma pesquisa que utiliza como ferramenta de ensino/aprendizagem da matemática a metodologia do ensino explícito. Partindo da observação da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) verificou-se a deficiência na realização de questões com gráficos. Os gráficos e tabelas como conhecemos hoje, são usados em muitos artigos, jornais e revistas para transmissão de informações. É uma maneira simples de organizar e publicar dados como resultado de uma pesquisa, neste sentido, buscou-se aplicar a utilização dessa ferramenta junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti. A estratégia de ensino na proposta do ensino explícito é estruturada em etapas seqüenciadas e profundamente integrada, por isso o método o em professor busca, de modo intencional, apoiar o aprendizado dos alunos através de uma série a ações em três grandes momentos: preparação e planejamento; o ensino propriamente dito; o acompanhamento e consolidação. Neste contexto, a pesquisa consolidou-se seguindo essa proposta no período de novembro de 2015, obtendo êxito nos resultados obtidos, reafirmando a importância deste tema matemático na educação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21T14:24:53Z
2017-08-21T14:24:53Z
2017-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/434
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/434
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829748877590528