A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, João Euder
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/628
Resumo: O Presente trabalho apresenta o resultado de pesquisa na qual foi investigado a utilização de vídeos documentários no ensino da Geografia. A investigação teve como objetivo analisar a contribuição desses vídeos documentários como suporte didático para o Ensino da Geografia na Escola Estadual São José Operário, na cidade de Parintins/AM. Amparando-se nos aportes teóricos de Campos (2009), Cury (2008), Passini (2007), dentre outros, a observação, de caráter qualitativo descritivo, realizou-se através de abordagens para o ensino de Geografia por meio de vídeos e documentários. Em seguida, foram aplicados questionários e entrevistas para melhor compreensão do fenômeno sob investigação. Os resultados indicaram as concepções dos professores e alunos a respeito da importância da cognição e utilização desses recursos didáticos para amenizar eventuais dificuldades encontradas pelos professores ao inserir os aparelhos tecnológicos nas aulas de Geografia, conseqüentemente, melhorando o processo de ensino aprendizagem dessa importante disciplina na construção do conhecimento escolar. Diante disso, sugere-se o uso dos vídeos documentários devido à nova maneira de exposição das aulas e a interação com os aparelhos tecnológicos, a compreensão a partir das imagens, de sons e conteúdos partindo do concreto, do visível, tornando as aulas dinâmicas e complementares aos conteúdos trabalhados.
id UEA_51a2104d720cd3fd35be6acd3a2af7c1
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/628
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling A utilização dos vídeos documentários no ensino da GeografiaThe use of documentary videos in the teaching of GeographyGeografia - Ensino AprendizagemTecnologiaVídeos DocumentáriosO Presente trabalho apresenta o resultado de pesquisa na qual foi investigado a utilização de vídeos documentários no ensino da Geografia. A investigação teve como objetivo analisar a contribuição desses vídeos documentários como suporte didático para o Ensino da Geografia na Escola Estadual São José Operário, na cidade de Parintins/AM. Amparando-se nos aportes teóricos de Campos (2009), Cury (2008), Passini (2007), dentre outros, a observação, de caráter qualitativo descritivo, realizou-se através de abordagens para o ensino de Geografia por meio de vídeos e documentários. Em seguida, foram aplicados questionários e entrevistas para melhor compreensão do fenômeno sob investigação. Os resultados indicaram as concepções dos professores e alunos a respeito da importância da cognição e utilização desses recursos didáticos para amenizar eventuais dificuldades encontradas pelos professores ao inserir os aparelhos tecnológicos nas aulas de Geografia, conseqüentemente, melhorando o processo de ensino aprendizagem dessa importante disciplina na construção do conhecimento escolar. Diante disso, sugere-se o uso dos vídeos documentários devido à nova maneira de exposição das aulas e a interação com os aparelhos tecnológicos, a compreensão a partir das imagens, de sons e conteúdos partindo do concreto, do visível, tornando as aulas dinâmicas e complementares aos conteúdos trabalhados.The present work presents the research result in which the use of Documentary videos in the teaching of Geography. The objective of the investigation was to analyze the Contribution of these documentaries as a didactic support for the Teaching of Geography At the São José Operário State School, in the city of Parintins / AM. Supporting the contributions Theorists of Campos (2009), Cury (2008), Passini (2007), among others, the observation of Descriptive qualitative character, was carried out through approaches to the teaching of Geography Through videos and documentaries. Then, questionnaires and interviews were applied To better understand the phenomenon under investigation. The results indicated the And students' conceptions about the importance of cognition and the use of these Resources to alleviate any difficulties encountered by Inserts the technological devices in the Geography class, consequently, improving the Process of teaching this important discipline in the construction of knowledge School. In view of this, the use of documentary videos is suggested due to the new way of Lectures and the interaction with the technological devices, the understanding from the Images, sounds and contents from the concrete, from the visible, making the classes dynamic and Content.Universidade do Estado do Amazonas2017-09-15T13:57:38Z2017-08-292017-09-15T13:57:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/628porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, João Euderreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T16:51:07ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia
The use of documentary videos in the teaching of Geography
title A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia
spellingShingle A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia
Gomes, João Euder
Geografia - Ensino Aprendizagem
Tecnologia
Vídeos Documentários
title_short A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia
title_full A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia
title_fullStr A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia
title_full_unstemmed A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia
title_sort A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia
author Gomes, João Euder
author_facet Gomes, João Euder
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, João Euder
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Ensino Aprendizagem
Tecnologia
Vídeos Documentários
topic Geografia - Ensino Aprendizagem
Tecnologia
Vídeos Documentários
dc.description.none.fl_txt_mv O Presente trabalho apresenta o resultado de pesquisa na qual foi investigado a utilização de vídeos documentários no ensino da Geografia. A investigação teve como objetivo analisar a contribuição desses vídeos documentários como suporte didático para o Ensino da Geografia na Escola Estadual São José Operário, na cidade de Parintins/AM. Amparando-se nos aportes teóricos de Campos (2009), Cury (2008), Passini (2007), dentre outros, a observação, de caráter qualitativo descritivo, realizou-se através de abordagens para o ensino de Geografia por meio de vídeos e documentários. Em seguida, foram aplicados questionários e entrevistas para melhor compreensão do fenômeno sob investigação. Os resultados indicaram as concepções dos professores e alunos a respeito da importância da cognição e utilização desses recursos didáticos para amenizar eventuais dificuldades encontradas pelos professores ao inserir os aparelhos tecnológicos nas aulas de Geografia, conseqüentemente, melhorando o processo de ensino aprendizagem dessa importante disciplina na construção do conhecimento escolar. Diante disso, sugere-se o uso dos vídeos documentários devido à nova maneira de exposição das aulas e a interação com os aparelhos tecnológicos, a compreensão a partir das imagens, de sons e conteúdos partindo do concreto, do visível, tornando as aulas dinâmicas e complementares aos conteúdos trabalhados.
The present work presents the research result in which the use of Documentary videos in the teaching of Geography. The objective of the investigation was to analyze the Contribution of these documentaries as a didactic support for the Teaching of Geography At the São José Operário State School, in the city of Parintins / AM. Supporting the contributions Theorists of Campos (2009), Cury (2008), Passini (2007), among others, the observation of Descriptive qualitative character, was carried out through approaches to the teaching of Geography Through videos and documentaries. Then, questionnaires and interviews were applied To better understand the phenomenon under investigation. The results indicated the And students' conceptions about the importance of cognition and the use of these Resources to alleviate any difficulties encountered by Inserts the technological devices in the Geography class, consequently, improving the Process of teaching this important discipline in the construction of knowledge School. In view of this, the use of documentary videos is suggested due to the new way of Lectures and the interaction with the technological devices, the understanding from the Images, sounds and contents from the concrete, from the visible, making the classes dynamic and Content.
description O Presente trabalho apresenta o resultado de pesquisa na qual foi investigado a utilização de vídeos documentários no ensino da Geografia. A investigação teve como objetivo analisar a contribuição desses vídeos documentários como suporte didático para o Ensino da Geografia na Escola Estadual São José Operário, na cidade de Parintins/AM. Amparando-se nos aportes teóricos de Campos (2009), Cury (2008), Passini (2007), dentre outros, a observação, de caráter qualitativo descritivo, realizou-se através de abordagens para o ensino de Geografia por meio de vídeos e documentários. Em seguida, foram aplicados questionários e entrevistas para melhor compreensão do fenômeno sob investigação. Os resultados indicaram as concepções dos professores e alunos a respeito da importância da cognição e utilização desses recursos didáticos para amenizar eventuais dificuldades encontradas pelos professores ao inserir os aparelhos tecnológicos nas aulas de Geografia, conseqüentemente, melhorando o processo de ensino aprendizagem dessa importante disciplina na construção do conhecimento escolar. Diante disso, sugere-se o uso dos vídeos documentários devido à nova maneira de exposição das aulas e a interação com os aparelhos tecnológicos, a compreensão a partir das imagens, de sons e conteúdos partindo do concreto, do visível, tornando as aulas dinâmicas e complementares aos conteúdos trabalhados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-15T13:57:38Z
2017-08-29
2017-09-15T13:57:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/628
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829747630833664