A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/628 |
Resumo: | O Presente trabalho apresenta o resultado de pesquisa na qual foi investigado a utilização de vídeos documentários no ensino da Geografia. A investigação teve como objetivo analisar a contribuição desses vídeos documentários como suporte didático para o Ensino da Geografia na Escola Estadual São José Operário, na cidade de Parintins/AM. Amparando-se nos aportes teóricos de Campos (2009), Cury (2008), Passini (2007), dentre outros, a observação, de caráter qualitativo descritivo, realizou-se através de abordagens para o ensino de Geografia por meio de vídeos e documentários. Em seguida, foram aplicados questionários e entrevistas para melhor compreensão do fenômeno sob investigação. Os resultados indicaram as concepções dos professores e alunos a respeito da importância da cognição e utilização desses recursos didáticos para amenizar eventuais dificuldades encontradas pelos professores ao inserir os aparelhos tecnológicos nas aulas de Geografia, conseqüentemente, melhorando o processo de ensino aprendizagem dessa importante disciplina na construção do conhecimento escolar. Diante disso, sugere-se o uso dos vídeos documentários devido à nova maneira de exposição das aulas e a interação com os aparelhos tecnológicos, a compreensão a partir das imagens, de sons e conteúdos partindo do concreto, do visível, tornando as aulas dinâmicas e complementares aos conteúdos trabalhados. |
id |
UEA_51a2104d720cd3fd35be6acd3a2af7c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioinstitucional:riuea/628 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
spelling |
A utilização dos vídeos documentários no ensino da GeografiaThe use of documentary videos in the teaching of GeographyGeografia - Ensino AprendizagemTecnologiaVídeos DocumentáriosO Presente trabalho apresenta o resultado de pesquisa na qual foi investigado a utilização de vídeos documentários no ensino da Geografia. A investigação teve como objetivo analisar a contribuição desses vídeos documentários como suporte didático para o Ensino da Geografia na Escola Estadual São José Operário, na cidade de Parintins/AM. Amparando-se nos aportes teóricos de Campos (2009), Cury (2008), Passini (2007), dentre outros, a observação, de caráter qualitativo descritivo, realizou-se através de abordagens para o ensino de Geografia por meio de vídeos e documentários. Em seguida, foram aplicados questionários e entrevistas para melhor compreensão do fenômeno sob investigação. Os resultados indicaram as concepções dos professores e alunos a respeito da importância da cognição e utilização desses recursos didáticos para amenizar eventuais dificuldades encontradas pelos professores ao inserir os aparelhos tecnológicos nas aulas de Geografia, conseqüentemente, melhorando o processo de ensino aprendizagem dessa importante disciplina na construção do conhecimento escolar. Diante disso, sugere-se o uso dos vídeos documentários devido à nova maneira de exposição das aulas e a interação com os aparelhos tecnológicos, a compreensão a partir das imagens, de sons e conteúdos partindo do concreto, do visível, tornando as aulas dinâmicas e complementares aos conteúdos trabalhados.The present work presents the research result in which the use of Documentary videos in the teaching of Geography. The objective of the investigation was to analyze the Contribution of these documentaries as a didactic support for the Teaching of Geography At the São José Operário State School, in the city of Parintins / AM. Supporting the contributions Theorists of Campos (2009), Cury (2008), Passini (2007), among others, the observation of Descriptive qualitative character, was carried out through approaches to the teaching of Geography Through videos and documentaries. Then, questionnaires and interviews were applied To better understand the phenomenon under investigation. The results indicated the And students' conceptions about the importance of cognition and the use of these Resources to alleviate any difficulties encountered by Inserts the technological devices in the Geography class, consequently, improving the Process of teaching this important discipline in the construction of knowledge School. In view of this, the use of documentary videos is suggested due to the new way of Lectures and the interaction with the technological devices, the understanding from the Images, sounds and contents from the concrete, from the visible, making the classes dynamic and Content.Universidade do Estado do Amazonas2017-09-15T13:57:38Z2017-08-292017-09-15T13:57:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/628porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, João Euderreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T16:51:07ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/ |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia The use of documentary videos in the teaching of Geography |
title |
A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia |
spellingShingle |
A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia Gomes, João Euder Geografia - Ensino Aprendizagem Tecnologia Vídeos Documentários |
title_short |
A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia |
title_full |
A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia |
title_fullStr |
A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia |
title_full_unstemmed |
A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia |
title_sort |
A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia |
author |
Gomes, João Euder |
author_facet |
Gomes, João Euder |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, João Euder |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Ensino Aprendizagem Tecnologia Vídeos Documentários |
topic |
Geografia - Ensino Aprendizagem Tecnologia Vídeos Documentários |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O Presente trabalho apresenta o resultado de pesquisa na qual foi investigado a utilização de vídeos documentários no ensino da Geografia. A investigação teve como objetivo analisar a contribuição desses vídeos documentários como suporte didático para o Ensino da Geografia na Escola Estadual São José Operário, na cidade de Parintins/AM. Amparando-se nos aportes teóricos de Campos (2009), Cury (2008), Passini (2007), dentre outros, a observação, de caráter qualitativo descritivo, realizou-se através de abordagens para o ensino de Geografia por meio de vídeos e documentários. Em seguida, foram aplicados questionários e entrevistas para melhor compreensão do fenômeno sob investigação. Os resultados indicaram as concepções dos professores e alunos a respeito da importância da cognição e utilização desses recursos didáticos para amenizar eventuais dificuldades encontradas pelos professores ao inserir os aparelhos tecnológicos nas aulas de Geografia, conseqüentemente, melhorando o processo de ensino aprendizagem dessa importante disciplina na construção do conhecimento escolar. Diante disso, sugere-se o uso dos vídeos documentários devido à nova maneira de exposição das aulas e a interação com os aparelhos tecnológicos, a compreensão a partir das imagens, de sons e conteúdos partindo do concreto, do visível, tornando as aulas dinâmicas e complementares aos conteúdos trabalhados. The present work presents the research result in which the use of Documentary videos in the teaching of Geography. The objective of the investigation was to analyze the Contribution of these documentaries as a didactic support for the Teaching of Geography At the São José Operário State School, in the city of Parintins / AM. Supporting the contributions Theorists of Campos (2009), Cury (2008), Passini (2007), among others, the observation of Descriptive qualitative character, was carried out through approaches to the teaching of Geography Through videos and documentaries. Then, questionnaires and interviews were applied To better understand the phenomenon under investigation. The results indicated the And students' conceptions about the importance of cognition and the use of these Resources to alleviate any difficulties encountered by Inserts the technological devices in the Geography class, consequently, improving the Process of teaching this important discipline in the construction of knowledge School. In view of this, the use of documentary videos is suggested due to the new way of Lectures and the interaction with the technological devices, the understanding from the Images, sounds and contents from the concrete, from the visible, making the classes dynamic and Content. |
description |
O Presente trabalho apresenta o resultado de pesquisa na qual foi investigado a utilização de vídeos documentários no ensino da Geografia. A investigação teve como objetivo analisar a contribuição desses vídeos documentários como suporte didático para o Ensino da Geografia na Escola Estadual São José Operário, na cidade de Parintins/AM. Amparando-se nos aportes teóricos de Campos (2009), Cury (2008), Passini (2007), dentre outros, a observação, de caráter qualitativo descritivo, realizou-se através de abordagens para o ensino de Geografia por meio de vídeos e documentários. Em seguida, foram aplicados questionários e entrevistas para melhor compreensão do fenômeno sob investigação. Os resultados indicaram as concepções dos professores e alunos a respeito da importância da cognição e utilização desses recursos didáticos para amenizar eventuais dificuldades encontradas pelos professores ao inserir os aparelhos tecnológicos nas aulas de Geografia, conseqüentemente, melhorando o processo de ensino aprendizagem dessa importante disciplina na construção do conhecimento escolar. Diante disso, sugere-se o uso dos vídeos documentários devido à nova maneira de exposição das aulas e a interação com os aparelhos tecnológicos, a compreensão a partir das imagens, de sons e conteúdos partindo do concreto, do visível, tornando as aulas dinâmicas e complementares aos conteúdos trabalhados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-15T13:57:38Z 2017-08-29 2017-09-15T13:57:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/628 |
url |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829747630833664 |