A utilização de material concreto para resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau no 1º ano do Ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Keyla Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1387
Resumo: Muitos trabalhos acadêmicos abordam os conceitos e fórmulas resolutivas das equações do 2º grau e descrevem a importância do professor adotar metodologias de ensino inovadoras no estudo da Matemática. Surgiu o interesse de verificar como utilizar o material concreto para facilitar a compreensão e a resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau para alunos do 1º ano do Ensino Médio? Observamos que esses trabalhos aplicam exemplos simples e do próprio livro didático, sem articular os problemas contextualizados que dê ao aluno a oportunidade de ver a importância de se estudar esse conteúdo e sua aplicabilidade com o cotidiano.
id UEA_53a93cb8b5f68e7aa11d272903eac92f
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/1387
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling A utilização de material concreto para resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau no 1º ano do Ensino médioThe use of concrete material to solve contextualized problems of equations of the 2nd grade in the 1st year of High SchoolEquações de 2º grauEnsino médioMuitos trabalhos acadêmicos abordam os conceitos e fórmulas resolutivas das equações do 2º grau e descrevem a importância do professor adotar metodologias de ensino inovadoras no estudo da Matemática. Surgiu o interesse de verificar como utilizar o material concreto para facilitar a compreensão e a resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau para alunos do 1º ano do Ensino Médio? Observamos que esses trabalhos aplicam exemplos simples e do próprio livro didático, sem articular os problemas contextualizados que dê ao aluno a oportunidade de ver a importância de se estudar esse conteúdo e sua aplicabilidade com o cotidiano.Many academic papers deal with the concepts and formulas of the equations of the second degree and describe the importance of the teacher to adopt innovative teaching methods in the study of Mathematics. Has the interest arose to verify how to use the concrete material to facilitate the understanding and the resolution of contextualized problems of equations of the second degree for students of the 1st year of High School? We observe that these works apply simple examples and the textbook itself, without articulating the contextualized problems that give the student the opportunity to see the importance of studying this content and its applicability with everyday life.Universidade do Estado do Amazonas2019-02-02T20:50:16Z2018-11-232019-02-02T20:50:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Keyla Ferreira de. A utilização de material concreto para resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau no 1º ano do Ensino médio. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2018.http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1387porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Keyla Ferreira dereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-10T19:46:36ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de material concreto para resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau no 1º ano do Ensino médio
The use of concrete material to solve contextualized problems of equations of the 2nd grade in the 1st year of High School
title A utilização de material concreto para resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau no 1º ano do Ensino médio
spellingShingle A utilização de material concreto para resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau no 1º ano do Ensino médio
Souza, Keyla Ferreira de
Equações de 2º grau
Ensino médio
title_short A utilização de material concreto para resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau no 1º ano do Ensino médio
title_full A utilização de material concreto para resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau no 1º ano do Ensino médio
title_fullStr A utilização de material concreto para resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau no 1º ano do Ensino médio
title_full_unstemmed A utilização de material concreto para resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau no 1º ano do Ensino médio
title_sort A utilização de material concreto para resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau no 1º ano do Ensino médio
author Souza, Keyla Ferreira de
author_facet Souza, Keyla Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Keyla Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Equações de 2º grau
Ensino médio
topic Equações de 2º grau
Ensino médio
dc.description.none.fl_txt_mv Muitos trabalhos acadêmicos abordam os conceitos e fórmulas resolutivas das equações do 2º grau e descrevem a importância do professor adotar metodologias de ensino inovadoras no estudo da Matemática. Surgiu o interesse de verificar como utilizar o material concreto para facilitar a compreensão e a resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau para alunos do 1º ano do Ensino Médio? Observamos que esses trabalhos aplicam exemplos simples e do próprio livro didático, sem articular os problemas contextualizados que dê ao aluno a oportunidade de ver a importância de se estudar esse conteúdo e sua aplicabilidade com o cotidiano.
Many academic papers deal with the concepts and formulas of the equations of the second degree and describe the importance of the teacher to adopt innovative teaching methods in the study of Mathematics. Has the interest arose to verify how to use the concrete material to facilitate the understanding and the resolution of contextualized problems of equations of the second degree for students of the 1st year of High School? We observe that these works apply simple examples and the textbook itself, without articulating the contextualized problems that give the student the opportunity to see the importance of studying this content and its applicability with everyday life.
description Muitos trabalhos acadêmicos abordam os conceitos e fórmulas resolutivas das equações do 2º grau e descrevem a importância do professor adotar metodologias de ensino inovadoras no estudo da Matemática. Surgiu o interesse de verificar como utilizar o material concreto para facilitar a compreensão e a resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau para alunos do 1º ano do Ensino Médio? Observamos que esses trabalhos aplicam exemplos simples e do próprio livro didático, sem articular os problemas contextualizados que dê ao aluno a oportunidade de ver a importância de se estudar esse conteúdo e sua aplicabilidade com o cotidiano.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23
2019-02-02T20:50:16Z
2019-02-02T20:50:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Keyla Ferreira de. A utilização de material concreto para resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau no 1º ano do Ensino médio. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2018.
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1387
identifier_str_mv SOUZA, Keyla Ferreira de. A utilização de material concreto para resolução de problemas contextualizados de equações do 2º grau no 1º ano do Ensino médio. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2018.
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829749817114624