Sala de aula como palco: figurino numa montagem de caráter escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dayvisson Caldas da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2753
Resumo: Propõe com esse trabalho é retomar as idéias presentes em que o estudo dos elementos teatrais é fundamental para a formação dos educandos. Com isso, o figurino passa a ser visto como conteúdo, capaz de proporcionar experiências significativas no processo de formação dos sujeitos. Com a efetivação de uma sala de elaboração, confecção e acervo de figurinos, a escola está permitindo o acesso ás fases de criação de espetáculo teatral, bem como, contribuindo para a formação de futuros artistas. A pesquisa tem como objetivo geral discutir o processo de concepção do figurino na montagem escolar Cachos de Dandara face aos conceitos de dramaturgia utilizados em montagens profissionais. E os específicos relatar experiências de vida com o figurino, Contrapor a elaboração de figurinos para produções profissionais e para produções de âmbito escolar e Compor um panorama do figurino no processo de Montagem Cênica ”Cachos de Dandara” e sua relevância na minha formação acadêmica profissional.O figurino potencializa, mas pode, também, tornar-se um fator restritivo ao entendimento do Fazer teatral que na cena quer se impor. A compreensão em como se dá o construto das vestimentas transita necessariamente no conhecimento da proposição artística geral para elucidar aquilo que lhe é particular. Assim, o figurino passa a ser um processo criativo a seu próprio modo.
id UEA_5b407f039ae5153d0c8952f0ca3aebcb
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/2753
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Sala de aula como palco: figurino numa montagem de caráter escolarEducaçãoFigurinoTeatroPropõe com esse trabalho é retomar as idéias presentes em que o estudo dos elementos teatrais é fundamental para a formação dos educandos. Com isso, o figurino passa a ser visto como conteúdo, capaz de proporcionar experiências significativas no processo de formação dos sujeitos. Com a efetivação de uma sala de elaboração, confecção e acervo de figurinos, a escola está permitindo o acesso ás fases de criação de espetáculo teatral, bem como, contribuindo para a formação de futuros artistas. A pesquisa tem como objetivo geral discutir o processo de concepção do figurino na montagem escolar Cachos de Dandara face aos conceitos de dramaturgia utilizados em montagens profissionais. E os específicos relatar experiências de vida com o figurino, Contrapor a elaboração de figurinos para produções profissionais e para produções de âmbito escolar e Compor um panorama do figurino no processo de Montagem Cênica ”Cachos de Dandara” e sua relevância na minha formação acadêmica profissional.O figurino potencializa, mas pode, também, tornar-se um fator restritivo ao entendimento do Fazer teatral que na cena quer se impor. A compreensão em como se dá o construto das vestimentas transita necessariamente no conhecimento da proposição artística geral para elucidar aquilo que lhe é particular. Assim, o figurino passa a ser um processo criativo a seu próprio modo.Proposes with this work is to retake the ideas present in in which the study of the theatrical elements is fundamental for the formation of the students. With this, the costume is seen as content, capable of providing significant experiences in the process of training subjects. With the creation of a room for elaboration, confection and collection of costumes, the school is allowing access to the stages of creation of theatrical spectacle, as well as, contributing to the formation of future artists. The research has as general objective to discuss the process of design of the costumes in the school assembly Cachos de Dandara in relation to the concepts of dramaturgy used in professional montages. And the specifics relate life experiences with the costumes, Contrapos the elaboration of costumes for professional productions and for productions of school scope and Compose a panorama of the costumes in the process of Scenic Assembly "Cachos de Dandara" and its relevance in my professional academic formation. The costume is potentialized, but it can also become a restrictive factor to the understanding of the theatrical act that the scene wants to impose itself. The understanding of how the construct of the garments takes place necessarily transforms in the knowledge of the general artistic proposition to elucidate what is particular to it. Thus, the costume becomes a creative process in its own way.Universidade do Estado do Amazonas2018-08-17T14:52:06Z2024-09-06T19:38:26Z2018-08-17T14:52:06Z18-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2753porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Dayvisson Caldas dareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-10-04T14:28:33Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/2753Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-10-04T14:28:33Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de aula como palco: figurino numa montagem de caráter escolar
title Sala de aula como palco: figurino numa montagem de caráter escolar
spellingShingle Sala de aula como palco: figurino numa montagem de caráter escolar
Silva, Dayvisson Caldas da
Educação
Figurino
Teatro
title_short Sala de aula como palco: figurino numa montagem de caráter escolar
title_full Sala de aula como palco: figurino numa montagem de caráter escolar
title_fullStr Sala de aula como palco: figurino numa montagem de caráter escolar
title_full_unstemmed Sala de aula como palco: figurino numa montagem de caráter escolar
title_sort Sala de aula como palco: figurino numa montagem de caráter escolar
author Silva, Dayvisson Caldas da
author_facet Silva, Dayvisson Caldas da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dayvisson Caldas da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Figurino
Teatro
topic Educação
Figurino
Teatro
description Propõe com esse trabalho é retomar as idéias presentes em que o estudo dos elementos teatrais é fundamental para a formação dos educandos. Com isso, o figurino passa a ser visto como conteúdo, capaz de proporcionar experiências significativas no processo de formação dos sujeitos. Com a efetivação de uma sala de elaboração, confecção e acervo de figurinos, a escola está permitindo o acesso ás fases de criação de espetáculo teatral, bem como, contribuindo para a formação de futuros artistas. A pesquisa tem como objetivo geral discutir o processo de concepção do figurino na montagem escolar Cachos de Dandara face aos conceitos de dramaturgia utilizados em montagens profissionais. E os específicos relatar experiências de vida com o figurino, Contrapor a elaboração de figurinos para produções profissionais e para produções de âmbito escolar e Compor um panorama do figurino no processo de Montagem Cênica ”Cachos de Dandara” e sua relevância na minha formação acadêmica profissional.O figurino potencializa, mas pode, também, tornar-se um fator restritivo ao entendimento do Fazer teatral que na cena quer se impor. A compreensão em como se dá o construto das vestimentas transita necessariamente no conhecimento da proposição artística geral para elucidar aquilo que lhe é particular. Assim, o figurino passa a ser um processo criativo a seu próprio modo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 18-08-17
2018-08-17T14:52:06Z
2018-08-17T14:52:06Z
2024-09-06T19:38:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2753
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701114439958528