Aquilombar-se em caconversas - Revisitando memórias e desmontando processos do palhaço Caco em busca de uma palhaçaria negra
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2984 |
Resumo: | What happens to a clown when he recognizes himself as black? The article presents the dismantling process of the Caco clown, triggering the recognition of its blackness, triggered by conversations and exchanges with black artists. The work problematizes the formation of the clown based on race clippings, in an auto-ethnographic way, crossing the memories of the clown self and its "cacocaminhada", revisiting sensations, insecurities and accidents, in parallel with the rediscovery of this identity erased by the structural racism of our society. . The research is presented under a performative writing uniting the sensitive speech of the clown Caco, with the notes of researcher Jean in debate with authors such as Ricardo Puccetti, Jacques Lecoq, Philippe Gaulier, Abdias do Nascimento, Frances Fanon, among other voices that together form this reflective cacophony in search of a path to the black clown. Keys-words: black-clown, process, dismantling. |
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Aquilombar-se em caconversas - Revisitando memórias e desmontando processos do palhaço Caco em busca de uma palhaçaria negraPalhaçaria-NegraProcessoDesmontagemTeatroWhat happens to a clown when he recognizes himself as black? The article presents the dismantling process of the Caco clown, triggering the recognition of its blackness, triggered by conversations and exchanges with black artists. The work problematizes the formation of the clown based on race clippings, in an auto-ethnographic way, crossing the memories of the clown self and its "cacocaminhada", revisiting sensations, insecurities and accidents, in parallel with the rediscovery of this identity erased by the structural racism of our society. . The research is presented under a performative writing uniting the sensitive speech of the clown Caco, with the notes of researcher Jean in debate with authors such as Ricardo Puccetti, Jacques Lecoq, Philippe Gaulier, Abdias do Nascimento, Frances Fanon, among other voices that together form this reflective cacophony in search of a path to the black clown. Keys-words: black-clown, process, dismantling.O que acontece com um palhaço quando ele se reconhece como negro? O artigo apresenta o processo de desmontagem do palhaço Caco, tendo como disparador o reconhecimento de sua negritude, desencadeada por conversas e trocas com artistas negras. O trabalho problematiza a formação do palhaço a partir dos recortes de raça, de forma autoetnográfica atravessando as memórias do eu palhaço e sua cacocaminhada , revisitando sensações, inseguranças e acasos, em paralelo com as redescobertas dessa identidade apagada pelo racismo estrutural de nossa sociedade. A pesquisa se apresenta sob uma escrita performativa unindo a fala sensível do palhaço Caco, com os apontamentos do pesquisador Jean em debate com autores como Ricardo Puccetti, Jacques Lecoq, Philippe Gaulier, Abdias do Nascimento, Frances Fanon, entre outras vozes que juntas formam essa cacofonia reflexiva em busca de um caminho para a palhaçaria negra. Palavras-chave: palhaçaria-negra, processo, desmontagem.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEASantos, Daniely Peinado dosSantos , Daniely Peinado dosSouza, Jean Ricardo Oliveira de2020-04-11T22:14:41Z2024-09-06T19:41:25Z2020-04-072020-04-11T22:14:41Z2019-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2984porBURNIER, L.O. A Arte do Ator: da técnica à representação . 2a Ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009. FANON, FRANTZ. Pele negra máscaras brancas . Frantz Fanon ; tradução de Renato da Silveira . - Salvador : EDUFBA, 2008 FORTIN, Sylvie. “Contribuições possíveis da etnografia e da auto etnografia para a pesquisa na pratica artística. ” Revista Cena, n. 7, p. 77-87, 2009. Porto Alegre. JUNIOR, Joceslino. É tempo de aquilombar . Alma Preta, 2019. Disponível em:< https://www.almapreta.com/editorias/o-quilombo/e-tempo-de-se-aquilomba r >. Acesso em: 10 de setembro de 2019. LECOQ, J. Em busca de seu próprio clown . 1987. Trad. Roberto Mallet. Disponível em: . Acesso em: 28 de maio de 2019. LIGIÉRO, Zeca. Teatro das Origens - estudos das performances Afro-Ameríndias. Editora Garamond. Rio de Janeiro - RJ. 2019 MUÑOZ, Cristiane. Um nariz de Vantagem . REVISTA DO LUME. UNICAMP – LUME – COCEN. Campinas: UNICAMP, n. 1, 2012. Disponível em: < https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/222/213 > Acesso em 20 de novembro de 2019. NASCIMENTO, Abdias. O Genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado . Rio de Janeiro - RJ. Editora Paz e Terra, 1978. PUCCETTI, Ricardo. No caminho do palhaço . REVISTA DO LUME. UNICAMP – LUME – COCEN. Campinas: UNICAMP, n. 7, dezembro 2009. Disponível em: < http://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/download/231 /222> Acesso em 05 de junho de 2019. 25 SALLES, Cecília Almeida. Redes de Criação. São Paulo: Horizonte, 2006.Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-10-04T14:19:40Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/2984Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-10-04T14:19:40Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
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