O espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré-escola II da Escola Municipal Francisco Mendes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Fabio Saldanha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1143
Resumo: Esta pesquisa tem como tema “O espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré-escola” com o objetivo de verificar a relação do espaço/ambiente físico com a psicomotricidade e os desafios para o desenvolvimento de atividades psicomotoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como amostra 1 Gestor, 1 Apoio pedagógico, 4 professoras, 5 pais e 4 alunos de uma escola Municipal de Educação Infantil do pré II da cidade de Tabatinga. Para a obtenção dos dados, foi feita observação de campo e aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas para o gestor, o apoio pedagógico, professoras, pais e alunos. O referencial teórico que embasaram esta pesquisa foram às leis e diretrizes sobre a infraestrutura na educação infantil e os escritos sobre o espaço físico e psicomotricidade, bem como os autores Lima (1995), Demo (2001), Fonseca (1995), Alves (2012), Le Boulch (1986), Negrine (1995). Os resultados dos estudos indicam que a instituição observada forneceu evidencias de que encontra-se bastante distante de oferecer às crianças em relação ao ambiente o que preconiza os teóricos e a legislação vigente. Constatou-se também que a escola oferece dentro de suas possibilidades o que tem de melhor, mas estar longe de atender o que está disposto na legislação que trata do assunto.
id UEA_898834019e2d3f1bca68138c302fe4f1
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/1143
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling O espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré-escola II da Escola Municipal Francisco MendesThe school space and psychomotor: the challenges of the development of psychomotor activities of children in pre-school II of the Francisco Mendes Municipal SchoolEspaço/Ambiente físicoPsicomotricidadeDesenvolvimento psicomotorEsta pesquisa tem como tema “O espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré-escola” com o objetivo de verificar a relação do espaço/ambiente físico com a psicomotricidade e os desafios para o desenvolvimento de atividades psicomotoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como amostra 1 Gestor, 1 Apoio pedagógico, 4 professoras, 5 pais e 4 alunos de uma escola Municipal de Educação Infantil do pré II da cidade de Tabatinga. Para a obtenção dos dados, foi feita observação de campo e aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas para o gestor, o apoio pedagógico, professoras, pais e alunos. O referencial teórico que embasaram esta pesquisa foram às leis e diretrizes sobre a infraestrutura na educação infantil e os escritos sobre o espaço físico e psicomotricidade, bem como os autores Lima (1995), Demo (2001), Fonseca (1995), Alves (2012), Le Boulch (1986), Negrine (1995). Os resultados dos estudos indicam que a instituição observada forneceu evidencias de que encontra-se bastante distante de oferecer às crianças em relação ao ambiente o que preconiza os teóricos e a legislação vigente. Constatou-se também que a escola oferece dentro de suas possibilidades o que tem de melhor, mas estar longe de atender o que está disposto na legislação que trata do assunto.Esta investigación tiene como tema "El espacio escolar y psicomotricidad: los desafíos del desarrollo de actividades psicomotoras de niños en la preescolar" con el objetivo de verificar la relación del espacio/ambiente físico con la psicomotricidad y los desafíos para el desarrollo de actividades psicomotoras. Se trata de una investigación cualitativa que tuvo como muestra 1 Gestor, 1 Apoyo pedagógico, 4 profesoras, 5 padres y 4 alumnos de una escuela Municipal de Educación Infantil del pre II de la ciudad de Tabatinga. Para la obtención de los datos, se hizo observación de campo y aplicación de un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas para el gestor, el apoyo pedagógico, profesoras, padres y alumnos. El referencial teórico que basó esta investigación fueron las leyes y directrices sobre la infraestructura en la educación infantil y los escritos sobre el espacio físico y psicomotricidad, así como los autoresLima (1995), Demo (2001), Fonseca (1995), Alves (2012), Le Boulch (1986), Negrine (1995).Los resultados de los estudios indican que la institución observada proporcionó evidencias de que se encuentra bastante distante de ofrecer a los niños en relación al ambiente lo que preconiza los teóricos y la legislación vigente. Se constató también que la escuela ofrece dentro de sus posibilidades lo que tiene de mejor, pero estar lejos de atender lo que está dispuesto en la legislación que trata del asunto.Universidade do Estado do Amazonas2017-11-14T17:51:49Z2024-08-31T14:01:10Z2017-11-14T17:51:49Z2017-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1143porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Fabio Saldanhareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-31T14:10:02Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/1143Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-31T14:10:02Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv O espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré-escola II da Escola Municipal Francisco Mendes
The school space and psychomotor: the challenges of the development of psychomotor activities of children in pre-school II of the Francisco Mendes Municipal School
title O espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré-escola II da Escola Municipal Francisco Mendes
spellingShingle O espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré-escola II da Escola Municipal Francisco Mendes
Soares, Fabio Saldanha
Espaço/Ambiente físico
Psicomotricidade
Desenvolvimento psicomotor
title_short O espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré-escola II da Escola Municipal Francisco Mendes
title_full O espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré-escola II da Escola Municipal Francisco Mendes
title_fullStr O espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré-escola II da Escola Municipal Francisco Mendes
title_full_unstemmed O espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré-escola II da Escola Municipal Francisco Mendes
title_sort O espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré-escola II da Escola Municipal Francisco Mendes
author Soares, Fabio Saldanha
author_facet Soares, Fabio Saldanha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Fabio Saldanha
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço/Ambiente físico
Psicomotricidade
Desenvolvimento psicomotor
topic Espaço/Ambiente físico
Psicomotricidade
Desenvolvimento psicomotor
description Esta pesquisa tem como tema “O espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré-escola” com o objetivo de verificar a relação do espaço/ambiente físico com a psicomotricidade e os desafios para o desenvolvimento de atividades psicomotoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como amostra 1 Gestor, 1 Apoio pedagógico, 4 professoras, 5 pais e 4 alunos de uma escola Municipal de Educação Infantil do pré II da cidade de Tabatinga. Para a obtenção dos dados, foi feita observação de campo e aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas para o gestor, o apoio pedagógico, professoras, pais e alunos. O referencial teórico que embasaram esta pesquisa foram às leis e diretrizes sobre a infraestrutura na educação infantil e os escritos sobre o espaço físico e psicomotricidade, bem como os autores Lima (1995), Demo (2001), Fonseca (1995), Alves (2012), Le Boulch (1986), Negrine (1995). Os resultados dos estudos indicam que a instituição observada forneceu evidencias de que encontra-se bastante distante de oferecer às crianças em relação ao ambiente o que preconiza os teóricos e a legislação vigente. Constatou-se também que a escola oferece dentro de suas possibilidades o que tem de melhor, mas estar longe de atender o que está disposto na legislação que trata do assunto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-14T17:51:49Z
2017-11-14T17:51:49Z
2017-11-14
2024-08-31T14:01:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1143
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701091421618176