Arqueologia e educação patrimonial em comunidades amazônicas: uma experiência na floresta nacional de Tefé, Coari e Manaus (Am)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girão, Francisco Everardo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mendonça, Arminda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5920
Resumo: O trabalho foi desenvolvido nas comunidades ribeirinhas da Floresta Nacional de Tefé e nos municípios de Coari e Manaus, no Amazonas, com ações de Educação Patrimonial veiculadas por força das pesquisas arqueológicas do “Projeto Araracanga”, da PETROBRÁS. Foi necessário realizar oficinas de sensibilização arqueológica, palestras, apresentação de kit de sensibilização arqueológica e exposição fotográfica: “O fazer arqueológico”, bem como, visitas técnicas nas localidades ribeirinhas, sendo utilizada a metodologia de planejamento participativo com aplicação da matriz SWOT e destaque para as vocações naturais e culturais das localidades visitadas. Os resultados foram considerados positivos, embora do ponto de vista dos educadores haja plena consciência de que atividades realizadas sob a égide da educação, não se encerram apenas com o cumprimento do que foi proposto. Ressalta-se ainda a efetiva participação dos comunitários nas atividades de Educação Patrimonial nas comunidades ribeirinhas locais, bem como os professores multiplicadores do conhecimento arqueológico dos municípios envolvidos.
id UEA_8de3b29eef80a1a1b9c26f70b725ff8b
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/5920
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Arqueologia e educação patrimonial em comunidades amazônicas: uma experiência na floresta nacional de Tefé, Coari e Manaus (Am)Archeology and patrimonial education in Amazonian communities: an experiment in the national forest of Tefé, Coari and Manaus (Am)PlanejamentoArqueologiaEducação PatrimonialComunidadeO trabalho foi desenvolvido nas comunidades ribeirinhas da Floresta Nacional de Tefé e nos municípios de Coari e Manaus, no Amazonas, com ações de Educação Patrimonial veiculadas por força das pesquisas arqueológicas do “Projeto Araracanga”, da PETROBRÁS. Foi necessário realizar oficinas de sensibilização arqueológica, palestras, apresentação de kit de sensibilização arqueológica e exposição fotográfica: “O fazer arqueológico”, bem como, visitas técnicas nas localidades ribeirinhas, sendo utilizada a metodologia de planejamento participativo com aplicação da matriz SWOT e destaque para as vocações naturais e culturais das localidades visitadas. Os resultados foram considerados positivos, embora do ponto de vista dos educadores haja plena consciência de que atividades realizadas sob a égide da educação, não se encerram apenas com o cumprimento do que foi proposto. Ressalta-se ainda a efetiva participação dos comunitários nas atividades de Educação Patrimonial nas comunidades ribeirinhas locais, bem como os professores multiplicadores do conhecimento arqueológico dos municípios envolvidos.The work was developed in the riverside communities of the Tefé National Forest Park and in the municipalities of Coari and Manaus, in Amazonas, with Patrimonial Education actions carried out due to the archaeological research of the "Araracanga Project” of the PETROBRAS brand. It was necessary to hold workshops on archaeological awareness, lectures, presentation of archaeological sensitization kit and photographic exhibition: "The archaeological work", as well as technical visits in the riverside localities, using the participatory planning methodology with SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities and Threats) matrix application and highlighting the natural and cultural vocations of the visited localities. The results were considered positive, although from the point of view of educators there is full awareness that activities carried out under the aegis of education do not end only with the fulfillment of what was proposed. It is also noting the effective participation of the communitarians in the Heritage Education activities in the local riverside communities, as well as the archaeological knowledge multipliers teachers of the municipalities involved. Keywords: Planning; Archaeology; Patrimonial Education; Community.Universidade do Estado do Amazonas2019-01-18T14:54:27Z2024-09-26T21:39:17Z2019-01-18T14:54:27Z2019-01-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf19810326https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5920porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGirão, Francisco EverardoMendonça, Armindareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T21:39:17Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/5920Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T21:39:17Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Arqueologia e educação patrimonial em comunidades amazônicas: uma experiência na floresta nacional de Tefé, Coari e Manaus (Am)
Archeology and patrimonial education in Amazonian communities: an experiment in the national forest of Tefé, Coari and Manaus (Am)
title Arqueologia e educação patrimonial em comunidades amazônicas: uma experiência na floresta nacional de Tefé, Coari e Manaus (Am)
spellingShingle Arqueologia e educação patrimonial em comunidades amazônicas: uma experiência na floresta nacional de Tefé, Coari e Manaus (Am)
Girão, Francisco Everardo
Planejamento
Arqueologia
Educação Patrimonial
Comunidade
title_short Arqueologia e educação patrimonial em comunidades amazônicas: uma experiência na floresta nacional de Tefé, Coari e Manaus (Am)
title_full Arqueologia e educação patrimonial em comunidades amazônicas: uma experiência na floresta nacional de Tefé, Coari e Manaus (Am)
title_fullStr Arqueologia e educação patrimonial em comunidades amazônicas: uma experiência na floresta nacional de Tefé, Coari e Manaus (Am)
title_full_unstemmed Arqueologia e educação patrimonial em comunidades amazônicas: uma experiência na floresta nacional de Tefé, Coari e Manaus (Am)
title_sort Arqueologia e educação patrimonial em comunidades amazônicas: uma experiência na floresta nacional de Tefé, Coari e Manaus (Am)
author Girão, Francisco Everardo
author_facet Girão, Francisco Everardo
Mendonça, Arminda
author_role author
author2 Mendonça, Arminda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Girão, Francisco Everardo
Mendonça, Arminda
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
Arqueologia
Educação Patrimonial
Comunidade
topic Planejamento
Arqueologia
Educação Patrimonial
Comunidade
description O trabalho foi desenvolvido nas comunidades ribeirinhas da Floresta Nacional de Tefé e nos municípios de Coari e Manaus, no Amazonas, com ações de Educação Patrimonial veiculadas por força das pesquisas arqueológicas do “Projeto Araracanga”, da PETROBRÁS. Foi necessário realizar oficinas de sensibilização arqueológica, palestras, apresentação de kit de sensibilização arqueológica e exposição fotográfica: “O fazer arqueológico”, bem como, visitas técnicas nas localidades ribeirinhas, sendo utilizada a metodologia de planejamento participativo com aplicação da matriz SWOT e destaque para as vocações naturais e culturais das localidades visitadas. Os resultados foram considerados positivos, embora do ponto de vista dos educadores haja plena consciência de que atividades realizadas sob a égide da educação, não se encerram apenas com o cumprimento do que foi proposto. Ressalta-se ainda a efetiva participação dos comunitários nas atividades de Educação Patrimonial nas comunidades ribeirinhas locais, bem como os professores multiplicadores do conhecimento arqueológico dos municípios envolvidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-18T14:54:27Z
2019-01-18T14:54:27Z
2019-01-16
2024-09-26T21:39:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 19810326
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5920
identifier_str_mv 19810326
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1823241953897086976