A educação especial na perspectiva da educação inclusiva: atendimento educacional dos alunos em classe comum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limeira, Bruna Thaís de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1702
Resumo: O presente trabalho de pesquisa buscou refletir a respeito do papel do professor que atua na educação inclusiva, levando em consideração a literatura e a legislação sobre a educação das pessoas com necessidade especiais, incluídos na rede regular de ensino da escola comum. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e a Declaração de Salamanca deram consideráveis avanços quanto a orientação para a educação inclusiva nos sistemas de ensino, de modo a contemplar os direitos e as necessidades educativas de todos os educandos. Considerando o exposto a presente pesquisa tem como tema: A Educação Especial Na Perspectiva Da Educação Inclusiva: Atendimento Educacional dos alunos em classe comum. E como questões norteadoras: Qual a concepção dos educadores sobre a educação especial e inclusão? Qual a importância da formação de professores, para atuar na perspectiva da educação inclusiva, na formação inicial? A formação continuada deve ser feita somente com professores ou toda a equipe de gestão deveria se atualizar? Como trabalhar para que ocorra a inclusão nas salas de aula, apesar da quantidade de alunos? Na percepção dos professores, a conversa com os pais de todos os alunos, sobre a inclusão, deve existir? A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, sendo inicialmente bibliográfica e depois de campo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário com perguntas abertas e fechadas, semiestruturadas, como sujeitos da pesquisa, os professores da Educação Infantil. O local da pesquisa foi uma escola Municipal de Educação Infantil, localizada na Zona Centro-Sul de Manaus. Como método de análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo, por meio da qual organizamos os dados em três tópicos, sendo estes: A educação na perspectiva inclusiva, a formação de professores para o desenvolvimento da educação na perspectiva Inclusiva e os desafios do trabalho pedagógico na escola comum na perspectiva da educação inclusiva. A revisão de literatura teve como principais teóricos: Mazzota (1993-2006), Omete (2006), entre outros. Os resultados apontaram para a importância da educação inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais, ressaltando o quanto a legislação dá subsídios para que ela ocorra nas escolas, mas não é suficiente, visto ser necessário repensar o currículo, o projeto político pedagógico e as práticas desenvolvidas nas escolas para que o aluno tenha, não apenas o acesso, que a lei garante, mas total condição para a permanência e oportunidades para que alcance do sucesso escolar.
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spelling A educação especial na perspectiva da educação inclusiva: atendimento educacional dos alunos em classe comumSpecial education from the perspective of inclusive education: educational attendance of students in the common classEducação inclusivaInclusive educationNecessidades educacionais especiaisSpecial educational needs.O papel do professorThe role of the teacherO presente trabalho de pesquisa buscou refletir a respeito do papel do professor que atua na educação inclusiva, levando em consideração a literatura e a legislação sobre a educação das pessoas com necessidade especiais, incluídos na rede regular de ensino da escola comum. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e a Declaração de Salamanca deram consideráveis avanços quanto a orientação para a educação inclusiva nos sistemas de ensino, de modo a contemplar os direitos e as necessidades educativas de todos os educandos. Considerando o exposto a presente pesquisa tem como tema: A Educação Especial Na Perspectiva Da Educação Inclusiva: Atendimento Educacional dos alunos em classe comum. E como questões norteadoras: Qual a concepção dos educadores sobre a educação especial e inclusão? Qual a importância da formação de professores, para atuar na perspectiva da educação inclusiva, na formação inicial? A formação continuada deve ser feita somente com professores ou toda a equipe de gestão deveria se atualizar? Como trabalhar para que ocorra a inclusão nas salas de aula, apesar da quantidade de alunos? Na percepção dos professores, a conversa com os pais de todos os alunos, sobre a inclusão, deve existir? A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, sendo inicialmente bibliográfica e depois de campo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário com perguntas abertas e fechadas, semiestruturadas, como sujeitos da pesquisa, os professores da Educação Infantil. O local da pesquisa foi uma escola Municipal de Educação Infantil, localizada na Zona Centro-Sul de Manaus. Como método de análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo, por meio da qual organizamos os dados em três tópicos, sendo estes: A educação na perspectiva inclusiva, a formação de professores para o desenvolvimento da educação na perspectiva Inclusiva e os desafios do trabalho pedagógico na escola comum na perspectiva da educação inclusiva. A revisão de literatura teve como principais teóricos: Mazzota (1993-2006), Omete (2006), entre outros. Os resultados apontaram para a importância da educação inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais, ressaltando o quanto a legislação dá subsídios para que ela ocorra nas escolas, mas não é suficiente, visto ser necessário repensar o currículo, o projeto político pedagógico e as práticas desenvolvidas nas escolas para que o aluno tenha, não apenas o acesso, que a lei garante, mas total condição para a permanência e oportunidades para que alcance do sucesso escolar.This research aimed to reflect on the role of the teacher who works in inclusive education, taking into account the literature and legislation on the education of people with special needs, included in the regular school system of the common school. The 1996 National Education Guidelines and Bases Act and the Salamanca Declaration made considerable progress in providing guidance for inclusive education in education systems to address the rights and educational needs of all learners. Considering the above the present research has as its theme: Special Education From the Perspective of Inclusive Education: Educational Attendance of the students in the common class. And as guiding questions: What is the educators' conception of special education and inclusion? What is the importance of teacher education, to act from the perspective of inclusive education, in initial education? Should continuing education be done only with teachers or should the entire management team be updated? How to work for inclusion in the classroom despite the number of students? In the teachers' perception, should the conversation with parents of all students about inclusion exist? The research was developed through a qualitative approach, being initially bibliographic and after field, having as data collection instrument the questionnaire with open and closed questions, semi-structured, as subjects of the research, the preschool teachers. The site of the research was a Municipal School of Early Childhood Education, located in the South Central Zone of Manaus. As a method of data analysis we use content analysis, through which we organize the data into three topics, namely: Education in the inclusive perspective, teacher education for the development of education in the Inclusive perspective and the challenges of pedagogical work. in ordinary school from the perspective of inclusive education. The literature review had as main theorists: Mazzota (1993-2006), Omete (2006), among others. The results pointed to the importance of inclusive education for students with special educational needs, highlighting how much the legislation provides for it to occur in schools, but it is not enough, as it is necessary to rethink the curriculum, the pedagogical political project and the developed practices. in schools so that the student has, not only the access that the law guarantees, but the total condition for the permanence and opportunities for the achievement of school success.Universidade do Estado do Amazonas2019-10-01T16:51:28Z2018-12-102019-10-01T16:51:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1702porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLimeira, Bruna Thaís de Oliveirareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-10-01T16:51:28Zoai:repositorioinstitucional:riuea/1702Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:27.762769Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
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