A problemática da reconstrução musicológica: uma reflexão sobre o primeiro movimento do Concerto Di Violoncello Obligatto Con Violini E Basso, Manuscrito D-B MUS.MS. 935/15, de Pietro António Avondano (1714-1782)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Huan Rosa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1368
Resumo: A Reconstrução Musicológica é um procedimento que propõe a composição das partes faltantes de uma obra musical incompleta, com o objetivo de viabilizar a fruição desse patrimônio artístico, através da sua performance. Há várias discussões acerca dos limites, da ética e da autenticidade de um trabalho de restauração artística. O objetivo desta pesquisa é discutir a problemática que envolve os processos de reconstrução em arte: histórico do restauro em arte, conceito, princípios e valores, argumentos favoráveis e desfavoráveis à intervenção restauradora e o papel do reconstrutor na restauração de obras artísticas. Também será feita uma reflexão específica acerca dos pressupostos e implicações da reconstrução musicológica tais como a contextualização geral da obra, e a incorporação de elementos musicais do artista e do período em questão. Como estudo de caso, o presente trabalho irá propor a reconstrução dos compassos 01 a 70 do 1º movimento do Concerto di Violoncello Obligatto con Violini e Basso, obra musical de relevância e excepcionalidade no espaço lusófono, do compositor português Pietro António Avondano (1714-1782), músico de notória proeminência na atividade musical em Lisboa do século XVIII.
id UEA_92a7452eec2aab01e250659ae7aadb40
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/1368
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling A problemática da reconstrução musicológica: uma reflexão sobre o primeiro movimento do Concerto Di Violoncello Obligatto Con Violini E Basso, Manuscrito D-B MUS.MS. 935/15, de Pietro António Avondano (1714-1782)The problem of musicological reconstruction: a reflection on the first movement of the Concerto Di Violoncello Obligatto Con Violini E Basso, Manuscript D-B MUS.MS. 935/15, by Pietro António Avondano (1714-1782)Reconstrução em arteReconstrução musicológicaPietro António AvondanoConcerto para violonceloA Reconstrução Musicológica é um procedimento que propõe a composição das partes faltantes de uma obra musical incompleta, com o objetivo de viabilizar a fruição desse patrimônio artístico, através da sua performance. Há várias discussões acerca dos limites, da ética e da autenticidade de um trabalho de restauração artística. O objetivo desta pesquisa é discutir a problemática que envolve os processos de reconstrução em arte: histórico do restauro em arte, conceito, princípios e valores, argumentos favoráveis e desfavoráveis à intervenção restauradora e o papel do reconstrutor na restauração de obras artísticas. Também será feita uma reflexão específica acerca dos pressupostos e implicações da reconstrução musicológica tais como a contextualização geral da obra, e a incorporação de elementos musicais do artista e do período em questão. Como estudo de caso, o presente trabalho irá propor a reconstrução dos compassos 01 a 70 do 1º movimento do Concerto di Violoncello Obligatto con Violini e Basso, obra musical de relevância e excepcionalidade no espaço lusófono, do compositor português Pietro António Avondano (1714-1782), músico de notória proeminência na atividade musical em Lisboa do século XVIII.The Musicological Reconstruction is a procedure that proposes the composition of the missing parts of an incomplete musical work, with the objective of making possible the enjoyment of this artistic patrimony through its performance. There are several discussions about the limits, ethics and authenticity of a work of artistic restoration. The objective of this research is to discuss the problems involved in reconstruction processes in art: restoration history in art, concept, principles and values, favorable and unfavorable arguments for restorative intervention and the role of the reconstructor in the restoration of artistic works. A specific reflection will also be made on the assumptions and implications of musicological reconstruction, such as the general contextualization of the work, and the incorporation of musical elements of the artist and the period in question. As a case study, the present work will propose the reconstruction of bars 01 to 70 of the 1st movement of Concerto di Violoncello Obligatto with Violini e Basso, a relevant and exceptional musical work in Portugal of the Portuguese composer Pietro António Avondano (1714-1782), prominent musician in the musical panorama in eighteenth century Lisbon.Universidade do Estado do Amazonas2019-01-23T17:14:08Z2019-01-222019-01-23T17:14:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1368porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Huan Rosa dereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T19:27:45Zoai:repositorioinstitucional:riuea/1368Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:26.606772Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
dc.title.none.fl_str_mv A problemática da reconstrução musicológica: uma reflexão sobre o primeiro movimento do Concerto Di Violoncello Obligatto Con Violini E Basso, Manuscrito D-B MUS.MS. 935/15, de Pietro António Avondano (1714-1782)
The problem of musicological reconstruction: a reflection on the first movement of the Concerto Di Violoncello Obligatto Con Violini E Basso, Manuscript D-B MUS.MS. 935/15, by Pietro António Avondano (1714-1782)
title A problemática da reconstrução musicológica: uma reflexão sobre o primeiro movimento do Concerto Di Violoncello Obligatto Con Violini E Basso, Manuscrito D-B MUS.MS. 935/15, de Pietro António Avondano (1714-1782)
spellingShingle A problemática da reconstrução musicológica: uma reflexão sobre o primeiro movimento do Concerto Di Violoncello Obligatto Con Violini E Basso, Manuscrito D-B MUS.MS. 935/15, de Pietro António Avondano (1714-1782)
Miranda, Huan Rosa de
Reconstrução em arte
Reconstrução musicológica
Pietro António Avondano
Concerto para violoncelo
title_short A problemática da reconstrução musicológica: uma reflexão sobre o primeiro movimento do Concerto Di Violoncello Obligatto Con Violini E Basso, Manuscrito D-B MUS.MS. 935/15, de Pietro António Avondano (1714-1782)
title_full A problemática da reconstrução musicológica: uma reflexão sobre o primeiro movimento do Concerto Di Violoncello Obligatto Con Violini E Basso, Manuscrito D-B MUS.MS. 935/15, de Pietro António Avondano (1714-1782)
title_fullStr A problemática da reconstrução musicológica: uma reflexão sobre o primeiro movimento do Concerto Di Violoncello Obligatto Con Violini E Basso, Manuscrito D-B MUS.MS. 935/15, de Pietro António Avondano (1714-1782)
title_full_unstemmed A problemática da reconstrução musicológica: uma reflexão sobre o primeiro movimento do Concerto Di Violoncello Obligatto Con Violini E Basso, Manuscrito D-B MUS.MS. 935/15, de Pietro António Avondano (1714-1782)
title_sort A problemática da reconstrução musicológica: uma reflexão sobre o primeiro movimento do Concerto Di Violoncello Obligatto Con Violini E Basso, Manuscrito D-B MUS.MS. 935/15, de Pietro António Avondano (1714-1782)
author Miranda, Huan Rosa de
author_facet Miranda, Huan Rosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Huan Rosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Reconstrução em arte
Reconstrução musicológica
Pietro António Avondano
Concerto para violoncelo
topic Reconstrução em arte
Reconstrução musicológica
Pietro António Avondano
Concerto para violoncelo
description A Reconstrução Musicológica é um procedimento que propõe a composição das partes faltantes de uma obra musical incompleta, com o objetivo de viabilizar a fruição desse patrimônio artístico, através da sua performance. Há várias discussões acerca dos limites, da ética e da autenticidade de um trabalho de restauração artística. O objetivo desta pesquisa é discutir a problemática que envolve os processos de reconstrução em arte: histórico do restauro em arte, conceito, princípios e valores, argumentos favoráveis e desfavoráveis à intervenção restauradora e o papel do reconstrutor na restauração de obras artísticas. Também será feita uma reflexão específica acerca dos pressupostos e implicações da reconstrução musicológica tais como a contextualização geral da obra, e a incorporação de elementos musicais do artista e do período em questão. Como estudo de caso, o presente trabalho irá propor a reconstrução dos compassos 01 a 70 do 1º movimento do Concerto di Violoncello Obligatto con Violini e Basso, obra musical de relevância e excepcionalidade no espaço lusófono, do compositor português Pietro António Avondano (1714-1782), músico de notória proeminência na atividade musical em Lisboa do século XVIII.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-23T17:14:08Z
2019-01-22
2019-01-23T17:14:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1368
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1792203843677716480