O ensino da extensão rural agroecológica na perspectiva dialógica-participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Francimara Souza da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nogueira, Ana Cláudia Fernandes, Fraxe, Therezinha de Jesus Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4970
Resumo: rural Abstract: The PNATER encouraged new approaches and methodologies for the training of ATER (Technical Assistance and Rural Extension Network) small farmholders and agents, and being now encouraged to play the role of development facilitators from agroecology principles. However, a non-problematic and technological performance persists, due to the permanence of a rural extension education based on the diffusion of innovations. This paper presents a reflection on the teaching practices developed in rural extension teaching in the Amazon and on the limitations observed in the training of students and professionals working in the field. The methodology used for participatory observation during the training course on reflection in agroecology and rural development in the State. The results showed that the researchers have knowledge about agroecology, but an idea was strictly related to the crop management. They also presented limitations on the use of participatory methodologies and the integration of knowledge from an interdisciplinary perspective. Keywords: Participatory methodologies. Agroecology. Rural extension
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The methodology used for participatory observation during the training course on reflection in agroecology and rural development in the State. The results showed that the researchers have knowledge about agroecology, but an idea was strictly related to the crop management. They also presented limitations on the use of participatory methodologies and the integration of knowledge from an interdisciplinary perspective. Keywords: Participatory methodologies. Agroecology. Rural extension3 Resumo: A PNATER incentivou novas abordagens e metodologias para formação dos agricultores e agentes de ATER, sendo agora estimulados a exercer o papel de facilitadores do desenvolvimento a partir de princípios da agroecologia. Entretanto, persiste uma atuação não problematizadora e tecnicista, ocasionada pela permanência de um ensino da extensão rural baseado na difusão de inovações. Este artigo apresenta uma reflexão sobre as práticas de ensino desenvolvidas no ensino de extensão rural do Amazonas e aponta limitações observadas na formação dos estudantes e profissionais que atuam no campo. A metodologia utilizada foi a observação participante durante a realização de um curso de formação que refletiu sobre a agroecologia e a extensão rural no Estado. Os resultados demonstraram que os participantes possuíam conhecimento sobre agroecologia, porém, a ideia estava estritamente relacionada ao manejo dos cultivos. Apresentaram também limitações para o uso das metodologias participativas e na integração dos conhecimentos a partir da visão interdisciplinar. Palavras-chave: Metodologias participativas. Agroecologia. Extensão ruraUniversidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-15T13:03:16Z2024-09-10T17:38:42Z2020-07-092020-07-15T13:03:16Z2017-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAGUIAR, M. V. A. Educação em Agroecologia: que formação para a sustentabilidade? In: ASPTA. Revista Agriculturas: experiências em agroecologia, v.7, n.4, 2010. ALTIERI, M. A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1989. ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 2 ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000. BRASIL. Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 22p, 2004. BROOKS, J. G.; BROOKS, M. G. Construtivismo em sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. CALDART, R. S. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E. J.; CERIOLI, P.R; CALDART, R.S. (org.). Articulação Nacional Por uma Educação do Campo. Brasília-DF, 2002, n.4. CALLOU, A. B. F.; SILVA PIRES, M. L.L.; LEITÃO, M.R.F.A.; SANTOS, M.S.T. O estado da arte do ensino da extensão rural no Brasil. Revista Extensão Rural, DEAER/PPGExR – CCR – UFSM, Ano XV, 84-115p, n° 16, 2008 . CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova extensão rural. In: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.1, n.1, p.16-37, jan./mar, 2000. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e extensão rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre: EMATER, 177p, 2004. CAPORAL, F. R.; RAMOS, L. F. Da extensão rural convencional à extensão rural para o desenvolvimento sustentável: enfrentar desafios para romper a inércia. In: MONTEIRO, D.; MONTEIRO, M. Desafios na Amazônia: uma nova Assistência Técnica e Extensão Rural. Belém: UFPA, 2006. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A.; PAULUS, G. Agroecologia: uma ciência do campo da complexidade. Brasília: MDA, 111 p, 2009. COSTA, F. S. A dinâmica dos recursos comuns em Unidades de Conservação e Assentamentos Rurais no Amazonas: uma abordagem fuzzy set. Tese de doutorado. Universidade Federal do Pará, 365p, 2014. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 121 Rev. ARETÉ | Manaus | v.10 | n.21 | p.110-122 | Número especial | 2017 CRUZ, J. A.; JESUS, R. L. A alfabetização na educação de jovens e adultos na Perspectiva construtivista x Perspectiva freiriana. Revista Labirinto, ano XII, n.16, 2012. DIAS, M. M. Perspectivas em Políticas Públicas. Belo Horizonte. v.1, n.1, p. 101-114. Jan/Jun, 2008. FAVERO, E.; SARRIERA, J. C. Extensão rural e intervenção: velhas questões e novos desafios para os profissionais. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v.12, n.1, pp. 1-16, 2009. FEITOZA, J. M. R. Extensão Rural no Amazonas: concepções pedagógicas no planejamento do IDAM-AM. Tese de doutorado. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa,127p, 2003. FRAXE, T. J. P.; PEREIRA, H. S.; WITKOSKI, A. C. Comunidades Ribeirinhas Amazônicas: modos de vida e uso dos recursos naturais. Manaus: EDUA, v. 1, 2007. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 17ª ed, 1979. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra. Coleção O Mundo Hoje, v.24, 7 ed, 93 p, 1983. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Coleção O Mundo Hoje, v. 21, 13 ed, 1987. GLIESSMAN, S. R. A história da agroecologia. Porto Alegre: UFRGS, p. 51-52, 2000. GÚZMAN, E. S. Uma estratégia de sustentabilidade a partir da Agroecologia. Revista agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre. v.2. n.1., 2001. KUMMER, L. Metodologia participativa no meio rural: uma visão interdisciplinar. Conceitos, ferramentas e vivências. Salvador: GTZ, 155p, 2007. LEFF, E. Agroecologia e saber ambiental. Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre. v.3. n.1. jan/mar, 2002. MAZZOTTI A. J. A; GEWANDSZNAJDER, F. 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Porto Alegre: Artmed, 2006.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4970porRevista Amazônica de Ensino de CiênciasAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Francimara Souza daNogueira, Ana Cláudia FernandesFraxe, Therezinha de Jesus Pintoreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T21:14:45Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4970Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T21:14:45Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
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Revista Extensão Rural, DEAER/PPGExR – CCR – UFSM, Ano XV, 84-115p, n° 16, 2008 . CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova extensão rural. In: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.1, n.1, p.16-37, jan./mar, 2000. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e extensão rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre: EMATER, 177p, 2004. CAPORAL, F. R.; RAMOS, L. F. Da extensão rural convencional à extensão rural para o desenvolvimento sustentável: enfrentar desafios para romper a inércia. In: MONTEIRO, D.; MONTEIRO, M. Desafios na Amazônia: uma nova Assistência Técnica e Extensão Rural. Belém: UFPA, 2006. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A.; PAULUS, G. Agroecologia: uma ciência do campo da complexidade. Brasília: MDA, 111 p, 2009. COSTA, F. S. 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O método nas ciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneiras, 1998. PEIXOTO, M. Extensão rural no Brasil: uma abordagem histórica da legislação. Textos para discussão, No 48. Brasília: Centro de Estudos do Senado Federal, 50p, 2008. PEIXOTO, M. Extensão rural no mundo e no Brasil: descentralização, privatização e financiamento. Brasília: Senado Federal, 2011. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/outras-publicacoes/agenda-legislativa/capitulo-4-extensao-rural-no-mundo-e-no-brasil-descentralizacao-privatizacao-e-financiamento/view>. Acesso: 22/11/2016 PERANZONI, V. C.; CAMARGO, M. A. S. Proposta construtivista: um desafio sempre atual. Buenos Aires: EFDeportes.com - Revista Digital, año 16, Nº 161, Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 122 Rev. ARETÉ | Manaus | v.10 | n.21 | p.110-122 | Número especial | 2017 Octubre de 2011. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/>. Acesso: 12/12/2016. RODRIGUES, A. L. Gestão Participativa em Organizações: Mitos, Possibilidades e Desafios. Revista Integração: Administrando, Out./2009. ROLING, N. Em direção a uma ciência agrícola interativa. European Journal of Agricultural Education and Extension, v.2, n.4, p. 35 – 48, 1996. SAF. Secretaria de Agricultura Familiar. Diagnóstico Rural Participativo: Um Guia Prático. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 64p, 2011. SANTOS, A. D; GAMA, A. M. C. F; FARIA, A. A. C; SOUSA, J. A; MELO, L. R. O; CHAVES, M. B. F; FERREIRA NETO, P. S. Metodologias participativas: caminhos para o fortalecimento de espaços públicos socioambientais. IEB. Instituto Internacional de Educação do Brasil. São Paulo: Peirópolis, 180p, 2005. SNEA. I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA. Construindo princípios e diretrizes. Recife, 2013. Disponível em: <http://www.asabrasil.org.br/images/UserFiles/File/SNEA-principios%20e%20diretrizes.pdf> UNESCO. Declaração universal dos direitos humanos. 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