As compreensões dos estudantes acerca do conhecimento sobre ótica: análise de uma atividade para o estudo de fenômenos da natureza
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5055 |
Resumo: | The students bring to the classroom a set of explanations about a particular subject, known as prior knowledge, often different from scientific knowledge presented by the school. This point is especially important, as it enables the teacher to discredit the appropriation of knowledge happens for the simple transmission. Previous knowledge are functional explanations for the objects and phenomena, often undeveloped that need to be identified and taken into consideration by teachers of physics. In this sense, we present an educational experience for the study of the rainbow, experienced in physics classes with students of the second year of high school, analyzed from the assumptions of the Theory of Meaningful Learning. We believe that education should be based on personal experiences that students experience and the teacher's role is to advise and regulation of activities with a view to transforming existing knowledge into their cognitive structure. Thus, according to the ausubeliano thought, if the teacher wants to teach significantly, you need to discover what the student already knows, to finally direct their teachings. Keywords: Physics Teaching. Prior knowledge. Scientific concepts. Rainbow. |
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As compreensões dos estudantes acerca do conhecimento sobre ótica: análise de uma atividade para o estudo de fenômenos da naturezaUnderstandings students about the knowledge about optics: analysis of an activity for the study of the phenomena natureEnsino de FísicaConhecimentos PréviosConceitos CientíficosArco-írisCiênciasThe students bring to the classroom a set of explanations about a particular subject, known as prior knowledge, often different from scientific knowledge presented by the school. This point is especially important, as it enables the teacher to discredit the appropriation of knowledge happens for the simple transmission. Previous knowledge are functional explanations for the objects and phenomena, often undeveloped that need to be identified and taken into consideration by teachers of physics. In this sense, we present an educational experience for the study of the rainbow, experienced in physics classes with students of the second year of high school, analyzed from the assumptions of the Theory of Meaningful Learning. We believe that education should be based on personal experiences that students experience and the teacher's role is to advise and regulation of activities with a view to transforming existing knowledge into their cognitive structure. Thus, according to the ausubeliano thought, if the teacher wants to teach significantly, you need to discover what the student already knows, to finally direct their teachings. Keywords: Physics Teaching. Prior knowledge. Scientific concepts. Rainbow.Os estudantes trazem à sala de aula um conjunto de explicações sobre determinado assunto, conhecido como conhecimentos prévios, muitas vezes diferente dos saberes científicos apresentados pela escola. Este ponto é essencialmente importante, uma vez que possibilita ao professor desacreditar que a apropriação de um conhecimento acontece pela simples transmissão. Os conhecimentos prévios são explicações funcionais para os objetos e fenômenos, muitas vezes pouco elaborados que precisam ser identificados e levados em consideração pelos professores de Física. Neste sentido, apresentamos uma experiência didática para o estudo do arco-íris, vivenciada em aulas de Física com estudantes da segunda série do ensino médio, analisada a partir dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa. Entendemos que o ensino deve basear-se nas experiências pessoais que o estudante vivencia e que o papel do professor está na orientação e regulação das atividades, com vistas à transformação dos conhecimentos prévios em sua estrutura cognitiva. Assim, de acordo com o pensamento ausubeliano, se o professor deseja ensinar significativamente, é preciso descobrir aquilo que o estudante já sabe, para enfim, direcionar seus ensinamentos. Palavras-chave: Ensino de Física. Conhecimentos prévios. Conceitos científicos. Arco-írisUniversidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-30T13:56:38Z2024-09-10T17:39:45Z2020-07-292020-07-30T13:56:38Z2013-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003 AUSUBEL, D. P; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BORGES, M. R.; MORAES, R. Educação em Ciências nas séries iniciais. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998. MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001. NONAKA, IKUJIRO; TAKEUCHI, HIROTAKA. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997. NOVAK, J. D.; GOWIN, B. D. Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996. OLIVEIRA, L. L. Imaginário Histórico e Poder Cultural: as Comemorações do Descobrimento. Estudos Históricos, Rio de Janeiro: CPDOC; FGV, vol. 14, n. 26, 2000, p.183-202. PEREIRA, M. O conhecimento tácito substantivo histórico dos alunos – no rastro da escravatura. BARCA, Isabel (org.) Perspectivas em Educação Histórica. Braga: Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia, p. 45-54, 2001. POLANYI, M. The Tacit Dimension. London. Routledge & Kegan Paul Ltd. 1967. POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. 3. ed. São Paulo: Artes Medicas, 1998. SAIANI, C. Valorizando o conhecimento tácito: a epistemologia de Michael Polanyl na escola. Tese (Doutoramento em Educação). SP: USP. 2003. SCHROEDER, E. Os conceitos espontâneos dos estudantes como referencial para o planejamento de aulas de ciências: análise de uma experiência didática para o estudo dos répteis a partir da teoria histórico cultural do desenvolvimento. Experiências em Ensino de Ciências, v.8, n.1, 2013.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5055porRevista Amazônica de Ensino de CiênciasAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBrum, Wanderley PivattoSchuhmacher, Elcioreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T21:17:10Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/5055Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T21:17:10Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
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AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003 AUSUBEL, D. P; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BORGES, M. R.; MORAES, R. Educação em Ciências nas séries iniciais. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998. MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001. NONAKA, IKUJIRO; TAKEUCHI, HIROTAKA. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997. NOVAK, J. D.; GOWIN, B. D. Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996. OLIVEIRA, L. L. Imaginário Histórico e Poder Cultural: as Comemorações do Descobrimento. Estudos Históricos, Rio de Janeiro: CPDOC; FGV, vol. 14, n. 26, 2000, p.183-202. PEREIRA, M. O conhecimento tácito substantivo histórico dos alunos – no rastro da escravatura. BARCA, Isabel (org.) Perspectivas em Educação Histórica. Braga: Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia, p. 45-54, 2001. POLANYI, M. The Tacit Dimension. London. Routledge & Kegan Paul Ltd. 1967. POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. 3. ed. São Paulo: Artes Medicas, 1998. SAIANI, C. Valorizando o conhecimento tácito: a epistemologia de Michael Polanyl na escola. Tese (Doutoramento em Educação). SP: USP. 2003. SCHROEDER, E. Os conceitos espontâneos dos estudantes como referencial para o planejamento de aulas de ciências: análise de uma experiência didática para o estudo dos répteis a partir da teoria histórico cultural do desenvolvimento. Experiências em Ensino de Ciências, v.8, n.1, 2013. 1984-7505 https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5055 |
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