Inteligência emocional: um estudo com discentes de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade do norte do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Stephany Caroline Cabral
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/3145
Resumo: To analyze the level of Emotional Intelligence among students of an undergraduate nursing course at a public state university in the city of Manaus/Am. To do this, it will be necessary to outline the sociodemographic profile of undergraduate students and identify the level of Emotional Intelligence among undergraduate students from the sixth to the tenth period. Methodology: This is a descriptive research with a quantitative approach. Results: The results found in the last part of this research show that academics have an average level of Emotional Intelligence. Based on the TMMS24 dimensions, the most frequent skills were Emotional attention (M= 3.93) and Emotional repair (M=3.54), followed by Emotional clarity (M=3.46). Conclusion: The findings of this research offer a significant contribution to both the academic community and the scientific community, as it presents an assessment of the level of Emotional Intelligence among Nursing course students, a fundamental competence for the training of an excellent Nurse.
id UEA_ba7148a0b37edf178f485acbf1f5b028
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/3145
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Inteligência emocional: um estudo com discentes de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade do norte do BrasilEmotional intelligence: a study with students from an undergraduate nursing course at a university in northern BrazilEnfermagemEducação em enfermagemInteligência emocionalEmotional intelligenceTo analyze the level of Emotional Intelligence among students of an undergraduate nursing course at a public state university in the city of Manaus/Am. To do this, it will be necessary to outline the sociodemographic profile of undergraduate students and identify the level of Emotional Intelligence among undergraduate students from the sixth to the tenth period. Methodology: This is a descriptive research with a quantitative approach. Results: The results found in the last part of this research show that academics have an average level of Emotional Intelligence. Based on the TMMS24 dimensions, the most frequent skills were Emotional attention (M= 3.93) and Emotional repair (M=3.54), followed by Emotional clarity (M=3.46). Conclusion: The findings of this research offer a significant contribution to both the academic community and the scientific community, as it presents an assessment of the level of Emotional Intelligence among Nursing course students, a fundamental competence for the training of an excellent Nurse.Analisar o nível da Inteligência Emocional entre discente de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública estadual da cidade de Manaus/Am. Para isso, será necessário traçar o perfil sociodemográfico dos discentes do curso de graduação e identificar o nível de Inteligência Emocional entre discentes do curso de graduação do sexto ao décimo período. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Resultados: Os resultados encontrados na última parte desta pesquisa mostram que os acadêmicos têm um nível médio de Inteligência Emocional. Com base nas dimensões da TMMS24, as habilidades mais frequentes foram Atenção emocional (M= 3,93) e Reparação emocional (M=3,54), seguidas de Clareza emocional (M=3,46). Conclusão: Os achados desta pesquisa oferecem contribuição significativa tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade científica, visto que apresenta uma avaliação do nível de Inteligência Emocional entre discentes do curso de Enfermagem, competência fundamental para a formação de um Enfermeiro de excelênciaUniversidade do Estado do AmazonasBrasilUEANascimento, Jucimary Almeida doNascimento, Jucimary Almeida doNogueira, Iracema da SilvaTapajós, Maria Raika GuimarãesPassos, Stephany Caroline Cabral2024-04-04T15:05:30Z2024-09-06T20:17:33Z2024-04-032024-04-04T15:05:30Z2024-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/3145por1. Brackett M A, Mayer J D, Warner R M. Emotional intelligence and its relation to everyday behaviour. Personality and Individual Differences, 36(6), 2004. 2. Prior A I S. Inteligência emocional, bem-estar e saúde mental [Tese de Doutorado]. Porto (PT): Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa, 2017. 3. Espinoza-Venegas M, et al. Validação do construto e da confiabilidade de uma escala de inteligência emocional aplicada a estudantes de enfermagem. Revista latino-americana de enfermagem, v. 23, n. 1, p. 139-147, 2015. 4. Almansour A. The level of emotional intelligence among Saudi nursing students: A cross-sectional study. Belitung Nurs J. 2023 Oct 26;9(5):471-477. doi: 10.33546/bnj.2794. PMID: 37901375; PMCID: PMC10600711. 5. Prado-Gascó V, Giménez-Espert M. Inteligência emocional em enfermeiros: a escala Trait Meta-Mood Scale. Acta Paul Enferm. 2017; 30(2):204-9. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700031 6. Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica. Rio de Janeiro, 2022, n.48 2a edição [Internet]. Available from: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/ 7. Cerchiari E, Caetano D, Faccenda O. Utilização do serviço de saúde mental em uma universidade pública. Psicol. cienc. prof. 25(2). Jun 2005 https://doi.org/10.1590/S1414-98932005000200008 8. Barros R, Peixoto A. Integração ao ensino superior e saúde mental: um estudo em uma universidade pública federal brasileira. Avaliação (Campinas) 27 (3), Sep-Dec 2022. https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000300012 26 9. Augusto Landa JM, Berrios-Martos MP, López-Zafra E, Aguilar Luzón M. Relación entre burnout e inteligencia emocional y su impacto en salud mental, bienestar y satisfacción laboral en profesionales de enfermería. Ansiedad Estrés. 2006; 12(2-3):479- 93. 10. Aradilla-Herrero A, Tomás-Sábado J, Gómez-Benito J. Perceived emotional intelligence in nursing: Psychometric properties of the Trait Meta-Mood Scale. J Clin Nurs. 2014; 23(7-8):955-66. 11. Gohm CL. Mood regulation and emotional intelligence: individual differences. J Pers Soc Psychol. 2003; 84(3):594-607. 12. Lloret-Segura S, Ferreres-Traver A, Hernández-Baeza A, Tomás-Marco I. El análisis factorial exploratorio de los ítems: una guía práctica, revisada y actualizada. An Psicol. 2014; 30(3):1151-69. 13. Rammstedt B, Danner D, Bosnjak M. Acquiescence response styles: a multilevel model explaining individual-level and countrylevel differences. Personality Individual Differences. 2017; 107:190-4. 14. Berrios-Martos MP, Pulido-Martos M, Augusto-Landa JM, López Zafra E. La inteligencia emocional y el sentido del humor como variables predictoras del bienestar subjetivo. Psicol Conductual. 2012; 20(1):211-27. 15. Karimi L, Leggat SG, Donohue L, Farrell G, Couper GE. Emotional rescue: The role of emotional intelligence and emotional labour on well-being and job-stress among community nurses. J Adv Nurs. 2014; 70(1):176-86. 16. Almost J, Wolff AC, Stewart-Pyne A, McCormick LG, Strachan D, D’souza C. Managing and mitigating conflict in healthcare teams: an integrative review. J Adv Nurs. 2016; 72(7):1490-505. 27 17. Foster K, McCloughen A, Delgado C, Kefalas C, Harkness E. Emotional intelligence education in pre-registration nursing programmes: An integrative review. Nurse Educ Today. 2015; 35(3):510-7. 18. Bennett K, Sawatzky JA. Building emotional intelligence: a strategy for emerging nurse leaders to reduce workplace bullying. Nurs Adm Q. 2013; 37(2):144-51. 19. Hong E, Lee YS. The mediating effect of emotional intelligence between emotional labour, job stress, burnout and nurses’ turnover intention. Int J Nurs Pract. 2016; 22(6):625-32. 20. Al-Hamdan Z, Oweidat IA, Al-Faouri I, Codier E. Correlating Emotional intelligence and job performance among jordanian hospitals’ registered nurses. Nurs Forum. 2017; 52(1):12-20. 21. Franco M S, d’Eça C, Santos N N. Desenvolvimento da Compreensão Emocional. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 2015, 31(3), 339–348. https://doi.org/10.1590/0102-37722015032099339348 22. Barrientos A. Habilidades sociales y emocionales del profesorado de educación infantil relacionadas con la gestión del clima de aula. Tesis Doctoral. Facultad de Educación, Universidad Complutense de Madrid, 2016. 23. Gaeta M, Sánchez S. Inteligência emocional e empatia dos professores em relação à interação professor-aluno em sala de aula. HOLOS, Ano 39, v.2, e15156, 2023. DOI: 10.15628/holos.2023.15156 24. Costa I T V L, et al. Inteligência emocional dos estudantes de enfermagem nos estágios curriculares. Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes - SEMPESq, n. 18, 2018. 25. JÚNIOR J S T. Manual de treinamento em inteligência emocional [manuscrito] – Belo Horizonte, 2018info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-25T22:09:59Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/3145Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-25T22:09:59Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência emocional: um estudo com discentes de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade do norte do Brasil
Emotional intelligence: a study with students from an undergraduate nursing course at a university in northern Brazil
title Inteligência emocional: um estudo com discentes de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade do norte do Brasil
spellingShingle Inteligência emocional: um estudo com discentes de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade do norte do Brasil
Passos, Stephany Caroline Cabral
Enfermagem
Educação em enfermagem
Inteligência emocional
Emotional intelligence
title_short Inteligência emocional: um estudo com discentes de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade do norte do Brasil
title_full Inteligência emocional: um estudo com discentes de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade do norte do Brasil
title_fullStr Inteligência emocional: um estudo com discentes de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade do norte do Brasil
title_full_unstemmed Inteligência emocional: um estudo com discentes de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade do norte do Brasil
title_sort Inteligência emocional: um estudo com discentes de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade do norte do Brasil
author Passos, Stephany Caroline Cabral
author_facet Passos, Stephany Caroline Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Jucimary Almeida do
Nascimento, Jucimary Almeida do
Nogueira, Iracema da Silva
Tapajós, Maria Raika Guimarães
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Stephany Caroline Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em enfermagem
Inteligência emocional
Emotional intelligence
topic Enfermagem
Educação em enfermagem
Inteligência emocional
Emotional intelligence
description To analyze the level of Emotional Intelligence among students of an undergraduate nursing course at a public state university in the city of Manaus/Am. To do this, it will be necessary to outline the sociodemographic profile of undergraduate students and identify the level of Emotional Intelligence among undergraduate students from the sixth to the tenth period. Methodology: This is a descriptive research with a quantitative approach. Results: The results found in the last part of this research show that academics have an average level of Emotional Intelligence. Based on the TMMS24 dimensions, the most frequent skills were Emotional attention (M= 3.93) and Emotional repair (M=3.54), followed by Emotional clarity (M=3.46). Conclusion: The findings of this research offer a significant contribution to both the academic community and the scientific community, as it presents an assessment of the level of Emotional Intelligence among Nursing course students, a fundamental competence for the training of an excellent Nurse.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-04T15:05:30Z
2024-09-06T20:17:33Z
2024-04-03
2024-04-04T15:05:30Z
2024-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/3145
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/3145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1. Brackett M A, Mayer J D, Warner R M. Emotional intelligence and its relation to everyday behaviour. Personality and Individual Differences, 36(6), 2004. 2. Prior A I S. Inteligência emocional, bem-estar e saúde mental [Tese de Doutorado]. Porto (PT): Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa, 2017. 3. Espinoza-Venegas M, et al. Validação do construto e da confiabilidade de uma escala de inteligência emocional aplicada a estudantes de enfermagem. Revista latino-americana de enfermagem, v. 23, n. 1, p. 139-147, 2015. 4. Almansour A. The level of emotional intelligence among Saudi nursing students: A cross-sectional study. Belitung Nurs J. 2023 Oct 26;9(5):471-477. doi: 10.33546/bnj.2794. PMID: 37901375; PMCID: PMC10600711. 5. Prado-Gascó V, Giménez-Espert M. Inteligência emocional em enfermeiros: a escala Trait Meta-Mood Scale. Acta Paul Enferm. 2017; 30(2):204-9. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700031 6. Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica. Rio de Janeiro, 2022, n.48 2a edição [Internet]. Available from: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/ 7. Cerchiari E, Caetano D, Faccenda O. Utilização do serviço de saúde mental em uma universidade pública. Psicol. cienc. prof. 25(2). Jun 2005 https://doi.org/10.1590/S1414-98932005000200008 8. Barros R, Peixoto A. Integração ao ensino superior e saúde mental: um estudo em uma universidade pública federal brasileira. Avaliação (Campinas) 27 (3), Sep-Dec 2022. https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000300012 26 9. Augusto Landa JM, Berrios-Martos MP, López-Zafra E, Aguilar Luzón M. Relación entre burnout e inteligencia emocional y su impacto en salud mental, bienestar y satisfacción laboral en profesionales de enfermería. Ansiedad Estrés. 2006; 12(2-3):479- 93. 10. Aradilla-Herrero A, Tomás-Sábado J, Gómez-Benito J. Perceived emotional intelligence in nursing: Psychometric properties of the Trait Meta-Mood Scale. J Clin Nurs. 2014; 23(7-8):955-66. 11. Gohm CL. Mood regulation and emotional intelligence: individual differences. J Pers Soc Psychol. 2003; 84(3):594-607. 12. Lloret-Segura S, Ferreres-Traver A, Hernández-Baeza A, Tomás-Marco I. El análisis factorial exploratorio de los ítems: una guía práctica, revisada y actualizada. An Psicol. 2014; 30(3):1151-69. 13. Rammstedt B, Danner D, Bosnjak M. Acquiescence response styles: a multilevel model explaining individual-level and countrylevel differences. Personality Individual Differences. 2017; 107:190-4. 14. Berrios-Martos MP, Pulido-Martos M, Augusto-Landa JM, López Zafra E. La inteligencia emocional y el sentido del humor como variables predictoras del bienestar subjetivo. Psicol Conductual. 2012; 20(1):211-27. 15. Karimi L, Leggat SG, Donohue L, Farrell G, Couper GE. Emotional rescue: The role of emotional intelligence and emotional labour on well-being and job-stress among community nurses. J Adv Nurs. 2014; 70(1):176-86. 16. Almost J, Wolff AC, Stewart-Pyne A, McCormick LG, Strachan D, D’souza C. Managing and mitigating conflict in healthcare teams: an integrative review. J Adv Nurs. 2016; 72(7):1490-505. 27 17. Foster K, McCloughen A, Delgado C, Kefalas C, Harkness E. Emotional intelligence education in pre-registration nursing programmes: An integrative review. Nurse Educ Today. 2015; 35(3):510-7. 18. Bennett K, Sawatzky JA. Building emotional intelligence: a strategy for emerging nurse leaders to reduce workplace bullying. Nurs Adm Q. 2013; 37(2):144-51. 19. Hong E, Lee YS. The mediating effect of emotional intelligence between emotional labour, job stress, burnout and nurses’ turnover intention. Int J Nurs Pract. 2016; 22(6):625-32. 20. Al-Hamdan Z, Oweidat IA, Al-Faouri I, Codier E. Correlating Emotional intelligence and job performance among jordanian hospitals’ registered nurses. Nurs Forum. 2017; 52(1):12-20. 21. Franco M S, d’Eça C, Santos N N. Desenvolvimento da Compreensão Emocional. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 2015, 31(3), 339–348. https://doi.org/10.1590/0102-37722015032099339348 22. Barrientos A. Habilidades sociales y emocionales del profesorado de educación infantil relacionadas con la gestión del clima de aula. Tesis Doctoral. Facultad de Educación, Universidad Complutense de Madrid, 2016. 23. Gaeta M, Sánchez S. Inteligência emocional e empatia dos professores em relação à interação professor-aluno em sala de aula. HOLOS, Ano 39, v.2, e15156, 2023. DOI: 10.15628/holos.2023.15156 24. Costa I T V L, et al. Inteligência emocional dos estudantes de enfermagem nos estágios curriculares. Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes - SEMPESq, n. 18, 2018. 25. JÚNIOR J S T. Manual de treinamento em inteligência emocional [manuscrito] – Belo Horizonte, 2018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1823241957106778112