Ensino e aprendizagem do Cálculo diferencial e integral na formação docente de matemática do CESP-UEA, na pandemia.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/634 |
Resumo: | This work presents results of a research that aimed to analyze the main causes of difficulties in teaching and learning Differential and Integral Calculus (DIC) in remote classes, from the perspective of academics of the Mathematics degree, from the Center for Higher Studies of Parintins (CESP-UEA), in the biennium 2020-2021. The research is qualitative in nature from the perspective of Creswell (2016), with bibliographic research and application of questionnaires, according to the guidelines of Marconi and Lakatos (2003), applied to academics of the CDI discipline. Among the causes of difficulties encountered in remote classes, the lack of understanding of the CDI contents stands out; lack of clarification of doubts in real time; lack of access to classes and downloading files via Google Classroom, AVA due to bad internet signal; communication failure in synchronous classes via Google Meet; the lack of face-to-face contact with the teacher, among other factors. |
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Ensino e aprendizagem do Cálculo diferencial e integral na formação docente de matemática do CESP-UEA, na pandemia.Teaching and learning of differential and integral calculus in mathematics teacher training at CESP-UEA, in the pandemic.Cálculo Diferencial IntegralEnsino RemotoFormação de professoresThis work presents results of a research that aimed to analyze the main causes of difficulties in teaching and learning Differential and Integral Calculus (DIC) in remote classes, from the perspective of academics of the Mathematics degree, from the Center for Higher Studies of Parintins (CESP-UEA), in the biennium 2020-2021. The research is qualitative in nature from the perspective of Creswell (2016), with bibliographic research and application of questionnaires, according to the guidelines of Marconi and Lakatos (2003), applied to academics of the CDI discipline. Among the causes of difficulties encountered in remote classes, the lack of understanding of the CDI contents stands out; lack of clarification of doubts in real time; lack of access to classes and downloading files via Google Classroom, AVA due to bad internet signal; communication failure in synchronous classes via Google Meet; the lack of face-to-face contact with the teacher, among other factors.Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo, analisar as principais causas de dificuldades no ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) nas aulas remotas, na perspectiva dos acadêmicos da licenciatura em Matemática, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP-UEA), no biênio 2020-2021. A pesquisa é de natureza qualitativa na perspectiva de Creswell (2016), com realização de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários, de acordo com as orientações de Marconi e Lakatos (2003), aplicados aos acadêmicos da disciplina de CDI. Entre as causas de dificuldades encontradas nas aulas remotas, destaca-se a falta de entendimentos dos conteúdos de CDI; falta de esclarecimento de dúvidas em tempo real; falta de acesso as aulas e download dos arquivos via Google Classroom, AVA devido sinal de internet ruim; falha na comunicação nas aulas síncronas via Google Meet; a falta do contato presencial com o professor, entre outros fatores.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEABeltrão, Isabel do Socorro LobatoBeltrão, Isabel do Socorro LobatoSilva, Paulo Sérgio Ribeiro daCosta, Lucélida de Fátima Maia da CostaGomes, Josias da Silva2022-08-08T16:58:51Z2024-08-30T14:27:35Z2022-07-262022-08-08T16:58:51Z2022-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Josias da Silva. Ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral na formação docente de matemática no CESP-UEA, na Pandemia. 2022. 22f TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/634porALMEIDA, J. E. O uso das funções de várias variáveis no ensino da engenharia: Conceitos e aplicações, 2016. ALVARENGA, K. B.; DORR, R. C.; VIEIRA, V. D. O ensino e a aprendizagem de cálculo diferencial e integral: Características e intersecções no centro-oeste brasileiro. REBES Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 4, p. 46-57, out. /dez. 2016. AMAZONAS. Decreto nº 42.061 de 16 de março de 2020. Dispõe sobre a decretação de situação de emergência na saúde pública do Estado do Amazonas em razão da disseminação da nova coronavírus. Diário Oficial do Amazonas, Manaus, AM, p.1. mar, 2022. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. Tradução de: L’Analyse de Contenu. BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. BRESSAN, P. M. et al. Cálculo diferencial e integral I: Investigação sobre dificuldades dos alunos. In: X Salão de Iniciação Científica PUCRS, 2009, Porto Alegre. Anais do X Salão de Iniciação Científica PUCRS. Porto Alegre: PUCRS, 2009. p. 1172-1175. CAVASSOTTO, M.; PORTANOVA, R. Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral. In: Anais da III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS. Porto Alegre: PUCRS, 2008, p. 1-6.CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2016. CRUZ, L. S. Ensino e aprendizagem de matemática em tempos de Pandemia: Ressignificação e dificuldades em uma escola estadual na cidade de Parintins/AM. 2021. TCC (Curso de Graduação) – Licenciatura em Matemática – Centro de Estudos Superiores de Parintins, Universidade do Estado do Amazonas, Parintins-AM, 2021. CURY, H. N. Pesquisas em análise de erros no ensino superior: Retrospectiva e novos resultados. In: FROTA, M. C. R.; NASSER, L. (Org.). Educação Matemática no Ensino Superior: pesquisas e debates, p.223-238. Recife: SBEM, 2009. EVES, H. Introdução à história da matemática. Tradução HYGINO H. Domingues. 5ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2011. FULINI, M. A. História do Cálculo Diferencial e Integral. 2016. TCC (Curso de Graduação) – Licenciatura em Matemática–Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2016. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GOMES, J. S.; BELTRÃO, I. S. L. O Cálculo Diferencial e Integral na Formação de Professores de Matemática: Limites e Perspectivas. In: SKOWRONSKI, M.; MACHADO, R. Abordagens em Educação: Tecnologias Digitais, Docência e Inclusão. Minas Gerais: Editora MultiAtual, 2021. p.105-117. MARCONI M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. NASSER, L. Ajudando a superar obstáculos na aprendizagem de cálculo. In: Anais do IX Encontro nacional de Educação Matemática, 2007. Belo Horizonte: SBEM, 2007, p. 1-13. NÓVOA, A. Escolas de Professores proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022. p. 116. PAGANI, E. M. L.; ALLEVATO, N. S. G. Ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: Um mapeamento de algumas teses e dissertações produzidas no Brasil. VIDYA, Santa Maria, v. 34, n. 2, p. 61-74, 2014. PRADO, D. A. O. Ensino-aprendizagem de matemática no 6° ano do Ensino Fundamental, na cidade de Parintins/Am, em tempos de pandemia da covid-19. 2020. TCC (Curso de Graduação) – Licenciatura em Matemática – Centro de Estudos Superiores de Parintins, Universidade do Estado do Amazonas, Parintins-AM, 2020. RAFAEL, R. C.; ESCHER, M. A. Evasão, baixo rendimento e reprovações em Cálculo Diferencial e Integral: Uma questão a ser discutida. VII Encontro Mineiro de Educação Matemática. Juiz de Fora, Minas Gerais, 2015. RASMUSSEN, C.; MARRONGELLE, K.; BORBA, M. C. Research on cal?culus: What do we know and where do we need to go? ZDM: Mathematics Education, v. 46, n. 4, p. 507-515, 2014. REZENDE, W. M. O Ensino de Cálculo: Dificuldades de Natureza Epistemológica. (Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003. SANTOS, M. V. R.; CARNEIRO, I. M. S. P. Dificuldades de aprendizagem no ensino do cálculo diferencial e integral I: Implicações para o trabalho docente. In: Anais XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste EPENN: Internacionalização da educação e desenvolvimento regional, 2013. Recife. Recife: UFPE, 2013, p.1-16. SANTOS, S. P.; MATOS, M. G. O. O ensino de Cálculo I no curso de Licenciatura em Matemática: Obstáculos na aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos, v.3, n.3, p.458-473, ago./dez. 2012. WROBEL, J. S; ZEFERINO, M. V. C.; CARNEIRO, T. C. J. Um mapa do ensino de Cálculo nos últimos 10 anos do COMBENGE. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia: Educação na era do conhecimento, 2013. Gramado: ABENGE, 2013, p.1-12.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-30T14:38:57Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/634Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-30T14:38:57Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
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