O DNA das/nas postagens do Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Aridelson
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5034
Resumo: This work aims to study/analyze postings on profiles in the social network Facebook in a group of 50 teachers of basic education from five schools in the state of Rio de Janeiro: Marechal Juarez Távora Public School, Engenheiro Carlos Frederico de Área Leão Public School, Filadelfo Azevedo Private School, São Cristóvão Private School and Madre Tereza de Calcutá Private School. All teachers surveyed are contained in my personal list of Facebook friends. The proposed work aims to verify if these posts encourage the use of the social network Facebook as a teaching resource. Considering that posts on the social networks are free and do not comment specifically on education does not mean that the teachers surveyed, resist or be afraid of using technologies as teaching resources. We chose for 60 days 1234 posts of teachers that make up the corpus of the research. The results showed that even though social networks, a place for discussion and dissemination of diverse and very private matters, the posts in this group had a considerable percentage of specific issues related to complaints, sports, entertainment, politics and education, which meets proposals for inclusion of Facebook as a pedagogical resource, advocated by many researchers and studies, since education requires a plurality of subjects and research facility. To guide this work were used as theoretical frameworks authors: Marcuschi and Xavier (2010 ), Recuero (2010 ), Assmann (2000 ), Levy (1999 ), among others. Keywords: Facebook. Primary Education. Teachers.
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spelling O DNA das/nas postagens do FacebookThe DNA of/in posts on FacebookFacebookEducação BásicaProfessoresCiênciasThis work aims to study/analyze postings on profiles in the social network Facebook in a group of 50 teachers of basic education from five schools in the state of Rio de Janeiro: Marechal Juarez Távora Public School, Engenheiro Carlos Frederico de Área Leão Public School, Filadelfo Azevedo Private School, São Cristóvão Private School and Madre Tereza de Calcutá Private School. All teachers surveyed are contained in my personal list of Facebook friends. The proposed work aims to verify if these posts encourage the use of the social network Facebook as a teaching resource. Considering that posts on the social networks are free and do not comment specifically on education does not mean that the teachers surveyed, resist or be afraid of using technologies as teaching resources. We chose for 60 days 1234 posts of teachers that make up the corpus of the research. The results showed that even though social networks, a place for discussion and dissemination of diverse and very private matters, the posts in this group had a considerable percentage of specific issues related to complaints, sports, entertainment, politics and education, which meets proposals for inclusion of Facebook as a pedagogical resource, advocated by many researchers and studies, since education requires a plurality of subjects and research facility. To guide this work were used as theoretical frameworks authors: Marcuschi and Xavier (2010 ), Recuero (2010 ), Assmann (2000 ), Levy (1999 ), among others. Keywords: Facebook. Primary Education. Teachers.Este trabalho tem por objetivo estudar/analisar postagens de perfis da rede social Facebook de um grupo de 50 professores da educação básica de cinco escolas do estado do Rio de Janeiro: Colégio Estadual Marechal Juarez Távora, Colégio Estadual Engenheiro Carlos Frederico de Área Leão, (públicas), Colégio Filadelfo Azevedo, Colégio Brasileiro de São Cristóvão e Colégio Madre Tereza de Calcutá, (particulares). Todos os docentes pesquisados constam da minha lista pessoal de amigos do Facebook. A proposta do trabalho tem o propósito de verificar se tais postagens favorecem a utilização da rede social Facebook como recurso pedagógico. Entendendo que as postagens nas redes sociais são livres e que não comentar especificamente sobre educação não significa dizer, que, os professores pesquisados, resistam ou tenham medo de utilizar às tecnologias como recursos pedagógicos. Foram selecionadas durante 60 dias 1234 postagens dos docentes, que comporão o corpus da pesquisa. Os resultados mostraram que mesmo sendo as redes sociais um local de discussão e divulgação de assuntos muito diversos e particulares, as postagens desse grupo tiveram um percentual considerável de assuntos específicos relacionados a denúncias, esportes, lazer, política e educação, o que vai ao encontro de propostas de inserção do Facebook como recurso pedagógico, defendidos por diversos pesquisadores e trabalhos, uma vez que a educação requer uma pluralidade de assuntos e mecanismo de pesquisas. Para nortear este trabalho foram usados com referenciais teóricos autores como: Marcuschi e Xavier (2010), Recuero (2010), Assmann (2000), Lévy (1999), entre outros. Palavras- chave: Facebook. Educação básica. Professores.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-24T19:58:33Z2024-09-10T17:39:28Z2020-07-242020-07-24T19:58:33Z2014-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação. Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a02v29n2.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2013. FELDMANN, M. G. (Org.). Formação de Professores e Escola na Contemporaneidade. São Paulo: Senac, 2009. 256p. GOMES, H.S. Portal G1, Brasil é o 2º país com mais usuários que entram diariamente no Facebook. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/brasil-e-o-2-paiscom- mais-usuarios-que-entram-diariamente-no-facebook.html>. Acesso em: 2 fev. 2014. HESSEL, A. M.; HARDAGH, C. C.; SILVA, J. E.; ALLEGRETTI, MECEDO, S. M. de. Aprendizes nas Redes Sociais Virtuais: o potencial da conectividade em dois cenários. Revista CET REGIET, v. 2, p. 53-60, 2012. Disponível em: Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 84 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.13 | p.75-84 | jan-jun | 2014 <http://revistacontemporaneidadeeducacaoetecnologia.wordpress.com>. Acesso em: 27 jul. 2013. LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. LIMA, G. Brasil registra 133 milhões de acesso à internet banda larga em 2013. Disponível em: <http://glaucialima.com/categoria/tecnologia/>. Acesso em 18 mar. 2014. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Orgs.). Hipertexto e Gêneros Digitais: Novas Formas de Construção de Sentido. 3. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2010. RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2010. SECUNDADOS DADOS DE INTERNET. Dados de internet no Brasil. Disponível em: <http://www.secundados.com.br/#dados-de-internet>. Acesso em: 6 ago. 2013. TANCER, B. Click ideias surpreendentes para os negócios e para a vida. São Paulo: Globo, 2009. TELEBRASIL. Associação Brasileira de comunicação. Disponível em: <http://www.telebrasil.org.br/sala-de-imprensa/releases/5315-brasil-fecha-2013-com- 133-milhoes-de-acessos-em-banda-larga>. Acesso em: 2 fev. 2014.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5034porRevista Amazônica de Ensino de CiênciasAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Aridelsonreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T20:37:02Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/5034Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T20:37:02Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
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