O etnocentrismo no foco das escolas de fronteira: educando na diversidade para à diversidade no município de Tabatinga-Amazonas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Lícia Franco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1158
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso visa trazer reflexões acerca do tema Etnocentrismo no Foco das Escolas de Fronteira: Educando na Diversidade para a Diversidade no Município de Tabatinga por acreditar que é um assunto muito relevante e pouco estudado, todavia merece uma pesquisa mais profunda sobre a problemática e por se tratar do âmbito educacional e por envolver questões etnocêntricas no contexto étnico-cultural. No entanto, propomos uma reflexão sobre as práticas pedagógicas adotadas nesse contexto multicultural existente em nossas escolas de fronteira as quais, por meio destas devemos identificar os fatores internos e externos que podem fragmentar o processo de ensino e aprendizagem devido à diversidade cultural existente, sendo ela nossa fonte de pesquisa. A investigação pauta-se em um contexto educacional de fronteira. Ao propor essa investigação, busca-se compreender, analisar e refletir como as escolas trabalham esse desafio da prática docente, participando e interpretando de condições onde a diversidade cultural se faz presente no interior das escolas de fronteira, sobretudo como tudo isso ocorre nas relações sociais com seus pares. Nota-se recentemente, uma virada conceitual em diversas áreas de conhecimento e de pesquisa, onde nos possibilita uma visão além sobre a temática e de nos conceder melhores entendimentos sobre conceitos que ramificam em outros conhecimentos. O processo de formação para uma postura onde os atores sociais ativos de uma realidade específica compreendam e contribuam é necessário, elucidar enfoques sobre as relações das políticas públicas e das práticas educativas. As técnicas de pesquisas adotadas possibilitou retirarmos elementos fundamentais para a nossa temática fazendo uma imersão no ambiente pesquisado. Permitiu-se, contudo, através das análises dos resultados enfoques precisos e necessários para a apresentação dos resultados utilizando de sugestões como elementos fundantes para futuras pesquisas.
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No entanto, propomos uma reflexão sobre as práticas pedagógicas adotadas nesse contexto multicultural existente em nossas escolas de fronteira as quais, por meio destas devemos identificar os fatores internos e externos que podem fragmentar o processo de ensino e aprendizagem devido à diversidade cultural existente, sendo ela nossa fonte de pesquisa. A investigação pauta-se em um contexto educacional de fronteira. Ao propor essa investigação, busca-se compreender, analisar e refletir como as escolas trabalham esse desafio da prática docente, participando e interpretando de condições onde a diversidade cultural se faz presente no interior das escolas de fronteira, sobretudo como tudo isso ocorre nas relações sociais com seus pares. Nota-se recentemente, uma virada conceitual em diversas áreas de conhecimento e de pesquisa, onde nos possibilita uma visão além sobre a temática e de nos conceder melhores entendimentos sobre conceitos que ramificam em outros conhecimentos. 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Permitiu-se, contudo, através das análises dos resultados enfoques precisos e necessários para a apresentação dos resultados utilizando de sugestões como elementos fundantes para futuras pesquisas.El presente trabajo de conclusión de curso pretende traer reflexiones acerca del tema Etnocentrismo en el Foco de las Escuelas de Frontera: Educando en la Diversidad para la Diversidad en la Municipio de Tabatinga por creer que es un asunto muy relevante y poco estudiado, sin embargo merece una investigación más profunda sobre La problemática y por tratarse del ámbito educativo y por involucrar cuestiones etnocéntricas en el contexto étnico-cultural. Sin embargo, proponemos una reflexión sobre las prácticas pedagógicas adoptadas en ese contexto multicultural existente en nuestras escuelas fronterizas que, por medio de éstas, deben identificar los factores internos y externos que pueden fragmentar el proceso de enseñanza y aprendizaje debido a la diversidad cultural existente, Nuestra fuente de investigación. La investigación se basa en un contexto educativo de frontera. Al proponer esta investigación, se busca comprender, analizar y reflexionar cómo las escuelas trabajan ese desafío de la práctica docente, participando e interpretando de condiciones donde la diversidad cultural se hace presente en el interior de las escuelas de frontera, sobre todo como todo esto ocurre en las relaciones sociales Con sus pares. Se nota recientemente, un viraje conceptual en diversas áreas de conocimiento y de investigación, donde nos posibilita una visión más allá de la temática y de darnos mejores entendimientos sobre conceptos que ramifican en otros conocimientos. El proceso de formación para una postura donde los actores sociales activos de una realidad específica comprendan y contribuyan es necesario, elucidar enfoques sobre las relaciones de las políticas públicas y de las prácticas educativas. Las técnicas de investigación adoptadas posibilitar retirar elementos fundamentales para nuestra temática haciendo una inmersión en el ambiente investigado. Se permitió, sin embargo, a través de los análisis de los resultados enfoques precisos y necesarios para la presentación de los resultados utilizando de sugerencias como elementos fundantes para futuras investigaciones.Universidade do Estado do Amazonas2017-11-23T13:20:47Z2024-08-31T14:01:18Z2017-11-23T13:20:47Z2017-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1158porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPessoa, Lícia Francoreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-31T14:21:34Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/1158Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-31T14:21:34Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
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