Erotismo e sexualidade na obra de Nelson Rodrigues: teatro e crônica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2154 |
Resumo: | ABSTRACT SANTOS, Julius François Cunha dos. Erotismo e sexualidade na obra de Nelson Rodrigues: teatro e crônica. Manaus, 2013. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) – Escola Superior de Artes e Turismo, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2013. In the early 40 journalist Nelson Rodrigues debuted in drama with the play A mulher sem pecado. Since the first text his theater favored themes of love and death, betrayal and misunderstandings. Ten years after the author blended his experience in news and drama chronicles inaugurating the column "A vida como ela é..." Last time in Rio de Janeiro newspaper. In this new format, their narratives of heartbreak became more urban and everyday. This study investigates the ways in which eroticism and sexuality are represented in the theater and in the book, such as the transmutation of the patriarchal model for the urban environment, the behavioral transformations that the inclusion of women in the workplace brought to romantic relationships, and observation of sexual behavior as a means of maintaining power. With this if you want to analyze the landscape of human relationships represented by the characters rodriguianas. Keywords: Nelson Rodrigues; theater; chronic; eroticism. |
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Erotismo e sexualidade na obra de Nelson Rodrigues: teatro e crônicaLetras e artesTeatroCrônicasNelson RodriguesCiências HumanasABSTRACT SANTOS, Julius François Cunha dos. Erotismo e sexualidade na obra de Nelson Rodrigues: teatro e crônica. Manaus, 2013. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) – Escola Superior de Artes e Turismo, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2013. In the early 40 journalist Nelson Rodrigues debuted in drama with the play A mulher sem pecado. Since the first text his theater favored themes of love and death, betrayal and misunderstandings. Ten years after the author blended his experience in news and drama chronicles inaugurating the column "A vida como ela é..." Last time in Rio de Janeiro newspaper. In this new format, their narratives of heartbreak became more urban and everyday. This study investigates the ways in which eroticism and sexuality are represented in the theater and in the book, such as the transmutation of the patriarchal model for the urban environment, the behavioral transformations that the inclusion of women in the workplace brought to romantic relationships, and observation of sexual behavior as a means of maintaining power. With this if you want to analyze the landscape of human relationships represented by the characters rodriguianas. Keywords: Nelson Rodrigues; theater; chronic; eroticism.RESUMO SANTOS, Julius François Cunha dos. Erotismo e sexualidade na obra de Nelson Rodrigues: teatro e crônica. Manaus, 2013. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) – Escola Superior de Artes e Turismo, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2013. No início dos anos 40 o jornalista Nelson Rodrigues estreava na dramaturgia com a peça A mulher sem pecado. Desde o primeiro texto seu teatro privilegiou os temas do amor e da morte, da traição e dos desencontros. Dez anos depois o autor mesclava sua experiência no noticiário e no drama inaugurando a coluna de crônicas “A vida como ela é...”, no jornal carioca Última hora. Neste novo formato, suas narrativas de desilusão amorosa se tornaram mais urbanas e cotidianas. Este estudo investiga as formas como o erotismo e a sexualidade estão representadas no teatro e nas crônicas, tais como: a transmutação do modelo patriarcal para o ambiente urbano, as transformações comportamentais que a inserção da mulher no ambiente de trabalho trouxe para as relações amorosas, e a observação dos comportamentos sexuais como mecanismo de manutenção do poder. Com isto se pretende analisar o panorama das relações humanas representadas por meio das personagens rodriguianas. Palavras-chave: Nelson Rodrigues; teatro; crônica; erotismo.Universidade do Estado do AmazonasBrasilPós-Graduação Interdisciplinar em Ciências HumanasUEABarradas, Raimundo de Jesus Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/5962832033707672Barradas, Raimundo de Jesus Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/5962832033707672Pereira, Luci Ruashttp://lattes.cnpq.br/4513393099688134Portela, Otavio Rioshttp://lattes.cnpq.br/2235476017380738Santos, Julius François Cunha dos2020-03-102020-03-10T16:10:46Z2013-04-132020-03-10T16:10:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2154porREFERÊNCIAS AMADO, Jorge. Dona Flor e seus dois maridos. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Cláudia Fares. São Paulo: ARX, 2004. BENDER, Flora Cristina e LAURITO, Ilka Brunhilde. Crônica: história, teoria e prática. São Paulo: Scipione, 1993. BUSATO, Susanna. A memória do sujeito e a memória da linguagem: redes textuais. In: Literatura e representações do eu. São Paulo: UNESP, 2010. CARPINEJAR, Fabrício. Canalha!: retrato poético e divertido do homem contemporâneo: crônicas. 5 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. CIDADE DE DEUS (filme). Fernando Meirelles, 2002. 130 min. Cor. DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Trad. Rejane Rubino. São Paulo: Companhia das Letras: 2007. DELEUZE, Gilles. Foucault. Trad. Claudia Sant’ Anna Martins. Rev. Trad. Renato Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005. DEL PRIORE, Mary. Histórias íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil. São Paulo: Planeta do Brasil, 2011. FACINA, Adriana. Santos e canalhas: uma análise antropológica da obra de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. 105 FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 18 ed. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007. FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 11: totem e tabu, contribuição à história do movimento psicanalítico e outros textos. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. __________. O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 49. ed. rev. São Paulo: Global, 2004. FRIEDMAN, David M. Uma mente própria: a história cultural do pênis. Trad. Ana Luiza Dantas Borges. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. GOLDENBERG, Mirian. A outra: estudos antropológicos sobre a identidade da amante do homem casado. 7. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Record, 1997. __________. Por que homens e mulheres traem? Rio de Janeiro: BestBolso, 2010. HOBSBAWN, Eric J. A era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras: 2012. PERRONE-MOISÉS, Leila. A fala esvaziada em Nelson Rodrigues. In: Revista literatura e sociedade. N.° 10. São Paulo: USP, FFLCH, DTLLC, 2007/2008. LINS, Ronaldo Lima. O teatro de Nelson Rodrigues: uma realidade em agonia. Rio de Janeiro: F. Alvez; Brasília: INL, 1979. 106 MAGALDI. Introdução. In: Teatro completo de Nelson Rodrigues, 4: tragédias cariocas II. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. __________. Nelson Rodrigues: dramaturgias e encenações. São Paulo: Perspectiva, 2010. __________. Teatro da Obsessão: Nelson Rodrigues. São Paulo: Global, 2004. MOISÉS, Massud. A literatura portuguesa através dos textos. 29 ed. rev. amp. São Paulo: Cultrix, 2004. NUNES, Luiz Arthur. Apresentação. In: Teatro Completo de Nelson Rodrigues: peças psicológicas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. PAZ, Octavio. A dupla chama. Trad. Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1994. PLATÃO. O banquete. Domínio Público: 2001. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2279. Acesso em 28 de maio de 2013. RODRIGUES, Nelson. A vida como ela é... Rio de Janeiro: Agir, 2006. __________. A vida como ela é... em série. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. __________. Teatro Completo I: peças psicológicas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. __________. Teatro Completo de Nelson Rodrigues. v.1. peças psicológicas. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004a. __________. Teatro Completo de Nelson Rodrigues. v.2. peças míticas. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004c. 107 __________. Teatro Completo de Nelson Rodrigues. v.3. tragédias cariocas. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004b. __________. Teatro completo de Nelson Rodrigues, 4: tragédias cariocas II. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. ROCHA, Gilmar. “Eternos vagabundos”: malandros, palhaços e caipiras no mundo da chanchada. In: Projeto História: revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nº 43. São Paulo: EDUC, 2011. TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. 3 ed. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010. VIEIRA, João Luiz. O corpo popular, a chanchada revisitada, ou a comédia carioca por excelência. In: Revista Acervo, v. 16, n° 1. 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