Ensino de ciências para estudantes surdos: uma experiência com modelos moleculares e iônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Terezinha Trindade dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreira, Araújo, Mônica Dias de, Almeida, Whasgthon Aguiar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5103
Resumo: Exploring the visual character of models made with recycled materials can help to overcome the barriers of communication difficulties between teachers and deaf students in science teaching. In this sense, the objective of this work is to reflect on the contribution of molecular and ionic models to the teaching of Chemistry with deaf students. For that, the classes were given by the teacher using the models made with rollon balls. Participant observation and questionnaire with closed and open questions were used in data collection. The results showed that the visual and manipulative character of the models used as didactic resources, overcome the difficulties of communication with a deaf student and helped positively in the teaching-learning process of the content of chemical bonds.
id UEA_d19e2ab28ff7f6f827d8efd69ef09bbc
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/5103
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Ensino de ciências para estudantes surdos: uma experiência com modelos moleculares e iônicoHing for deaf students: An experience with molecular and ionic modelsEnsino de CiênciasLigações QuímicasEstudante SurdoCiênciasExploring the visual character of models made with recycled materials can help to overcome the barriers of communication difficulties between teachers and deaf students in science teaching. In this sense, the objective of this work is to reflect on the contribution of molecular and ionic models to the teaching of Chemistry with deaf students. For that, the classes were given by the teacher using the models made with rollon balls. Participant observation and questionnaire with closed and open questions were used in data collection. The results showed that the visual and manipulative character of the models used as didactic resources, overcome the difficulties of communication with a deaf student and helped positively in the teaching-learning process of the content of chemical bonds.Explorar o caráter visual de modelos confeccionados com materiais reciclados pode ajudar a transpor as barreiras das dificuldades de comunicação entre professores e estudantes surdos no ensino de Ciências. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é refletir sobre a contribuição dos modelos moleculares e iônico para o ensino de Química com estudantes surdos. Para tanto, as aulas foram ministradas pela professora com o uso dos modelos confeccionados com bolinhas de rollon. A observação participante e questionário com perguntas fechadas e abertas foram usadas na coleta de dados. Os resultados mostraram que o caráter visual e manipulável dos modelos utilizados como recursos didáticos transpôs as dificuldades de comunicação com uma estudante surda e auxiliaram de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de ligações químicas.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2021-03-05T13:07:06Z2024-09-10T17:40:29Z2021-03-062021-03-05T13:07:06Z2020-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5103porRevista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Terezinha Trindade dosPessoa Junior, Erasmo Sergio FerreiraAraújo, Mônica Dias deAlmeida, Whasgthon Aguiar dereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T20:50:20Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/5103Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T20:50:20Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências para estudantes surdos: uma experiência com modelos moleculares e iônico
Hing for deaf students: An experience with molecular and ionic models
title Ensino de ciências para estudantes surdos: uma experiência com modelos moleculares e iônico
spellingShingle Ensino de ciências para estudantes surdos: uma experiência com modelos moleculares e iônico
Santos, Terezinha Trindade dos
Ensino de Ciências
Ligações Químicas
Estudante Surdo
Ciências
title_short Ensino de ciências para estudantes surdos: uma experiência com modelos moleculares e iônico
title_full Ensino de ciências para estudantes surdos: uma experiência com modelos moleculares e iônico
title_fullStr Ensino de ciências para estudantes surdos: uma experiência com modelos moleculares e iônico
title_full_unstemmed Ensino de ciências para estudantes surdos: uma experiência com modelos moleculares e iônico
title_sort Ensino de ciências para estudantes surdos: uma experiência com modelos moleculares e iônico
author Santos, Terezinha Trindade dos
author_facet Santos, Terezinha Trindade dos
Pessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreira
Araújo, Mônica Dias de
Almeida, Whasgthon Aguiar de
author_role author
author2 Pessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreira
Araújo, Mônica Dias de
Almeida, Whasgthon Aguiar de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Terezinha Trindade dos
Pessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreira
Araújo, Mônica Dias de
Almeida, Whasgthon Aguiar de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Ligações Químicas
Estudante Surdo
Ciências
topic Ensino de Ciências
Ligações Químicas
Estudante Surdo
Ciências
description Exploring the visual character of models made with recycled materials can help to overcome the barriers of communication difficulties between teachers and deaf students in science teaching. In this sense, the objective of this work is to reflect on the contribution of molecular and ionic models to the teaching of Chemistry with deaf students. For that, the classes were given by the teacher using the models made with rollon balls. Participant observation and questionnaire with closed and open questions were used in data collection. The results showed that the visual and manipulative character of the models used as didactic resources, overcome the difficulties of communication with a deaf student and helped positively in the teaching-learning process of the content of chemical bonds.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-01
2021-03-05T13:07:06Z
2021-03-06
2021-03-05T13:07:06Z
2024-09-10T17:40:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1984-7505
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5103
identifier_str_mv 1984-7505
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701108128579584