O salto do tigre: Galvez, imperador do acre, de Márcio Souza e a metaficção historiográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francisco Ewerton Almeida dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1348
Resumo: A fortuna crítica do romance Galvez imperador do Acre, publicado em 1976 pelo amazonense Márcio Sousa, mais de uma vez de inseriu-o na categoria de “metaficção historiográfica”, proposta por Linda Hutcheon. Esse termo propõe a caracterização de uma ficção que se apropria semioticamente do texto histórico, questionando a objetividade e a neutralidade do discurso historiográfico e a procurando re-apresentar o passado (e não representá-lo) por meio da ficcionalização paródica, irônica e, por vezes, satírica das personalidades e acontecimentos históricos. O presente trabalho propõe demonstrar de que forma isso se dá na obra Galvez imperador do Acre, para tal, far-se-á uma analise comparativa entre o texto literário e a obra Formação Histórica do Acre, de Leandro Tocantins, observando a relação paródica estabelecida entre os textos e as inversões irônicas decorrentes dela.
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spelling O salto do tigre: Galvez, imperador do acre, de Márcio Souza e a metaficção historiográficaThe leap of the tiger: Galvez, emperor of the acre, by Márcio Souza and the historiographic metafictionRomance - CríticaGalvez imperador do AcreFiccionalização paródicaA fortuna crítica do romance Galvez imperador do Acre, publicado em 1976 pelo amazonense Márcio Sousa, mais de uma vez de inseriu-o na categoria de “metaficção historiográfica”, proposta por Linda Hutcheon. Esse termo propõe a caracterização de uma ficção que se apropria semioticamente do texto histórico, questionando a objetividade e a neutralidade do discurso historiográfico e a procurando re-apresentar o passado (e não representá-lo) por meio da ficcionalização paródica, irônica e, por vezes, satírica das personalidades e acontecimentos históricos. O presente trabalho propõe demonstrar de que forma isso se dá na obra Galvez imperador do Acre, para tal, far-se-á uma analise comparativa entre o texto literário e a obra Formação Histórica do Acre, de Leandro Tocantins, observando a relação paródica estabelecida entre os textos e as inversões irônicas decorrentes dela.The critical fortune of the novel Galvez emperor of Acre, published in 1976 by the Amazonian Márcio Sousa, more than once inserted it in the category of "historiographic metafiction" proposed by Linda Hutcheon. This term proposes the characterization of a fiction that appropriates the historical text semiotically, questioning the objectivity and the neutrality of the historiographic discourse and seeking to re-present the past (and not to represent it) through parody, ironic fictionalization and, for times, satirical of personalities and historical events. The present work proposes to demonstrate how this happens in the Galvão emperor of Acre, for this purpose, a comparative analysis will be made between the literary text and the historical work Acre by Leandro Tocantins, observing the established parody relationship between the texts and the ironic inversions arising from it.Universidade do Estado do Amazonas2019-01-22T17:58:59Z2019-01-212019-01-22T17:58:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf25254529http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1348porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Francisco Ewerton Almeida dosreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-01-22T17:59:00ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
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The critical fortune of the novel Galvez emperor of Acre, published in 1976 by the Amazonian Márcio Sousa, more than once inserted it in the category of "historiographic metafiction" proposed by Linda Hutcheon. This term proposes the characterization of a fiction that appropriates the historical text semiotically, questioning the objectivity and the neutrality of the historiographic discourse and seeking to re-present the past (and not to represent it) through parody, ironic fictionalization and, for times, satirical of personalities and historical events. The present work proposes to demonstrate how this happens in the Galvão emperor of Acre, for this purpose, a comparative analysis will be made between the literary text and the historical work Acre by Leandro Tocantins, observing the established parody relationship between the texts and the ironic inversions arising from it.
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