O sorriso da avó em “Guarde segredo”, de Esmeralda Ribeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Margarida Dias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1313
Resumo: No conto “Guarde Segredo” (1991), Esmeralda Ribeiro (1958-) substitui os pais “verdadeiros” ou biológicos de uma jovem afrodescendente por dois pais “falsos” (vovó Olívia e Lima Barreto). Por qual razão Ribeiro nos apresenta esta família alternativa? Neste artigo, defendo que a imaginação de uma nova família permite a Ribeiro combinar uma abordagem da invisibilidade literária, histórica e política das mulheres afrodescendentes com uma visão crítica e ambivalente da maternidade, quando esta se torna excessivamente visível na esfera privada. Apropriando-se dos princípios utilizados por sociedades disciplinares para regular relações raciais e sexuais, “Guarde Segredo” introduz estruturas panópticas de disciplina (Foucault, 1977) no cotidiano familiar dos inquilinos da casa situada à rua Major Mascarenhas, de modo a inverter o processo de invisibilidade crescente da jovem narradora, enquanto mãe afrodescendente em potência. A solução panóptica encontrada por Ribeiro cria uma plataforma privilegiada de acesso aos seus pais enquanto observadores/educadores, um dos quais é, como veremos, mais invisível do que o outro. A imaginação de uma nova família em “Guarde Segredo” permite a Ribeiro oferecer pistas teóricas necessárias para uma discussão sustentável e não essencialista da maternidade no contexto do projeto político-literário da escritura afro-brasileira.
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In the short-story “Guarde Segredo” (1991) Esmeralda Ribeiro (1958-) substitutes the “real” parents of an Afro-Brazilian young woman with two “false” parents (vovó Olívia and Lima Barreto). Why does Ribeiro present us with this alternative family? In this article, I argue that the imagination of a new family allows Ribeiro to address the urgent question of the political, historical and literary invisibility of Afro-Brazilian women as mothers, whilst simultaneously advancing a critical understanding of motherhood when it becomes excessively visible in the private sphere. By taking strategic advantage of the panoptical principles (Foucault, 1977) used by disciplinary societies to regulate racial and sexual relations, Ribeiro inverts the process of becoming invisible that afflicts the narrator, as a potential Afro-Brazilian mother. This panoptical solution produces, in turn, a platform that allows the reader to observe the observers themselves (the false parents), one of which turns out to be more invisible than the other. I conclude by arguing that the imagination of a new family in “Guarde Segredo” contributes to enabling a sustainable and non-essentialist vision of the maternal in the context of the political and literary project of Afro-Brazilian writing.
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