Literatura e estudos interartes: saberes indisciplinados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1281 |
Resumo: | Os estudos de Literatura integram diversos campos do saber, e, o Texto, de modo geral, como o define Barthes (2004), é essencialmente interdisciplinar. Nesse sentido, o presente trabalho relaciona literatura, linguagem e os estudos interartes – que propõemmodos de ler e produzir sentidos, na rede de inter-relações que os textos apresentam (cf. CLÜVER, 2001). Uma rede que deve ser abordada para além da categorização de seus elementos, de modo a permitir a percepção de sua integração transdisciplinar. É possível ainda, nesta discussão, questionar em que medida os saberes disciplinares, quando “indisciplinados”, podem contribuir para a produção de novos significados nos estudos que fazemos enquanto pesquisadores. Para tanto, são postos em questão alguns excertos da literatura produzida por João Gilberto Noll, em especial do conto “O cego e a dançarina”, da obra homônima de 1980, que narram uma experiência relacionada ao campo das sensações. |
id |
UEA_ebe3bdc56e93be99bee21d2743aef3a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioinstitucional:riuea/1281 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
spelling |
Literatura e estudos interartes: saberes indisciplinadosLiterature and interart studies: undisciplined knowledgeLiteraturaCulturaEstudos interartesInterdisciplinaridadeOs estudos de Literatura integram diversos campos do saber, e, o Texto, de modo geral, como o define Barthes (2004), é essencialmente interdisciplinar. Nesse sentido, o presente trabalho relaciona literatura, linguagem e os estudos interartes – que propõemmodos de ler e produzir sentidos, na rede de inter-relações que os textos apresentam (cf. CLÜVER, 2001). Uma rede que deve ser abordada para além da categorização de seus elementos, de modo a permitir a percepção de sua integração transdisciplinar. É possível ainda, nesta discussão, questionar em que medida os saberes disciplinares, quando “indisciplinados”, podem contribuir para a produção de novos significados nos estudos que fazemos enquanto pesquisadores. Para tanto, são postos em questão alguns excertos da literatura produzida por João Gilberto Noll, em especial do conto “O cego e a dançarina”, da obra homônima de 1980, que narram uma experiência relacionada ao campo das sensações.The Literature studies aggregate various fields of knowledge, and the Text, generally, as defined by Barthes (2004), is essentially interdisciplinary. Considering this, the present paperconnects literature, language and the interarts studies – which proposes ways to read and produce meanings, in the vast network of interrelations presented by the text (cf. CLUVER, 2001). A network that must be understood beyond the categorization of its elements, in a way that allows the perception of its transdisciplinary integration.It is also possible to question how the disciplinary knowledge, when “undisciplined”, can contribute to the creation of new meanings in our studies as researchers. To do so, some excerpts of literature produced by João Gilberto Noll are put in question, specially the short novel “O cego e a dançarina”, from the work of the same name from 1980, that narrates an experience related to the field of sensations.Universidade do Estado do Amazonas2019-01-19T11:47:14Z2019-01-182019-01-19T11:47:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf21784744http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1281porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Vanessa Soares dereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-01-19T11:47:15ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/ |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura e estudos interartes: saberes indisciplinados Literature and interart studies: undisciplined knowledge |
title |
Literatura e estudos interartes: saberes indisciplinados |
spellingShingle |
Literatura e estudos interartes: saberes indisciplinados Paiva, Vanessa Soares de Literatura Cultura Estudos interartes Interdisciplinaridade |
title_short |
Literatura e estudos interartes: saberes indisciplinados |
title_full |
Literatura e estudos interartes: saberes indisciplinados |
title_fullStr |
Literatura e estudos interartes: saberes indisciplinados |
title_full_unstemmed |
Literatura e estudos interartes: saberes indisciplinados |
title_sort |
Literatura e estudos interartes: saberes indisciplinados |
author |
Paiva, Vanessa Soares de |
author_facet |
Paiva, Vanessa Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Vanessa Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Cultura Estudos interartes Interdisciplinaridade |
topic |
Literatura Cultura Estudos interartes Interdisciplinaridade |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Os estudos de Literatura integram diversos campos do saber, e, o Texto, de modo geral, como o define Barthes (2004), é essencialmente interdisciplinar. Nesse sentido, o presente trabalho relaciona literatura, linguagem e os estudos interartes – que propõemmodos de ler e produzir sentidos, na rede de inter-relações que os textos apresentam (cf. CLÜVER, 2001). Uma rede que deve ser abordada para além da categorização de seus elementos, de modo a permitir a percepção de sua integração transdisciplinar. É possível ainda, nesta discussão, questionar em que medida os saberes disciplinares, quando “indisciplinados”, podem contribuir para a produção de novos significados nos estudos que fazemos enquanto pesquisadores. Para tanto, são postos em questão alguns excertos da literatura produzida por João Gilberto Noll, em especial do conto “O cego e a dançarina”, da obra homônima de 1980, que narram uma experiência relacionada ao campo das sensações. The Literature studies aggregate various fields of knowledge, and the Text, generally, as defined by Barthes (2004), is essentially interdisciplinary. Considering this, the present paperconnects literature, language and the interarts studies – which proposes ways to read and produce meanings, in the vast network of interrelations presented by the text (cf. CLUVER, 2001). A network that must be understood beyond the categorization of its elements, in a way that allows the perception of its transdisciplinary integration.It is also possible to question how the disciplinary knowledge, when “undisciplined”, can contribute to the creation of new meanings in our studies as researchers. To do so, some excerpts of literature produced by João Gilberto Noll are put in question, specially the short novel “O cego e a dançarina”, from the work of the same name from 1980, that narrates an experience related to the field of sensations. |
description |
Os estudos de Literatura integram diversos campos do saber, e, o Texto, de modo geral, como o define Barthes (2004), é essencialmente interdisciplinar. Nesse sentido, o presente trabalho relaciona literatura, linguagem e os estudos interartes – que propõemmodos de ler e produzir sentidos, na rede de inter-relações que os textos apresentam (cf. CLÜVER, 2001). Uma rede que deve ser abordada para além da categorização de seus elementos, de modo a permitir a percepção de sua integração transdisciplinar. É possível ainda, nesta discussão, questionar em que medida os saberes disciplinares, quando “indisciplinados”, podem contribuir para a produção de novos significados nos estudos que fazemos enquanto pesquisadores. Para tanto, são postos em questão alguns excertos da literatura produzida por João Gilberto Noll, em especial do conto “O cego e a dançarina”, da obra homônima de 1980, que narram uma experiência relacionada ao campo das sensações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-19T11:47:14Z 2019-01-18 2019-01-19T11:47:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
21784744 http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1281 |
identifier_str_mv |
21784744 |
url |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829749547630592 |