A importância das concepções alternativas na apropriação do conhecimento a aplicação no estudo de bactérias no ensino fundamental e suas implicações para a saúde humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Wanderley Pivatto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schuhmacher, Elcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5023
Resumo: The identification of alternative concepts of students is important, because they are considered products of imaginative efforts of children to describe and explain the physical world around them. Such conceptions should be regarded as personal constructions, that the teacher has a duty to seek to know, understand, and appreciate to decide what to do and how to do your teaching, along the study of a topic. Taking this for basis, this work aims to identify the alternative conceptions on the theme: bacteria in twenty-five sixth grade students from a public school in Florianopolis, Santa Catarina. The research is qualitative nature and the instrument for data collection consists of a questionnaire where the results obtained were tabulated. In conclusion, to understand how the quotidian and the media influence in conceptions of children can be a decisive factor in the conceptions of science by children. Must be goal of professor to use teaching strategies that allow to identifying the alternative concepts of students, and to think in learning activities that can establish significant relationships between conceptions of students and the scientific knowledge. Keywords: Bacteria. Science Teaching. Alternative Conceptions. Human Health.
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Taking this for basis, this work aims to identify the alternative conceptions on the theme: bacteria in twenty-five sixth grade students from a public school in Florianopolis, Santa Catarina. The research is qualitative nature and the instrument for data collection consists of a questionnaire where the results obtained were tabulated. In conclusion, to understand how the quotidian and the media influence in conceptions of children can be a decisive factor in the conceptions of science by children. Must be goal of professor to use teaching strategies that allow to identifying the alternative concepts of students, and to think in learning activities that can establish significant relationships between conceptions of students and the scientific knowledge. Keywords: Bacteria. Science Teaching. Alternative Conceptions. Human Health.A identificação das concepções alternativas dos estudantes é importante, pois são entendidas como produtos dos esforços imaginativos das crianças para descrever e explicar o mundo físico que as rodeiam. Tais concepções devem ser encaradas como construções pessoais, que o professor tem o dever de procurar conhecer, compreender, e valorizar para decidir o que fazer e como fazer o seu ensino, ao longo do estudo de um tópico. Tendo isto por base, este trabalho buscou identificar as concepções alternativas de vinte e cinco estudantes do sexto ano de uma escola da rede pública de Florianópolis, Santa Catarina sobre o tema: bactérias. A pesquisa tem caráter qualitativo e o instrumento para coleta de dados consiste de um questionário onde os resultados obtidos foram tabelados. Conclui-se que compreender a forma como o cotidiano e a mídia se inserem nas concepções das crianças pode ser determinante nas concepções das ciências pelas crianças. Deve ser objetivo do professor utilizar estratégias de ensino que possam, além de identificar as concepções alternativas dos estudantes, pensar em atividades de aprendizagem que possam estabelecer relações significativas entre as concepções dos estudantes e o conhecimento científico. Palavras-chave: Bactéria. Ensino de ciências. Concepções alternativas. Saúde humana.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-24T19:45:14Z2024-09-10T17:39:20Z2020-07-242020-07-24T19:45:14Z2014-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva Editora Plátano, 2003. BARBOSA, J. P. V; BORGES, A. T. O entendimento dos estudantes sobre energia no início do ensino médio, 2006. Dissertação (Mestrado) – UFMG, Belo Horizonte. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. BIZERRA, A. et al. Crianças pequenas e seus conhecimentos sobre microrganismos. In: Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências, 7, 2009, Florianópolis. Anais… Belo Horizonte: ABRAPEC, 2009. Disponível em <http://www.foco.fae.ufmg.br/pdfs/472.pdf>. Acesso em: 20 out. 2013. CARLÉTTI, D. S. Concepções dos alunos sobre microbiologia. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2., 2007, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Sbenbio, 2007. CD-ROM. CARRASCOSA, J. El problema de las concepciones alternativas en la actualidade (Parte I). Análisis sobre las causas que la originan y/o mantienen. Revista Eureka sobre Enseñanza e Divulgación de las Ciencias, Cádiz, v. 2, n. 2, p. 183-208, 2005. Disponível em: <http://www.apac-revista/Volumen2/Numero_2_2/Carrascosa_2005A.pdf>. Acesso em: 19 set. 2013. CARRASCOSA, J., PEREZ, D.; VALDÉS, P. Como ativar a aprendizagem significativa conceitos e teorias? Santiago: OREALC / UNESCO, 2005. CARVALHO, J. C.; BOSSOLAN, N. R. S. Algumas concepções dos alunos do ensino médio a respeito de proteínas. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. KATTMAN, U. Aquatics, Flyers, Creepers and Terrestrials - students’ conceptions of animal classification. Journal of Biological Education. n. 35, 2001. LESSA, D. B. et al. Como se “pega” gripe? Um estudo das concepções alternativas de estudantes sobre sistema imunológico. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 14. 2008, Curitiba. Anais…Curitiba: UFPR/DQ, 2008. Disponível em <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0676-1.pdf>. Acesso em: 20 out. 2013. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 47 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.13 | p.38-47 | jan-jun | 2014 LIBANORE, A. C. L. As concepções alternativas de alunos da 8ª série do ensino fundamental sobre o fenômeno do efeito estufa. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2007. 145f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, Maringá, 2007. MENINO, H. L.; CORREIA, S. O. Concepções alternativas ideias das crianças acerca do sistema reprodutor humano e reprodução. Educação & Comunicação, n. 4, p. 97-117, s.d, 2005. MORTIMER, E. F. Pressupostos epistemológicos para uma metodologia de ensino de química: mudança conceitual e perfil epistemológico. Química Nova, v.15, n.3, p. 242-249, 2000. OLIVEIRA, S. S. Concepções alternativas e ensino de biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciados. Curitiba: UFPR. Educar, n. 26, p. 233-250, 2005. PAIVA, A. L. B.; MARTINS, C. M. C. Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética. Disponível em: <http://www.fae.ufmg.br/ensaio/vol7especial/artigopaivaemartins.pdf> Acesso em: 20 out. 2013. PROKOP, P. Why Do Cocks Crow? Children’s concepts About Birds. Res Sci Educ. 2007. REEVE, S; BELL, P. Children's Self-documentation and Understanding of the Concepts 'Healthy' and 'Unhealthy'. Int. J. Sci. Educ. v. 31, September, 2009. SHEPARDSON, D. Bugs, butterflies, and spiders: children’s understandings about insects. Int. J. Sci. Educ., v. 24, n. 6, 627-643. 2002. SIMONEAUX, L. A study of pupils conceptions and reasoning in connection with micrpbes, as a contribution to research in biotecnology education. Int. J. Sci. 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