Grafite: uma proposta de criação para espaços não-convencionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1610 |
Resumo: | Arte Urbana ou street art é toda obra apresentada nas ruas como: intervenção, performance artística e manifestações. Ao longo do tempo ocorreram transformações no período moderno (1640 até 1960) que ocasionaram a ruptura de certos condicionamentos da arte moderna em seus espaços para exposições e suas obras de artes, obtendo assim novas posturas e procedimentos na década de 1960, que hoje podemos entender por arte contemporânea. As intervenções do grafite são obras de arte que podem ser analisadas como arte contemporânea, são fenômenos efêmeros e atualmente é uma das expressões artísticas que mais cresce nas cidades, sendo um meio de expressão no muro que aborda brechas da realidade social e histórica. A indagação da pesquisa surgiu da observação, sensibilidade e percepção da possibilidade de transformar as informações das formas, linhas e textura do grafite em movimento no corpo, experimentar e usá-lo como um novo elemento criativo, que pode ser agregado à processos de criação na dança em espaços não-convencionais. A pesquisa buscou o método iconográfico, o estudo da imagem como ferramenta para o desenvolvimento do processo criativo em dança, para posteriormente sempre aplicados experimentos no espaço público (sic). Foram selecionados para amostra: 4 imagens de grafite a serem analisados da avenida avenida Dijalma Batista e 2 interpretes (sic). Os instrumentos para coleta dos dados foi através de registro de vídeos de cada improvisação e foi filmada por diversos ângulos. A partir disso a pesquisa chegou a uma reflexão que os grafites e o viaduto estão conectados e geram informações e sensações que só aquele lugar pode trazer, só analisar os grafites e levar tais sensações para outros espaços perde toda a potência e causa movimento pelo movimento, a não ser um espaço que remeta a mesma sensação que as improvisações desenvolveram no viaduto. Por fim houve a ideia e sensibilidade de criar um vídeo-dança desses experimentos no lugar que tem os grafites (viaduto) resultando como produto final do trabalho de conclusão de curso em bacharelado em dança. |
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A indagação da pesquisa surgiu da observação, sensibilidade e percepção da possibilidade de transformar as informações das formas, linhas e textura do grafite em movimento no corpo, experimentar e usá-lo como um novo elemento criativo, que pode ser agregado à processos de criação na dança em espaços não-convencionais. A pesquisa buscou o método iconográfico, o estudo da imagem como ferramenta para o desenvolvimento do processo criativo em dança, para posteriormente sempre aplicados experimentos no espaço público (sic). Foram selecionados para amostra: 4 imagens de grafite a serem analisados da avenida avenida Dijalma Batista e 2 interpretes (sic). Os instrumentos para coleta dos dados foi através de registro de vídeos de cada improvisação e foi filmada por diversos ângulos. A partir disso a pesquisa chegou a uma reflexão que os grafites e o viaduto estão conectados e geram informações e sensações que só aquele lugar pode trazer, só analisar os grafites e levar tais sensações para outros espaços perde toda a potência e causa movimento pelo movimento, a não ser um espaço que remeta a mesma sensação que as improvisações desenvolveram no viaduto. Por fim houve a ideia e sensibilidade de criar um vídeo-dança desses experimentos no lugar que tem os grafites (viaduto) resultando como produto final do trabalho de conclusão de curso em bacharelado em dança.Urban art or street art is all work presented in the streets as: intervention, artistic performance and demonstrations. Throughout the time, transformations occurred in the modern period (1640 to 1960) that caused the rupture of certain conditions of the modern art in its spaces for exhibitions and its works of art, obtaining thus new postures and procedures in the decade of 1960, that today we can understand by contemporary art. The interventions of graphite are works of art that can be analyzed as contemporary art, are ephemeral phenomena and is currently one of the artistic expressions that grows the most in the cities, being a means of expression in the wall that addresses gaps in social and historical reality. The research question arose from the observation, sensitivity and perception of the possibility of transforming information from the shapes, lines and texture of graphite into movement in the body, experimenting with and using it as a new creative element, which can be added to the processes of creation in dance in non-conventional spaces. The research sought the iconographic method, the study of the image as a tool for the development of the creative process in dance, for later applied experiments in the public space. We selected for sample: 4 graffiti images to be analyzed of Avenida avenue Dijalma Batista and 2 interpreters. The instruments for collecting the data were through recording videos of each improvisation and was filmed from various angles. From this the research arrived at a reflection that the graffiti and the viaduct are connected and generate information and sensations that only that place can bring, only to analyze the graffiti and to take such sensations to other spaces loses all the power and cause movement by the movement, but a space that sends the same sensation that the improvisations developed in the viaduct. Finally there was the idea and sensitivity of creating a video dance of these experiments in the place that has the graffiti (viaduct) resulting as the final product of the work of completion of course in baccalaureate in dance.Universidade do Estado do Amazonas2019-05-08T16:38:59Z2019-03-252019-05-08T16:38:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1610porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFaba, Nayara da Silvareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T18:51:04Zoai:repositorioinstitucional:riuea/1610Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:43.526088Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true |
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