A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Elder Tanio Gomes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2181
Resumo: Considering that the Scientific Divulgation in the school scope needs to be presented as a relevant part of the teaching to the understanding of the phenomena that are present in the daily life of the students. It is problematic how the scientific dissemination from the experimental activities constituted as a significant strategy for the students of the 9th grade. Therefore, the research was carried out in the Municipal School Professor Edinir Telles Guimarães located in the eastern part of the city of Manaus by the qualitative approach, started with two questions in 2016 and an interview in 2017 about the scientific dissemination with the experimentation. For the interpretation of the data used the discursive textual analysis-DTA. It was possible to observe that Scientific Dissemination with experimentation provides the students' interest in natural phenomena as a significant strategy in science teaching, which allows to conclude that the practical activities contribute with discussions on scientific subjects Keywords: Scientific divulgation. Experimentation. Elementary School. Natural Phenomena
id UEA_f1cd2a9b12ca8c7fa7a50e4b967eab13
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/2181
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental IIDivulgação CientíficaExperimentaçãoEnsino FundamentalFenômenos NaturaisCiências exatas e da terraConsidering that the Scientific Divulgation in the school scope needs to be presented as a relevant part of the teaching to the understanding of the phenomena that are present in the daily life of the students. It is problematic how the scientific dissemination from the experimental activities constituted as a significant strategy for the students of the 9th grade. Therefore, the research was carried out in the Municipal School Professor Edinir Telles Guimarães located in the eastern part of the city of Manaus by the qualitative approach, started with two questions in 2016 and an interview in 2017 about the scientific dissemination with the experimentation. For the interpretation of the data used the discursive textual analysis-DTA. It was possible to observe that Scientific Dissemination with experimentation provides the students' interest in natural phenomena as a significant strategy in science teaching, which allows to conclude that the practical activities contribute with discussions on scientific subjects Keywords: Scientific divulgation. Experimentation. Elementary School. Natural PhenomenaConsiderando que a Divulgação Científica no âmbito escolar necessita ser apresentada como parte relevante do ensino para a compreensão dos fenômenos que estão presentes no cotidiano dos estudantes. Problematiza-se como a divulgação científica a partir das atividades de experimentação constituiu-se como estratégia significativa para os alunos do 9º ano. Para tanto, a pesquisa procedeu-se na Escola Municipal Professora Edinir Telles Guimarães localizada na zona leste da cidade de Manaus pela abordagem qualitativa, iniciou-se mediante duas perguntas em 2016 e uma entrevista em 2017 sobre a divulgação científica junto a experimentação. Para a interpretação dos dados utilizou a análise textual discursiva-ATD. Foi possível observar que a Divulgação Científica, com experimentação proporciona o interesse dos alunos nos fenômenos naturais como estratégia significativa no ensino de ciências, o que permite concluir que as atividades práticas contribuem com discussões sobre assuntos científicos. Palavras-chave: Divulgação Científica. Experimentação. Ensino Fundamental. Fenômenos Naturais.Universidade do Estado do AmazonasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na AmazôniaUEAGonçalves, Carolina Brandãohttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351Gonçalves, Carolina Brandãohttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351Aguiar, José Vicente de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569Salgado, Andre Wilson Archer Pintohttp://lattes.cnpq.br/0197746640735395Almeida, Elder Tanio Gomes de2020-03-112020-03-10T18:18:29Z2018-03-202020-03-10T18:18:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2181porALMEIDA, Maria José. Divulgação Científica no ensino escolar: possiblidades e limites. In: GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia. (Org.). Divulgação Científica na sala de aula. Ijuí: Unijuí, 2015. ALMEIDA, Miguel. A vulgarização do saber. In MASSARANI, Luisa ; MOREIRA, Ildeu; BRITO, Fatima. (Organização). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002. ARANHA, Maria e MARTINS, Maria. Filosofando: Introdução á Filosofia. 2º ed. 2, ver. Atual. Moderna, São Paulo, 1993. BACHELARD, Gaston. Formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BASSOLI, Fernanda. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. In: Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014. BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? 1a ed. São Paulo: Biruta, 2009. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 136 p.1997. _______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais- Brasília: MEC/SEF, 1998. 174 p. _______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Educação inclusiva: a escola; organização Maria Salete Fábio Aranha. – Brasília: SEESP/MEC, V.3,26 p. 2004. BUENO, Wilson. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. inf. inf. Londrina, v. 15, n, esp., p. 1-12, 2010. ______________. Jornalismo científico: conceitos e funções. Ciência e cultura, vol. 37, n. 9, p. 1420-1427, 1985. CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2004. ______________. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5ed.Ijuí: Unijuí, 2011. COSTA, Lucinete. A autonomia na construção do currículo como fundamento para repensar a formação do (A) professor (A). In AGUIAR, José Vicente; BARBOSA, Ierecê; COSTA, Mauro (orgs). Temas sobre educação e ensino de ciências: possibilidades e perspectivas. Manaus: UEA Edições, 2015. 67 DELIZOICOV, D. ; ANGOTTI, J. Metodologia do Ensino de Ciências. (coleção magistério. 2º grau) São Paulo: Cortez, 2000. ESPERANÇA, T.; FILOMENO, C.; LAGE, D. Divulgação Científica no ambiente escolar: uma proposta a partir do uso de mídias digitais. Rev.SBEnBIO-V ENEBIO e II Erebio Regional, São Paulo,N.7,p.1582-1591,Outubro de 2014. GERALDO, A. C. H. Didática de Ciências naturais na perspectiva histórico-critica. (coleção formação de professores). Campinas, SP: Autores Associados, 2009. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5º. ed. São Paulo : Atlas, 2010. GOMES, Verenna; SILVA, Roberto. Divulgação Científica na formação inicial de professores de química. 2012. 139p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, Brasília, 2012. GONÇALVES, Carolina; DIAS, Paulo. O Desenvolvimento das Comunidades de Aprendizagem online: Um Estudo de caso na Formação de Professores no Amazonas. (Tese de doutorado). Universidade do Minho: Instituto de Educação. Maio de 2010. GONÇALVES, Carolina; NORONHA, Evelyn. Ensino de ciências no contexto amazônico e a importância da divulgação científica. In AGUIAR, José Vicente; BARBOSA, Ierecê; COSTA, Mauro (orgs). Temas sobre educação e ensino de ciências: possibilidades e perspectivas. Manaus: UEA Edições, 2015. JURDANT, Baudouin. Falar a Ciencia?.In: VOGT, Carlos (org) Cultura Científica: desafios. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 2006. LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: UNESP, 2011. LAUDAN, Larry. O progresso e seus problemas. Rumo a uma teoria do crescimento científico. São Paulo: Unesp, 2011. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução: Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMQ, 1999. LIMA, Guilherme; GIORDAN, Marcelo. Propósitos da divulgação científica em sala de aula: estudos preliminares sobre sua presença no planejamento de ensino. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, Águas de Lindóia, SP, 2013. ________. Divulgação Científica em sala de aula: aportes do planejamento de ensino entre professores de ciências. In: GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia. (Org.). Divulgação Científica na sala de aula. Ijuí: Unijuí, 2015. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 68 MANSO, Bruno; OLINTO, Gilda. Museu do amanhã e os desafios do antropoceno: uma proposta de alternativa museológica. In: XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB), 2016. MAGALHÃES, Cíntia; SILVA, Evanilda; GONÇALVES, Carolina. A interface entre alfabetização científica e divulgação científica. Rev. Areté, Manaus, v. 5, n. 9, p.14-28 / agodez / 2012. MARCONDES, M; AKAHOSHI L.; SOUZA F. Experimentação no Ensino de Química e na Divulgação Científica. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador. Anais. Salvador: GEPEQ-IQUSP, 2012. MARTINS, André. Palavras, textos e contextos. In: Ciências (coleção explorando o ensino). Volume 18. Brasília: Ministério da educação, secretaria de educação básica, 2010. MATEUS, Wagner; GONÇALVES, Carolina. A divulgação científica na página web do PPGEEC/UEA: contribuições para a educação científica. 2013. 89 p. dissertação (mestrado acadêmico em educação em ciências na Amazônia). Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, 2013. _________. Discutindo a divulgação científica: o discurso e as possibilidades de divulgar ciência na internet. Revista Areté, Manaus, N. 9, v. 5, p.29-43, ago/dez 2012. MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria. Análise Textual Discursiva. 2 rev. Ijuí:Ed. Unijuí,2011. MORAIS, M.; ANDRADE, M. Ciências: Ensinar e aprender. Belo Horizonte: Dimensão, 2009. MUELLER, S. P. M.; CARIBÉ, R. Comunicação científica para o público leigo: breve histórico. Inf. Inf., Londrina, v. 15, n. esp, p. 13 - 30, 2010. NASCIMENTO, Tatiana. Definições de Divulgação Científica por jornalistas, cientistas e educadores em ciências. Revista ciência em tela. volume 1, numero 2, 2008. NEVES, A. CAVALHEIRO, J. Divulgação científica no Amazonas: uma análise das matérias de capa da revista Amazonas faz Ciência. 2013. 119 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências da Amazônia). Escola Normal Superior, Universidade Estadual do Amazonas, 2013. NOGUEIRA, F; GONÇALVES, C. Divulgação Científica: produção de vídeos com as crianças para a aprendizagem de ciências no ensino fundamental. 2014. 89 p. dissertação (mestrado acadêmico em educação em ciências na Amazônia). Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, 2014. ON-OBSERVATÓRIO NACIONAL. Cosmologia: da origem ao fim do universo, 2015. POPPER, Karl. A Lógica da Investigação Científica. São Paulo : Cultrix, 1972. 69 POZO, Juan. ; CRESPO, Miguel. A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico. 5 ed. Porto Alegre:Artmed,2009. RENDEIRO, Manoel.; GONÇALVES Carolina. Divulgação científica no favorecimento do aprendizado de matemática no ensino médio, no projeto presencial e mediado por tecnologia da seduc/am. 2014. 114 p. Dissertação (mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia). Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Manaus, 2014. ROSA, Carlos Augusto de Proença. História da ciência: da antiguidade ao renascimento científico. 2. ed. Brasília : FUNAG, 2012 a. ______. História da ciência: o pensamento científico e a ciência no século XIX. 2. ed. ─ Brasília : FUNAG, 2012b. REIS, José. Ponto de vista: José Reis. In: MASSARANI, Luisa ; MOREIRA, Ildeu; BRITO, Fatima. (Organização). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002. SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Cia. das Letras, 1996. SARTORI, Paulo. O processo de experimentação promovendo aprendizagens e competências científicas. Tese. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, 2012. SOARES, L. John Theophilus Desaguliers: um newtoniano entre a patronagem e o mercado. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 82-95, jan | jun 2009. TOMÁS, R; CAVALHEIRO, J. Divulgação científica em 140 caracteres: o Twitter institucional da FAPEAM. 2013. 161p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências da Amazônia). Escola Normal Superior, Universidade Estadual do Amazonas, 2013. TRIVELATO, Sílvia; SILVA, Rosana. Ensino de Ciências. Coord. da coleção: Anna Maria Pessoa de Carvalho. São Paulo: Cengage Learning, 2011. VARELLA, Irineu. O Sistema Alpha Centauri. in: Astronomia e Astrofísica, nº 6; URANOMETRIA NOVA, 2004. Disponível em: <http:// www. uranometrianova. pro.br/astronomia /AA002/ alphacen.htm>Acesso: 16/08/2017. VOGT, Carlos. Ciência, comunicação e cultura científica. In: Carlos Vogt (org.) Cultura científica: desafios. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 2006.Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2020-03-10T18:18:29Zoai:repositorioinstitucional:riuea/2181Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:18.145489Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
dc.title.none.fl_str_mv A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental II
title A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental II
spellingShingle A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental II
Almeida, Elder Tanio Gomes de
Divulgação Científica
Experimentação
Ensino Fundamental
Fenômenos Naturais
Ciências exatas e da terra
title_short A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental II
title_full A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental II
title_fullStr A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental II
title_full_unstemmed A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental II
title_sort A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental II
author Almeida, Elder Tanio Gomes de
author_facet Almeida, Elder Tanio Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina Brandão
http://lattes.cnpq.br/8487067754847351
Gonçalves, Carolina Brandão
http://lattes.cnpq.br/8487067754847351
Aguiar, José Vicente de Souza
http://lattes.cnpq.br/9130080603912569
Salgado, Andre Wilson Archer Pinto
http://lattes.cnpq.br/0197746640735395
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Elder Tanio Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação Científica
Experimentação
Ensino Fundamental
Fenômenos Naturais
Ciências exatas e da terra
topic Divulgação Científica
Experimentação
Ensino Fundamental
Fenômenos Naturais
Ciências exatas e da terra
description Considering that the Scientific Divulgation in the school scope needs to be presented as a relevant part of the teaching to the understanding of the phenomena that are present in the daily life of the students. It is problematic how the scientific dissemination from the experimental activities constituted as a significant strategy for the students of the 9th grade. Therefore, the research was carried out in the Municipal School Professor Edinir Telles Guimarães located in the eastern part of the city of Manaus by the qualitative approach, started with two questions in 2016 and an interview in 2017 about the scientific dissemination with the experimentation. For the interpretation of the data used the discursive textual analysis-DTA. It was possible to observe that Scientific Dissemination with experimentation provides the students' interest in natural phenomena as a significant strategy in science teaching, which allows to conclude that the practical activities contribute with discussions on scientific subjects Keywords: Scientific divulgation. Experimentation. Elementary School. Natural Phenomena
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-20
2020-03-11
2020-03-10T18:18:29Z
2020-03-10T18:18:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2181
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ALMEIDA, Maria José. Divulgação Científica no ensino escolar: possiblidades e limites. In: GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia. (Org.). Divulgação Científica na sala de aula. Ijuí: Unijuí, 2015. ALMEIDA, Miguel. A vulgarização do saber. In MASSARANI, Luisa ; MOREIRA, Ildeu; BRITO, Fatima. (Organização). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002. ARANHA, Maria e MARTINS, Maria. Filosofando: Introdução á Filosofia. 2º ed. 2, ver. Atual. Moderna, São Paulo, 1993. BACHELARD, Gaston. Formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BASSOLI, Fernanda. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. In: Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014. BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? 1a ed. São Paulo: Biruta, 2009. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 136 p.1997. _______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais- Brasília: MEC/SEF, 1998. 174 p. _______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Educação inclusiva: a escola; organização Maria Salete Fábio Aranha. – Brasília: SEESP/MEC, V.3,26 p. 2004. BUENO, Wilson. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. inf. inf. Londrina, v. 15, n, esp., p. 1-12, 2010. ______________. Jornalismo científico: conceitos e funções. Ciência e cultura, vol. 37, n. 9, p. 1420-1427, 1985. CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2004. ______________. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5ed.Ijuí: Unijuí, 2011. COSTA, Lucinete. A autonomia na construção do currículo como fundamento para repensar a formação do (A) professor (A). In AGUIAR, José Vicente; BARBOSA, Ierecê; COSTA, Mauro (orgs). Temas sobre educação e ensino de ciências: possibilidades e perspectivas. Manaus: UEA Edições, 2015. 67 DELIZOICOV, D. ; ANGOTTI, J. Metodologia do Ensino de Ciências. (coleção magistério. 2º grau) São Paulo: Cortez, 2000. ESPERANÇA, T.; FILOMENO, C.; LAGE, D. Divulgação Científica no ambiente escolar: uma proposta a partir do uso de mídias digitais. Rev.SBEnBIO-V ENEBIO e II Erebio Regional, São Paulo,N.7,p.1582-1591,Outubro de 2014. GERALDO, A. C. H. Didática de Ciências naturais na perspectiva histórico-critica. (coleção formação de professores). Campinas, SP: Autores Associados, 2009. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5º. ed. São Paulo : Atlas, 2010. GOMES, Verenna; SILVA, Roberto. Divulgação Científica na formação inicial de professores de química. 2012. 139p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, Brasília, 2012. GONÇALVES, Carolina; DIAS, Paulo. O Desenvolvimento das Comunidades de Aprendizagem online: Um Estudo de caso na Formação de Professores no Amazonas. (Tese de doutorado). Universidade do Minho: Instituto de Educação. Maio de 2010. GONÇALVES, Carolina; NORONHA, Evelyn. Ensino de ciências no contexto amazônico e a importância da divulgação científica. In AGUIAR, José Vicente; BARBOSA, Ierecê; COSTA, Mauro (orgs). Temas sobre educação e ensino de ciências: possibilidades e perspectivas. Manaus: UEA Edições, 2015. JURDANT, Baudouin. Falar a Ciencia?.In: VOGT, Carlos (org) Cultura Científica: desafios. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 2006. LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: UNESP, 2011. LAUDAN, Larry. O progresso e seus problemas. Rumo a uma teoria do crescimento científico. São Paulo: Unesp, 2011. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução: Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMQ, 1999. LIMA, Guilherme; GIORDAN, Marcelo. Propósitos da divulgação científica em sala de aula: estudos preliminares sobre sua presença no planejamento de ensino. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, Águas de Lindóia, SP, 2013. ________. Divulgação Científica em sala de aula: aportes do planejamento de ensino entre professores de ciências. In: GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia. (Org.). Divulgação Científica na sala de aula. Ijuí: Unijuí, 2015. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 68 MANSO, Bruno; OLINTO, Gilda. Museu do amanhã e os desafios do antropoceno: uma proposta de alternativa museológica. In: XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB), 2016. MAGALHÃES, Cíntia; SILVA, Evanilda; GONÇALVES, Carolina. A interface entre alfabetização científica e divulgação científica. Rev. Areté, Manaus, v. 5, n. 9, p.14-28 / agodez / 2012. MARCONDES, M; AKAHOSHI L.; SOUZA F. Experimentação no Ensino de Química e na Divulgação Científica. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador. Anais. Salvador: GEPEQ-IQUSP, 2012. MARTINS, André. Palavras, textos e contextos. In: Ciências (coleção explorando o ensino). Volume 18. Brasília: Ministério da educação, secretaria de educação básica, 2010. MATEUS, Wagner; GONÇALVES, Carolina. A divulgação científica na página web do PPGEEC/UEA: contribuições para a educação científica. 2013. 89 p. dissertação (mestrado acadêmico em educação em ciências na Amazônia). Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, 2013. _________. Discutindo a divulgação científica: o discurso e as possibilidades de divulgar ciência na internet. Revista Areté, Manaus, N. 9, v. 5, p.29-43, ago/dez 2012. MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria. Análise Textual Discursiva. 2 rev. Ijuí:Ed. Unijuí,2011. MORAIS, M.; ANDRADE, M. Ciências: Ensinar e aprender. Belo Horizonte: Dimensão, 2009. MUELLER, S. P. M.; CARIBÉ, R. Comunicação científica para o público leigo: breve histórico. Inf. Inf., Londrina, v. 15, n. esp, p. 13 - 30, 2010. NASCIMENTO, Tatiana. Definições de Divulgação Científica por jornalistas, cientistas e educadores em ciências. Revista ciência em tela. volume 1, numero 2, 2008. NEVES, A. CAVALHEIRO, J. Divulgação científica no Amazonas: uma análise das matérias de capa da revista Amazonas faz Ciência. 2013. 119 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências da Amazônia). Escola Normal Superior, Universidade Estadual do Amazonas, 2013. NOGUEIRA, F; GONÇALVES, C. Divulgação Científica: produção de vídeos com as crianças para a aprendizagem de ciências no ensino fundamental. 2014. 89 p. dissertação (mestrado acadêmico em educação em ciências na Amazônia). Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, 2014. ON-OBSERVATÓRIO NACIONAL. Cosmologia: da origem ao fim do universo, 2015. POPPER, Karl. A Lógica da Investigação Científica. São Paulo : Cultrix, 1972. 69 POZO, Juan. ; CRESPO, Miguel. A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico. 5 ed. Porto Alegre:Artmed,2009. RENDEIRO, Manoel.; GONÇALVES Carolina. Divulgação científica no favorecimento do aprendizado de matemática no ensino médio, no projeto presencial e mediado por tecnologia da seduc/am. 2014. 114 p. Dissertação (mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia). Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Manaus, 2014. ROSA, Carlos Augusto de Proença. História da ciência: da antiguidade ao renascimento científico. 2. ed. Brasília : FUNAG, 2012 a. ______. História da ciência: o pensamento científico e a ciência no século XIX. 2. ed. ─ Brasília : FUNAG, 2012b. REIS, José. Ponto de vista: José Reis. In: MASSARANI, Luisa ; MOREIRA, Ildeu; BRITO, Fatima. (Organização). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002. SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Cia. das Letras, 1996. SARTORI, Paulo. O processo de experimentação promovendo aprendizagens e competências científicas. Tese. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, 2012. SOARES, L. John Theophilus Desaguliers: um newtoniano entre a patronagem e o mercado. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 82-95, jan | jun 2009. TOMÁS, R; CAVALHEIRO, J. Divulgação científica em 140 caracteres: o Twitter institucional da FAPEAM. 2013. 161p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências da Amazônia). Escola Normal Superior, Universidade Estadual do Amazonas, 2013. TRIVELATO, Sílvia; SILVA, Rosana. Ensino de Ciências. Coord. da coleção: Anna Maria Pessoa de Carvalho. São Paulo: Cengage Learning, 2011. VARELLA, Irineu. O Sistema Alpha Centauri. in: Astronomia e Astrofísica, nº 6; URANOMETRIA NOVA, 2004. Disponível em: <http:// www. uranometrianova. pro.br/astronomia /AA002/ alphacen.htm>Acesso: 16/08/2017. VOGT, Carlos. Ciência, comunicação e cultura científica. In: Carlos Vogt (org.) Cultura científica: desafios. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 2006.
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1792203842579857408