A atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico: implicações e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Marcos Bezerra de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4311
Resumo: The present research aimed to understand the implications of the pedagogue's performance in the organization of pedagogical work. It is a qualitative research where it was used as technical procedure the field research with descriptive character. As an instrument for data collection we used participant observation, field notebook, and semi-structured interviews. To carry out the research we initially carried out a bibliographical survey for theoretical foundation about the theme under study, through books, other scientific productions and official documents. The research was based on scholars such as Libâneo (2018), Bueno (2001), Monteiro (2012), Placco (2012), among others. The research site was a municipal public school in the south-central zone of Manaus. We present during the work, some conceptions of the organization of pedagogical work, as well as a brief history of the formation and performance of the pedagogue. As results, we identified the challenges and possibilities of the pedagogue's performance facing the organization of the pedagogical work, and the articulation between pedagogue-teacher facing the teaching and learning of children. The results point to an organizational culture with assent among the subjects of the school, since it walks in the development of their projects in common agreement, which characterizes and encourages the culture of the school in a different way, strengthening in the coexistence of individuals who make the school.
id UEA_f2c2c0965da22c74db2324ad317bb9f5
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/4311
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling A atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico: implicações e reflexõesThe role of the pedagogue in the organization of pedagogical work: implications and reflectionsOrganização do trabalho pedagógicoOrganization of pedagogical workAtuação do pedagogoPedagogue's workEnsino e aprendizagemTeaching and learningEnsino aprendizagemTrabalho pedagógicoThe present research aimed to understand the implications of the pedagogue's performance in the organization of pedagogical work. It is a qualitative research where it was used as technical procedure the field research with descriptive character. As an instrument for data collection we used participant observation, field notebook, and semi-structured interviews. To carry out the research we initially carried out a bibliographical survey for theoretical foundation about the theme under study, through books, other scientific productions and official documents. The research was based on scholars such as Libâneo (2018), Bueno (2001), Monteiro (2012), Placco (2012), among others. The research site was a municipal public school in the south-central zone of Manaus. We present during the work, some conceptions of the organization of pedagogical work, as well as a brief history of the formation and performance of the pedagogue. As results, we identified the challenges and possibilities of the pedagogue's performance facing the organization of the pedagogical work, and the articulation between pedagogue-teacher facing the teaching and learning of children. The results point to an organizational culture with assent among the subjects of the school, since it walks in the development of their projects in common agreement, which characterizes and encourages the culture of the school in a different way, strengthening in the coexistence of individuals who make the school.A presente pesquisa objetivou compreender as implicações da atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde utilizou-se como procedimento técnico a pesquisa de campo com caráter descritivo. Como instrumento de coleta de dados optou-se pela observação e a entrevista semiestruturada. Para a realização da pesquisa realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico para fundamentação teórica sobre o tema em estudo, por meio de livros, outras produções cientificas e documentos oficiais. A pesquisa baseou se em estudiosos como Libâneo (2018), Bueno (2001), Monteiro (2012), Placco (2012), dentre outros. O local da pesquisa foi uma escola pública municipal da Zona Centro-Sul de Manaus. Apresentamos no decorrer do trabalho algumas concepções de organização do trabalho pedagógico, bem como um breve histórico da formação e atuação do pedagogo. Identificamos os desafios e possibilidades da atuação do pedagogo frente à organização do trabalho pedagógico, e a articulação entre pedagogo e professor diante do ensino e aprendizagem das crianças. Os resultados apontam uma cultura organizacional com assentimento entre os sujeitos da escola, visto que a mesma caminha no desenvolvimento dos seus projetos em comum concordância, o que caracteriza e encoraja a cultura da escola de forma diferenciada, se fortalecendo na convivência dos indivíduos que fazem a escola.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEAAraújo, Cristina Carvalho deLima, Osmarina Guimarães dePaiva, Nataliana de SouzaSousa, Marcos Bezerra de2021-10-26T17:43:28Z2024-09-08T11:26:15Z2021-10-26T17:43:28Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUSA, Marcos Bezerra de. A atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico: implicações e reflexões. 2021. 32 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4311porBRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Acesso em: 19 de novembro de 2020. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. BUENO, José Geraldo Silveira. Função social da escola e organização do trabalho pedagógico. Educar em Revista, n. 17, p. 101-110, 2001. CAIXEIRO, Cristina Maria Bicho Alpalhão. A cultura organizacional. In: Revista dAlentejo e Educação, n.º 2, DREA, 2011. p. 23-30. CAMPOS, P. R. I., ARAGÃO, A. M. F. O coordenador pedagógico e a formação docente: possíveis caminhos. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza e ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.) O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo, Edições Loyola, 2012. CARVALHO, Renato Gil Gomes. Cultura global e contextos locais: a escola como instituição possuidora de cultura própria. Revista Iberoamericana de Educación, v. 39, n. 2, p. 1-9, 2006. CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. DE CAMPOS TOZONI-REIS, Marília Freitas. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. — Curitiba: IESDE Brasil S.A. 2009. DICIO, Dicionário online de português. Disponível em: < https://www.dicio.com.br/organizacao/>. Acesso em: 6 julho de 2020. GARCIA, L. ABREU, K. F. S. Registro E Documentação Pedagógica Como Projeto De Formação Docente. In: OSTETTO, L. E. (orgs). Registros na educação infantil: Pesquisa e prática pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2018. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática, 6.ª ed., São Paulo, Heccus Editora, 2018. _________. José C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. (revisada e ampliada). Goiânia: Alternativa, 2004. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.-São Paulo: Atlas, 2003. MONTEIRO, Elisabete et al. Coordenador pedagógico: função, rotina e prática. Palmeiras: Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, 2012. PLACCO, V. M. N. de S. SOUZA, V. L. T. O trabalho do coordenador pedagógico na visão de professores e diretores: contribuições à compreensão de sua identidade profissional. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza e ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.) O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo, Edições Loyola, 2012. PESTANA, Simone Freire Paes. AFINAL, O QUE É EDUCAÇÃO INTEGRAL? Revista contemporânea de educação, v. 9, n. 17, p. 24-41, 2014. SANTOS. Tatiana Schuhl dos. O planejamento coletivo no ciclo da alfabetização: a cultura da colaboração como possibilidade para a aprendizagem. [s.d.]. SALVADOR. Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Coordenador pedagógico: caminhos, desafios e aprendizagens para a prática educativa. Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Avante Educação e Mobilização Social. Salvador, 2012. SILVEIRA, D.T. CORDOVA, F.P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel e SILVEIRA, Denise Tolfo (org.) Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. SOUZA, Maria Ester do Prado. Família/escola: a importância dessa relação no desempenho escolar. Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Paraná, 2009. TAQUES, Mariana F. et al. O papel do pedagogo na gestão: possibilidades de mediação do currículo. Secretária de Estado da Educação-Paraná. Curitiba: SEED, 2010.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T15:32:58Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4311Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T15:32:58Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico: implicações e reflexões
The role of the pedagogue in the organization of pedagogical work: implications and reflections
title A atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico: implicações e reflexões
spellingShingle A atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico: implicações e reflexões
Sousa, Marcos Bezerra de
Organização do trabalho pedagógico
Organization of pedagogical work
Atuação do pedagogo
Pedagogue's work
Ensino e aprendizagem
Teaching and learning
Ensino aprendizagem
Trabalho pedagógico
title_short A atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico: implicações e reflexões
title_full A atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico: implicações e reflexões
title_fullStr A atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico: implicações e reflexões
title_full_unstemmed A atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico: implicações e reflexões
title_sort A atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico: implicações e reflexões
author Sousa, Marcos Bezerra de
author_facet Sousa, Marcos Bezerra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Cristina Carvalho de
Lima, Osmarina Guimarães de
Paiva, Nataliana de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Marcos Bezerra de
dc.subject.por.fl_str_mv Organização do trabalho pedagógico
Organization of pedagogical work
Atuação do pedagogo
Pedagogue's work
Ensino e aprendizagem
Teaching and learning
Ensino aprendizagem
Trabalho pedagógico
topic Organização do trabalho pedagógico
Organization of pedagogical work
Atuação do pedagogo
Pedagogue's work
Ensino e aprendizagem
Teaching and learning
Ensino aprendizagem
Trabalho pedagógico
description The present research aimed to understand the implications of the pedagogue's performance in the organization of pedagogical work. It is a qualitative research where it was used as technical procedure the field research with descriptive character. As an instrument for data collection we used participant observation, field notebook, and semi-structured interviews. To carry out the research we initially carried out a bibliographical survey for theoretical foundation about the theme under study, through books, other scientific productions and official documents. The research was based on scholars such as Libâneo (2018), Bueno (2001), Monteiro (2012), Placco (2012), among others. The research site was a municipal public school in the south-central zone of Manaus. We present during the work, some conceptions of the organization of pedagogical work, as well as a brief history of the formation and performance of the pedagogue. As results, we identified the challenges and possibilities of the pedagogue's performance facing the organization of the pedagogical work, and the articulation between pedagogue-teacher facing the teaching and learning of children. The results point to an organizational culture with assent among the subjects of the school, since it walks in the development of their projects in common agreement, which characterizes and encourages the culture of the school in a different way, strengthening in the coexistence of individuals who make the school.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-26T17:43:28Z
2021-10-26T17:43:28Z
2021-07-30
2024-09-08T11:26:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Marcos Bezerra de. A atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico: implicações e reflexões. 2021. 32 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4311
identifier_str_mv SOUSA, Marcos Bezerra de. A atuação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico: implicações e reflexões. 2021. 32 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Acesso em: 19 de novembro de 2020. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. BUENO, José Geraldo Silveira. Função social da escola e organização do trabalho pedagógico. Educar em Revista, n. 17, p. 101-110, 2001. CAIXEIRO, Cristina Maria Bicho Alpalhão. A cultura organizacional. In: Revista dAlentejo e Educação, n.º 2, DREA, 2011. p. 23-30. CAMPOS, P. R. I., ARAGÃO, A. M. F. O coordenador pedagógico e a formação docente: possíveis caminhos. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza e ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.) O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo, Edições Loyola, 2012. CARVALHO, Renato Gil Gomes. Cultura global e contextos locais: a escola como instituição possuidora de cultura própria. Revista Iberoamericana de Educación, v. 39, n. 2, p. 1-9, 2006. CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. DE CAMPOS TOZONI-REIS, Marília Freitas. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. — Curitiba: IESDE Brasil S.A. 2009. DICIO, Dicionário online de português. Disponível em: < https://www.dicio.com.br/organizacao/>. Acesso em: 6 julho de 2020. GARCIA, L. ABREU, K. F. S. Registro E Documentação Pedagógica Como Projeto De Formação Docente. In: OSTETTO, L. E. (orgs). Registros na educação infantil: Pesquisa e prática pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2018. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática, 6.ª ed., São Paulo, Heccus Editora, 2018. _________. José C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. (revisada e ampliada). Goiânia: Alternativa, 2004. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.-São Paulo: Atlas, 2003. MONTEIRO, Elisabete et al. Coordenador pedagógico: função, rotina e prática. Palmeiras: Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, 2012. PLACCO, V. M. N. de S. SOUZA, V. L. T. O trabalho do coordenador pedagógico na visão de professores e diretores: contribuições à compreensão de sua identidade profissional. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza e ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.) O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo, Edições Loyola, 2012. PESTANA, Simone Freire Paes. AFINAL, O QUE É EDUCAÇÃO INTEGRAL? Revista contemporânea de educação, v. 9, n. 17, p. 24-41, 2014. SANTOS. Tatiana Schuhl dos. O planejamento coletivo no ciclo da alfabetização: a cultura da colaboração como possibilidade para a aprendizagem. [s.d.]. SALVADOR. Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Coordenador pedagógico: caminhos, desafios e aprendizagens para a prática educativa. Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Avante Educação e Mobilização Social. Salvador, 2012. SILVEIRA, D.T. CORDOVA, F.P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel e SILVEIRA, Denise Tolfo (org.) Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. SOUZA, Maria Ester do Prado. Família/escola: a importância dessa relação no desempenho escolar. Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Paraná, 2009. TAQUES, Mariana F. et al. O papel do pedagogo na gestão: possibilidades de mediação do currículo. Secretária de Estado da Educação-Paraná. Curitiba: SEED, 2010.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701112501141504