Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ester da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4729
Resumo: O presente trabalho acadêmico apresenta-se como “Saberes docentes e práticas pedagógicas: Implicações da formação continuada” tendo como objetivo principal, compreender quais os saberes que estão sendo mobilizados pelos professores na sua atuação docente e a relação com a formação continuada, bem como identificar quais saberes estão sendo mobilizados pelos professores em suas práticas pedagógicas, visando também entender como os professores se relacionam com seus próprios saberes e refletir sobre a influência da formação continuada de professores na constituição dos saberes docentes. Nessa pesquisa, primeiramente apresentamos os saberes docentes, conceituando-os. Com base nos teóricos estudados, os saberes docentes são conjuntos de saberes que norteiam a prática de um professor, abordamos a formação continuada como uma possibilidade para a ampliação dos saberes docentes. Utilizamos a pesquisa qualitativa com uma abordagem dialética para interpretarmos os dados e informações coletados em campo Mediante aos dados coletados por meio de entrevistas, observação participante e registros do caderno de campo, pudemos identificar quais saberes mais se evidenciam na atuação docente e a forma pela qual as professoras se relacionam com seus saberes. As docentes têm uma forte relação com os saberes científicos, ditos saberes da formação profissional e os saberes da experiência, classificando a amorosidade/afetividade como um saber indispensável à docência. Reconhecem a importância da formação continuada no processo de ampliação de seus saberes docentes e assumem-se como pessoas em processo de construção. É fundamental que o professor seja consciente de seu inacabamento e busque constantemente ampliar seus conhecimentos através da formação continuada para que dessa maneira, amplie seus saberes e ressignifique sua prática através dos novos conhecimentos adquiridos.
id UEA_f47818405e2169a6eec11dc35abecde7
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/4729
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuadaTeaching knowledge and pedagogical practices: implications of continuing educationSaberes docentesTeachers' knowledgeFormação continuadaContinuing educationPrática pedagógicaPedagogical practiceO presente trabalho acadêmico apresenta-se como “Saberes docentes e práticas pedagógicas: Implicações da formação continuada” tendo como objetivo principal, compreender quais os saberes que estão sendo mobilizados pelos professores na sua atuação docente e a relação com a formação continuada, bem como identificar quais saberes estão sendo mobilizados pelos professores em suas práticas pedagógicas, visando também entender como os professores se relacionam com seus próprios saberes e refletir sobre a influência da formação continuada de professores na constituição dos saberes docentes. Nessa pesquisa, primeiramente apresentamos os saberes docentes, conceituando-os. Com base nos teóricos estudados, os saberes docentes são conjuntos de saberes que norteiam a prática de um professor, abordamos a formação continuada como uma possibilidade para a ampliação dos saberes docentes. Utilizamos a pesquisa qualitativa com uma abordagem dialética para interpretarmos os dados e informações coletados em campo Mediante aos dados coletados por meio de entrevistas, observação participante e registros do caderno de campo, pudemos identificar quais saberes mais se evidenciam na atuação docente e a forma pela qual as professoras se relacionam com seus saberes. As docentes têm uma forte relação com os saberes científicos, ditos saberes da formação profissional e os saberes da experiência, classificando a amorosidade/afetividade como um saber indispensável à docência. Reconhecem a importância da formação continuada no processo de ampliação de seus saberes docentes e assumem-se como pessoas em processo de construção. É fundamental que o professor seja consciente de seu inacabamento e busque constantemente ampliar seus conhecimentos através da formação continuada para que dessa maneira, amplie seus saberes e ressignifique sua prática através dos novos conhecimentos adquiridos.The present academic work presents itself as Teaching knowledge and pedagogical practices: Implications of continuing education, with the main objective to understand the knowledge that are being mobilized by teachers in their teaching and the relationship with continuing education, as well as to identify which knowledge are being mobilized by the teachers in their pedagogical practices, aiming also to understand how the teachers relate to their own knowledge and to reflect on the influence of the continued formation of teachers in the constitution of the teaching knowledge. In this research, we first present the teachers' knowledge, conceptualizing them. Based on the theorists studied, teacher knowledge is a set of knowledges that guide the practice of a teacher and we approach continuing education as a possibility for the expansion of the teaching knowledge. We use qualitative research with a dialectical approach to interpret the data and information collected in the field Through the data collected through interviews, participant observation and records of the field book, we were able to identify which teachers' knowledge is most evident in the teaching performance and the way in which the teachers relate to their knowledge. Teachers have a strong relationship with scientific knowledge, vocational training knowledge and experience, classifying love / affectivity as an indispensable knowledge for teaching, recognizing the importance of continuing education in the process of expanding their teaching knowledge and assume themselves as people in the process of building. It is essential that the teacher be aware of its incompleteness and constantly seek to expand its knowledge through continuous training so that, in this way, expand its knowledge and re-signify its practice through the new knowledge acquired.Universidade do Estado do Amazonas2019-10-01T17:04:07Z2024-09-08T11:33:26Z2019-10-01T17:04:07Z2018-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Ester da Silva. Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuada. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. 2018.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4729porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Ester da Silvareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T15:00:01Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4729Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T15:00:01Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuada
Teaching knowledge and pedagogical practices: implications of continuing education
title Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuada
spellingShingle Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuada
Gomes, Ester da Silva
Saberes docentes
Teachers' knowledge
Formação continuada
Continuing education
Prática pedagógica
Pedagogical practice
title_short Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuada
title_full Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuada
title_fullStr Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuada
title_full_unstemmed Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuada
title_sort Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuada
author Gomes, Ester da Silva
author_facet Gomes, Ester da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ester da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes
Teachers' knowledge
Formação continuada
Continuing education
Prática pedagógica
Pedagogical practice
topic Saberes docentes
Teachers' knowledge
Formação continuada
Continuing education
Prática pedagógica
Pedagogical practice
description O presente trabalho acadêmico apresenta-se como “Saberes docentes e práticas pedagógicas: Implicações da formação continuada” tendo como objetivo principal, compreender quais os saberes que estão sendo mobilizados pelos professores na sua atuação docente e a relação com a formação continuada, bem como identificar quais saberes estão sendo mobilizados pelos professores em suas práticas pedagógicas, visando também entender como os professores se relacionam com seus próprios saberes e refletir sobre a influência da formação continuada de professores na constituição dos saberes docentes. Nessa pesquisa, primeiramente apresentamos os saberes docentes, conceituando-os. Com base nos teóricos estudados, os saberes docentes são conjuntos de saberes que norteiam a prática de um professor, abordamos a formação continuada como uma possibilidade para a ampliação dos saberes docentes. Utilizamos a pesquisa qualitativa com uma abordagem dialética para interpretarmos os dados e informações coletados em campo Mediante aos dados coletados por meio de entrevistas, observação participante e registros do caderno de campo, pudemos identificar quais saberes mais se evidenciam na atuação docente e a forma pela qual as professoras se relacionam com seus saberes. As docentes têm uma forte relação com os saberes científicos, ditos saberes da formação profissional e os saberes da experiência, classificando a amorosidade/afetividade como um saber indispensável à docência. Reconhecem a importância da formação continuada no processo de ampliação de seus saberes docentes e assumem-se como pessoas em processo de construção. É fundamental que o professor seja consciente de seu inacabamento e busque constantemente ampliar seus conhecimentos através da formação continuada para que dessa maneira, amplie seus saberes e ressignifique sua prática através dos novos conhecimentos adquiridos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03
2019-10-01T17:04:07Z
2019-10-01T17:04:07Z
2024-09-08T11:33:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Ester da Silva. Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuada. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. 2018.
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4729
identifier_str_mv GOMES, Ester da Silva. Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuada. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. 2018.
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701097643868160