Formação de professores alfabetizadores: compreendendo a relação entre teoria e prática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UECE |
Texto Completo: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=51457 |
Resumo: | A pesquisa busca analisar o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA e os reflexos de seus fundamentos teórico-práticos diante dos desafios do cotidiano escolar. Trata-se de um estudo de caso tendo como campo empírico uma Escola Pública do Município de Fortaleza e como sujeitos quatro professoras participantes do referido programa. Para tanto nos apoiamos em Ferreiro (2000) na discussão sobre Construtivismo, Soares (2004) e Cagliari (1998) sobre teorias e métodos de alfabetização, além de Rossler (2004) e Duarte (2001) como referências que subsidiaram a crítica ao construtivismo. A revisão bibliográfica constituiu ainda um breve histórico do processo de alfabetização desde a antiguidade Grega até as novas perspectivas de alfabetização, além da discussão sobre Formação de Educadores Alfabetizadores. Os dados foram coletados através de questionários e entrevistas semi-estruturadas, os quais nos revelaram que, são muitos os desafios cotidianos na prática escolar frente à fragmentada proposta do PROFA. Nas falas das entrevistadas as apropriações dos fundamentos do programa aparecem de acordo com as possibilidades de compreensão de cada uma, o que gerou algumas distorções e inquietações. Os resultados apontam que não basta apenas conhecer, aceitar e empregar um método ou ideário seja ele construtivista ou não, pois o método em si não resolve todas as dificuldades do processo de alfabetização. Por fim, identificamos que de nada adianta os fundamentos teóricos contidos em um programa de alfabetização se a compreensão de mundo dos professores é tradicional e preconceituosa. Palavras-chave: Alfabetização; Construtivismo; Formação de professores. |
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Formação de professores alfabetizadores: compreendendo a relação entre teoria e práticaAlfabetização Construtivismo Formação de professores Psicopedagogia clínica e institucionalA pesquisa busca analisar o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA e os reflexos de seus fundamentos teórico-práticos diante dos desafios do cotidiano escolar. Trata-se de um estudo de caso tendo como campo empírico uma Escola Pública do Município de Fortaleza e como sujeitos quatro professoras participantes do referido programa. Para tanto nos apoiamos em Ferreiro (2000) na discussão sobre Construtivismo, Soares (2004) e Cagliari (1998) sobre teorias e métodos de alfabetização, além de Rossler (2004) e Duarte (2001) como referências que subsidiaram a crítica ao construtivismo. A revisão bibliográfica constituiu ainda um breve histórico do processo de alfabetização desde a antiguidade Grega até as novas perspectivas de alfabetização, além da discussão sobre Formação de Educadores Alfabetizadores. Os dados foram coletados através de questionários e entrevistas semi-estruturadas, os quais nos revelaram que, são muitos os desafios cotidianos na prática escolar frente à fragmentada proposta do PROFA. Nas falas das entrevistadas as apropriações dos fundamentos do programa aparecem de acordo com as possibilidades de compreensão de cada uma, o que gerou algumas distorções e inquietações. Os resultados apontam que não basta apenas conhecer, aceitar e empregar um método ou ideário seja ele construtivista ou não, pois o método em si não resolve todas as dificuldades do processo de alfabetização. Por fim, identificamos que de nada adianta os fundamentos teóricos contidos em um programa de alfabetização se a compreensão de mundo dos professores é tradicional e preconceituosa. Palavras-chave: Alfabetização; Construtivismo; Formação de professores.Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.Universidade Estadual do CearáRuth Maria de Paula GoncalvesSantos, Heládia Maria Bernardo dos2009-04-02T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=51457info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2009-04-02T00:00:00Zoai:uece.br:51457Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2009-04-02T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
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