A Aprendizagem Significativa do Conceito de Funcao na Formacao Incial do Professor de Matematica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luciana de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=47880
Resumo: A dissociação dos conteúdos disciplinares, a supervalorização da aprendizagem dos procedimentos em detrimento da aprendizagem dos conceitos e o poucoaprofundamento no estudo de conhecimentos voltados para a educação básica são problemas que contribuem para uma formação inicial inadequada do professor de matemática. O estudo do conceito de função, mesmo sendo considerado pêlos estudiosos da área como um conceito de extrema importância pela sua vasta utilização em situações da vida cotidiana e científica, ainda é um conceito pouco estudado na formação docente. Tanto alunos quanto professores apresentam dificuldade em conceituar esse saber matemático e utilizá-lo adequadamente. A proposta do presente trabalho é descrever como os licenciandos em matemática da UECE ressignifícam o conceito de função diante de uma aprendizagem significativa baseada nos pressupostos teóricos de Ausubel. A esquisa realizada entre maio e outubro de 2007, caracteriza-se como um Estudo de Caso. A metodologia utilizada se subdivide em duas etapas: Levantamento e Intervenção. Na 1a etapa busca-se a compreensão dos conhecimentos prévios apresentados pêlos alunos sobre o conceito de função e seus conceitos ubjacentes com a aplicação de entrevistas e questionários. Na 2a etapa são desenvolvidas 22 sessões com média de 67 minutos para cada intervenção, totalizando 11 semanas de trabalho. A meta para esta etapa é descrever como os alunos se estruturam mentalmente para ressignifícar o conceito de função utilizando principalmente os conceitos teóricos de Dirichiet, século XIX, e de Lages Lima (1998). A estruturação desta etapa subdivide-se em três fases e se baseia nos Princípios Programáticos de Ausubel: Diferenciação Progressiva e Reconciliação Integradora, Organização Sequencial e Consolidação. Na 1a fase os alunos discutem além do conceito de função, os conceitos de equação, expressão algébrica, variável, incógnita, domínio, contradominio e imagem. Na 2a fase, desenvolvem mapas conceituais para organizar e relacionar o conceito de função a seus conceitos subjacentes. Na 3a fase, aplicam o conceito de função em resoluções de problema. Dos quatro alunos que participam da pesquisa, apenas dois estão sendo analisados de forma interprelativa. A análise dos dados segue o princípio da Assimilação preconizada por Ausubel e utiliza como estratégia a triangulação de fonte de dados e a triangulação metodológica. Naetapa do Levantamento é possível perceber as dificuldades e contradições apresentadas pêlos alunos ao definirem o conceito de função. Essas dificuldades se tornam ainda mais presentes na etapa da Intervenção, em especial, na relação entre os conceitos de função, contradominio e imagem. A Diferenciação Progressiva e a Reconciliação Integradora são princípios que auxiliam no desenvolvimento da capacidade de questionamento e reflexão sobre o conceito de função e seus conceitos subjacentes. O desenvolvimento dos mapas conceituais contribui com maior detalhamento dessas relações previamente estabelecidas, por meio da organização hierárquica do conhecimento adquirido. O processo de ressignificação conceituai modifica os conceitos prévios dos alunos sobre o conceito de função sem a necessidade de memorização dos novos conceitos, estimula a reflexão e a análise de suas elaborações mentais,possibilitando um processo contínuo de auto-avaliação. Essas modificações também se refletem na visão pedagógica da pesquisadora que compreende a necessidade da valorização dos conhecimentos prévios dos alunos e do ensino de conceitos matemáticos. Palavras-chave: educação matemática, conceito de função, aprendizagem significativa.
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